quinta-feira, 20 de maio de 2010

Projeto vai ajudar entidades na articulação e desenvolvimento

Leila Gapy


Notícia publicada na edição de 20/05/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno C
 
 
O especialista Marcos Biasioli e
Vanderlei da Silva, da OAB/Votorantim
Foto: Tatiane Reis


Com objetivo de promover e otimizar o trabalho das entidades locais, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) - mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul -, inicia hoje, a partir das 19h, o Projeto de Articulação e Desenvolvimento do Terceiro Setor. Além da exposição do projeto, o advogado e especialista no setor, Marcos Biasioli, fará uma palestra sobre a Nova Lei da Filantropia - que sofreu modificações federais no final do ano passado. Todas as entidades beneficentes, Organizações Não Governamentais (ONG) e pessoas interessadas na assistência social estão convidadas para o evento que acontecerá na sede da FUA, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita.

 
De acordo com Vanderlei da Silva, presidente da Comissão de Direto do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Votorantim, o projeto de articulação entre as entidades conta com o apoio da União das ONGs (Uniong) e das OABs de Sorocaba e Votorantim. A intenção, descreveu ele, é justamente promover o terceiro setor de forma mais organizada e objetiva. Percebemos que muitas pessoas realizam a assistência social e precisam de apoio, ajuda para promovê-lo. Vemos também que muitas entidades, às vezes, passam por dificuldades que são soluções para outras ONGs. O que falta é reunir esse pessoal e assim promover o fortalecimento do setor, definiu.

 
Por essa razão, segundo o presidente executivo da FUA, Laelso Rodrigues, a fundação irá disponibilizar em seu portal eletrônico um link indicativo para todos os sites das entidades beneficentes de Sorocaba e Votorantim. É uma forma de facilitar o acesso às entidades através do nosso portal. Para as entidades que não contam com endereço eletrônico, vamos disponibilizar o serviço. A ideia é que essas ONGs sejam mais divulgadas, explicou. De acordo com Vanderlei a proposta está aberta às entidades que estejam interessadas. Até mesmo as ONGs que não contam com documentação em dia, nossa proposta é ajudá-las a percorrer esse caminho, observou ele que acredita existirem mais de 100 entidades sorocabanas que podem se beneficiar com a proposta.
Nova Lei da Filantropia

Após a exposição do projeto, o advogado Marcos Biasioli deve falar junto aos presentes sobre a Nova Lei da Filantropia. Consultor Jurídico do Terceiro Setor, editor da revista Filantropia, professor universitário e idealizador da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB São Paulo, Biasioli falou ontem que tem por objetivo, além de explicar sobre a legislação brasileira, também promover o debate sobre as políticas públicas da assistência social..

Às vezes há trabalho social dentro de uma escola, mas isso não movimenta o setor, não há reconhecimento. Pretendo explicar quem é esse público, qual o projeto, qual o consumo ativo do setor, pontuou.

 
Biasioli ainda acrescentou que o setor, organizado, terá mais força de construção. Às vezes temos uma entidade aqui sofrendo com a burocracia e uma outra, próxima, que pode dar suporte jurídico. Porque não unir forças? Porque não potencializar? Podemos unir forças, declarou. A exposição sobre o projeto e a palestra acontecerão no auditório da FUA que fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim