segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hamilton discute criação de Região Metropolitana

Ipanema online

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) falou sobre benefícios da criação de uma região metropolitana de Sorocaba, em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com o projeto, apresentado pelo deputado há alguns anos, serão necessários 16 municípios vizinhos para compor a região.

 
Para o parlamentar, a criação desta região deve trazer um conceito de planejamento urbano, impedindo que o município se torne igual região metropolitana paulista.

Conforme ele, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu urgência na análise do projeto que trata da região paulista, o que deve agilizar a análise de projetos voltados para o interior.

Ele acredita que uma organização regional deve trazer aceleração do desenvolvimento municipal. “O que muda com a oficialização da região metropolitana de Sorocaba é que com a integração dos municípios da composição, cria-se um conselho de desenvolvimento metropolitano para discutir o desenvolvimento regional, e ainda, a criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, que seria gerenciado pelos prefeitos das cidades da composição”, enumerou.

 
Entre outras possibilidades, ele destacou que problemas estruturais, como a destinação de resíduos do aterro sanitário de Sorocaba, a mobilidade regional de estudantes de mais de 63 municípios vizinhos que estudam na cidade e a integração das polícias civil, militar, federal e municipais poderiam ser organizados adequadamente.
Para o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, diz ser favorável a criação do aglomerado urbano, uma vez que, são necessários instrumentos para uma melhor organização dos municípios da região.


Segundo Pivetta, essa iniciativa vai impedir que aconteça em outros municípios o que ocorre na região, em que Sorocaba se tornou uma ’ilha industrial’ em que as cidades vizinhas se tornaram apenas dormitórios sociais.

Ele acredita também, que independente de se aprovar ou não a proposta, era necessário que o governo estadual chamasse os deputados, prefeitos e sociedade civil para discutir o assunto permitindo assim, o desenvolvimento de temas como os citados acima, pelo deputado Hamilton.
Ouça pelo link:
Edição: Ariana Ayres / Jônatas Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim