segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pivetta sanciona lei que institui o ipê amarelo árvore símbolo de Votorantim

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, sancionou no último sábado a lei nº 2233 que institui o Ipê-amarelo (Tabebuia alba e Tabebuia umbellata) como árvore símbolo do Município, cuja data será celebrada no dia 24 de setembro. A solenidade ocorreu durante o plantio de 700 mudas de ipê amarelo, na região da rua Benedito Camargo Sobrinho, no Jardim Serrano, onde será formado o "Vale dos Ipês".

A ação fez parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente. A atividade contou também com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos que preparou a área para receber as mudas e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Já para o plantio estiveram presentes os escoteiros do grupo Vuturaty; o governador do distrito LC2 do Lions Clube, Daniel Cubas e demais membros da entidade na cidade, além de alunos da rede Estadual de Ensino, levados pelos professores Ana Paula Santana e Maurício Fagundes.

Durante o evento Pivetta lembrou ainda que desde 2009, foram plantadas 15 mil mudas de árvores na cidade. Quanto ao futuro espaço, ele destacou a importância da espécie da planta para aquela região além de proporcionar uma bela paisagem durante sua florada.

As mudas foram plantadas às margens de um córrego existente e terão função muito importante para o micro-clima daquela região, bem como a recuperação ciliar do espaço. O ipê amarelo foi eleito pelos alunos da rede municipal de ensino no ano passado como a árvore símbolo do município. A florada da espécie encanta aos olhos de quem gosta da natureza e se faz durante sua florada, presente nas ruas e nos canteiros de avenidas. Desde 2009 a Prefeitura de Votorantim por meio da secretaria do Meio Ambiente optou em plantá-la em diversos pontos, o que agradou a população.

O Ipê-amarelo terá uma data comemorativa anual o dia 24 de setembro, e com isso a Prefeitura promoverá campanhas educativas de conscientização sobre a importância do Ipê-amarelo. A lei municipal que denomina esta data prevê que a árvore símbolo fique imune ao corte em toda a extensão territorial do município, exceto nos casos de extrema necessidade pública e em situações que possa oferecer riscos saúde humana e ao patrimônio público ou privado.

 

Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim