quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pró-Mulher cria ações para elevar a auto-estima de suas assistidas

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz


Cursos de artesanato e costura estão entre as iniciativas da entidade


O Pró-mulher de Votorantim, Organização Não Governamental (ONG) de assistência às mulheres vítimas de violência, realiza, às terças-feiras, a partir das 14h30, cursos temáticos voltados à elevação da auto-estima de suas assistidas.
A vice-presidente da entidade, Clara Inês Clemente Del Moral, conta que os cursos têm o intuito de ocupar a cabeça das assistidas. “Estamos criando, uma vez por semana, um curso diferente para atender as mulheres que atendemos”, comentou. “Além de aprender, elas podem aumentar sua renda familiar”, completou.
A ideia da intituição é criar atividades conforme a data festiva do ano. “Por exemplo, na Páscoa, estou pensando em ensiná-las a fazer ovos de páscoa”, disse a coordenadora da entidade, Ivete Queiroz de Freitas.
Ivete lamenta que algumas mulheres, que sofrem violência doméstica, acabam deixando o marido voltar para a residência. “Tem mulher sem nenhuma alfabetização, que nunca trabalhou e já tem mais de 50 anos de idade. Assim, fica difícil procurar um emprego e, consequentemente, sustentar uma casa”, explicou.
A professora Maria Izette está desde dezembro do ano passado ensinando as assistidas a fazerem artesanatos. Anteontem, por exemplo, ela estava explicando a criar uma bolsa sustentável. “Como agora não há mais sacolas plásticas nos mercados, a sacola sustentável é uma ótima alternativa”, afirmou a professora. “Elas aprendem a costurar e, ao mesmo tempo, a colocar adereços na bolsa.”
Atualmente, a entidade atende 42 mulheres. Ivete frisa que as mulheres, que recebem o auxílio, são todas encaminhas pela Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim e Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).
No local, que fica na rua Benjamim Adami, 172, no Parque Bela Vista, conta com assistente social, psicóloga e voluntárias. No espaço físico, há um quarto para as mulheres terem um canto para dormir e descansar. Além disso, tem uma sala de estar e uma grande área nos fundos para elas fazerem as atividades sociais.

Conferências
A coordenadora da instituição esteve em três importantes Conferências, sendo uma municipal, uma estadual e uma federal. A de Votorantim ocorreu em agosto, a de São Paulo em novembro e a de Brasília em dezembro, todas no ano passado.
As sete propostas apresentadas por Votorantim foram aprovadas em Brasília. Entre as sugestões estão a criação da coordenadoria da mulher, a oferta de curso de atualização e formação às mulheres e Criação de mecanismos de apoio à mulher vítima de violência sexual, entre outras medidas.

Bazar beneficente

No próximo dia 7, o Pró-Mulher realiza, das 9h às 16h, um bazar beneficente com o objetivo de arrecadar dinheiro para a instituição. Na ocasião, as pessoas poderão conferir roupas femininas e masculinas, todas usadas. “Vamos vender vários tipos de mercadorias, desde sapato, passando por camisa e calça, até acessórios”, falou a coordenadora da entidade. A entrada da exposição de roupas, que é promovido mensalmente, ficará aberta ao público da cidade e região.
Para quem queira doar roupas, basta ligar para o telefone (15) 3243-8666.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim