terça-feira, 22 de junho de 2010

Memorial reunirá histórias em torno da Festa Junina

Daniela Jacinto

Notícia publicada na edição de 22/06/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B
 
A preparação de um Memorial que resgate os 95 anos de história da Festa Junina de Votorantim e, consequentemente, da própria cidade, faz parte do projeto de governo da Secretaria de Cultura daquele município, que pretende concretizar a proposta por meio de apoio financeiro do Ministério da Cultura. Ainda em negociação, caso esse apoio não se concretize, a meta será realizada do mesmo jeito, apenas demandará mais tempo, conforme explica o secretário de Cultura Clayton Leme. No final desse processo, entre outros produtos, serão lançados um DVD com depoimentos de populares e um livro sobre a culinária das entidades beneficentes que participaram da festa durante todos esses anos. O trabalho contará com a ajuda de pesquisadores ligados à Universidade de Sorocaba (Uniso). A Festa Junina é o maior patrimônio imaterial que a gente tem em Votorantim enquanto manifestação de cultura popular, por isso a importância de se fazer um Memorial, acrescenta.
Conforme Clayton, o projeto já está sendo realizado durante a 95ª Festa Junina de Votorantim, onde começaram a ser colhidos depoimentos do público. Um espaço foi reservado na festa para o início do Memorial, que é o Canto Caipira, onde a população pode levar fotografias, objetos e contar suas histórias. Esse espaço que já existe lá na festa pretende estimular a memória das pessoas, é para elas começarem a rememorar. No local ainda apresentamos ao público um pouco da cultura caipira. Intitulado Construindo a Memória da Festa Junina de Votorantim, o projeto começa com a organização e recolhimento de materiais que dizem respeito à memória da Festa Junina desde o seu início até os dias de hoje. A gente percebeu que tem arquivos isolados da história da festa e agora que estamos completando 95 anos do evento constatamos que não há nenhum material oficial que trace essa história, então enquanto Secretaria da Cultura vimos a necessidade de propor um projeto nesse sentido. Muitos casamentos surgiram pela Festa Junina, que é uma atividade anterior à emancipação de Votorantim, e está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento da cidade, justifica.
Processo de tombamento
O trabalho, que pretende resgatar as tradições da cultura popular e fortalecer a identidade de Votorantim, abrange também a realização de pesquisa histórica. Como o secretário de Cultura Clayton Leme explicou, serão recolhidas fotografias, relatos, canções, cantigas, orações, rituais e receitas, além da documentação preparatória para processo de tombamento de patrimônio histórico imaterial da Festa Junina, que é considerada a maior do estado de São Paulo e está em sua 95ª edição sem interrupção.
Para o recolhimento de todo esse material, será feita uma campanha por meio de folhetos e cartazes para sensibilizar a população sobre o desenvolvimento da pesquisa.
Como resultado desse trabalho serão confeccionados cinco mil Cadernos Memória - Festa Junina de Votorantim, publicação de material sobre o assunto no site da Prefeitura, o lançamento de mil áudio-livros e ainda a realização de exposições. Os materiais impressos e DVD serão distribuídos em bibliotecas públicas local e da região. A execução do projeto abrangerá o período de junho de 2010 a junho de 2011. Quem tiver interesse em apoiar financeiramente pode nos procurar, afirma o secretário, que aproveita para pedir que as pessoas compareçam, acompanhem e colaborem com o projeto.
O Canto Caipira tem atividades de segunda a quinta-feira. Hoje, às 19h, tem a apresentação de Os Quarqué, às 19h40 é a vez de Zito e Zato e às 20h10 de Cedrinho e Soberano. No dia 23, às 19h tem o Tradicional Pé no Chão e às 20h um desafio de Cururu (Votorantim X Sorocaba). Por fim, no dia 24, a partir das 19h tem a apresentação da Orquestra de Viola Caipira e às 20h Roda de Histórias com Élida Marques e Amanda Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim