domingo, 25 de abril de 2010

PRÉ-CANDIDATO EM VOTORANTIM

Consciência social é foco
de proposta de Plínio de Arruda

Carolina Santana

Notícia publicada na edição de 25/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A
 
O pré-candidato chegou a afirmar que a
 grande luta será contra a emissora Rede Globo

Plínio falou a simpatizantes do partido e
 esclareceu que fará debates com a população
Fotos: Adival B. Pinto

Aos 79 anos, Plínio de Arruda Sampaio, pré-candidato à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), afirma que sua campanha este ano terá outro tom. Além da vitória na corrida pelo Palácio do Planalto, o ex-deputado federal diz que trabalhará, dentro do aspecto social a consciência política do eleitorado. Para ele a exclusão política é uma das mais graves, pois marginaliza uma parcela expressiva da população que acaba seguindo ideologias repassadas pelos grandes veículos de comunicação. Todo mundo tem uma visão estereotipada dada pela Rede Globo. A coisa é feita para que as pessoas não participem da política, diz ele.
As declarações de Plínio, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), foram dadas por ele ontem na Associação Cultural Votorantim. Na cidade, ele falou a simpatizantes do partido e apresentou sua campanha esclarecendo que as propostas serão feitas depois de debates com a população. Depois de sua fala, o pré-candidato deu vez aos presentes e coletou sugestões sobre como deve se posicionar sobre assuntos polêmicos como a lei da Anistia para torturadores durante a ditadura militar e a estatização dos bancos.
Como forma de trabalhar a consciência política da população, Plínio pediu aos presentes que cada pessoa seja um agente de discussão. Não estou falando para a dona de casa pegar um microfone e sair em praça pública pregando nada. Mas provocar o debate é sempre saudável para que outras visões sejam conhecidas. Temos que pensar em como levar este pensamento crítico para minha comunidade, disse ele, que atacou o canal aberto das organizações Globo. O pré-candidato chegou a afirmar que a grande luta desta campanha será contra a emissora de televisão.
Estado forte
Socialista assumido e defensor do fim da privatização nos meios de produção, Plínio, deixou claro que é favorável a um Estado fortalecido. Mesmo depois de dizer que não atacará os adversários políticos, o ex-deputado disse que perguntará a pré-candidata petista, Dilma Rousseff se ela pretende estatizar novamente a Embraer. Sou socialista. Sou a favor de ter somente o Estado na economia. O cara não pode ter uma fazenda ou uma fábrica produtiva, pois isto gera a exploração do outro, argumenta. Preciso mostrar como o povo brasileiro é maltratado, disse ele.
Mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA), o pré-candidato lembrou os doze anos passados em exílio político. Vi muitos países desenvolvidos e posso dizer que a gente suporta coisas que só aqui são suportadas. O brasileiro precisa reclamar, disse ele. A falta do hábito de reclamar, continua, é uma das consequências da falta de solidariedade do próprio povo para com o problema alheio. Em seu primeiro mandato como deputado federal (1963-64), foi relator do projeto de reforma agrária do governo João Goulart. Com o golpe, engrossou a primeira lista de cassados e foi para o exílio. Na época, o cargo de promotor público que exercia desde 1954 também foi cassado só sendo reconhecido novamente em 1984, quando foi anistiado e aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim