sábado, 20 de novembro de 2010

Livro vencedor do Prêmio Cruzeiro do Sul será lançado dia 2

José Carlos Fineis
 
Notícia publicada na edição de 20/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno D


A publicitária Renata Cunha venceu o concurso com 'Antes tese'
Créditos: Adival B. Pinto

A publicitária Renata Cunha venceu o concurso com 'Antes tese'
Créditos: Adival B. Pinto

Será no dia 2 de dezembro (quinta-feira), às 20h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), a solenidade de premiação dos vencedores do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura, promovido pela FUA com apoio cultural da Prefeitura de Sorocaba e Colégio Uirapuru.
A grande atração da noite será a apresentação do livro vencedor do concurso, o romance "Antes tese", da publicitária Renata Cunha. O prêmio principal é a publicação do livro. Foram impressos mil exemplares, dos quais seiscentos ficarão com a autora, que poderá vendê-los a R$ 20,00. Os restantes serão distribuídos pela FUA a escolas e bibliotecas públicas.
Além da apresentação de "Antes tese" e da autora, serão entregues placas de prata com menções honrosas aos seis primeiros colocados e diplomas de participação para os classificados do primeiro ao vigésimo lugares.
O concurso teve um total de 47 livros inéditos inscritos. A participação foi aberta a todos os gêneros literários, como crônicas, contos e até trabalhos acadêmicos, desde que fossem inéditos e seus autores, inéditos em livro. Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por Antônio Francisco Mascarenhas (Gabinete de Leitura Sorocabano), João Alvarenga (Colégio Politécnico de Sorocaba - Jornal Cruzeiro do Sul - Fundação Ubaldino do Amaral), Daniela Jacinto, Eugênio Araújo, José Antônio Rosa, Juliana Simonetti e Valdecir Rocha Pinto (todos representando o jornal Cruzeiro do Sul).
O livro "Antes tese" teve seu projeto gráfico desenvolvido por Renata Cunha, com capa de André Marques Brandão, diagramação de José Luiz Passini Júnior e revisão da professora Tatiana Higa Pasini (Colégio Uirapuru).
A participação na solenidade será aberta a todos os interessados. O auditório da FUA fica na av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800, Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 2102-5057.

"Escrever é minha maneira de gritar"

Aos 23 anos, Renata Cunha é a grande revelação do Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura. Nascida em Registro, região de Sorocaba, Renata mora com a família em Votorantim e trabalha em Sorocaba, na agência VT Publicidade.
O primeiro encontro com a literatura foi através das histórias de Pedro Malazarte, que seu pai lhe contava na hora de dormir. Entre os autores preferidos de Renata estão Machado de Assis, Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. Atualmente, sua leitura favorita é Clarice Lispector.
De leitora constante a escritora, foi um salto inesperado. "Sempre fui muito tímida e acho que escrever é uma das minhas maneiras de gritar", conta. O primeiro romance surgiu após a provocação de um parente. "Eu reclamava dos finais das histórias que lia, via ou ouvia. Faltava um mistério, eram poucas as surpresas. Foi quando um amigo da família me disse: 'Por que você não escreve seu próprio livro?' Pensei: 'Eu posso?' Achava aquilo tão fora do meu alcance, mas depois dessa provocação, tentei."
"Antes tese" levou cerca de dois anos para ser escrito. "Em dois anos, várias vezes se desiste, se deixa de lado, se empolga, e ora se escreve muito, ora se escreve pouco, ora se escreve nada. Depois que considerei pronto, entreguei para algumas pessoas lerem. Deram suas opiniões, e eu mesma reli e amadureci algumas partes; refiz e excluí outras para melhorar, e a partir daí, foram mais dois anos."
A publicação do primeiro romance abriu novos horizontes para Renata, que já começou a trabalhar em um novo projeto. Enquanto amadurece a história, excursiona pelo terreno da literatura infantil e alimenta um blogue (renata-cunha.blogspot.com), onde os leitores podem conhecer mais de seu trabalho.

Confira os seis primeiros colocados

Receberão placas de prata com menções honrosas e diplomas os seis primeiros colocados: 1) Renata Cunha (Antes tese), 2) Álvaro Nascimento Vieira (Havien), 3) Solange de Queiróz (Era quem tu és, tu serás quem sou: Sorocaba contada a partir do Cemitério da Saudade), 4) Paulo Roberto de Andrade Silvano Jr. (Arcuria), 5) Milene Cristine Martinez Batista (Crisálida) e 6) Evelyn Dias Jorge (Night heaven - A lenda do continente flutuante).
Receberão certificados de participação David Gonçalvez Nordon, André Jeft Costa Ferraz, André Damázio, Saulo Valim, Alex Mendes Rainha, Sueli Pereira Aduan, Eduardo de Oliveira Deoli Jr., Antônio Cláudio Teixeira Cruz, Cícero Estevam Pereira Jr., Matheus Dantas, Nathalie Fernandes de Oliveira, Natália Veiga, Sérgio Antônio M. Vilas Bôas, Mariane Andresa Campos Cândido, João Paulo Lopes de Meira Hergesel, Jarbas Rodrigues Jr. e Camila Zamuner dos Santos.

'Antes tese' - dados técnicos

ISBN: 978-85-7259-026-6
Editora: Fundação Ubaldino do Amaral
Impressão: Linograf Sorocaba
Capa: triplex supremo 250g fosco a 4 cores
Miolo: pólen soft 80g
Formato fechado: 14,5 cm x 20,5 cm
Tiragem: 1.000 exemplares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim