quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha pretende mobilizar Sorocaba e Votorantim

 Notícia publicada na edição de 11/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno Especial
Fernando Guimarães
  - Por: Fábio Rogério

 O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), que é parceiro na campanha de iniciativa da FUA, lembrou que todas as ações de prevenção à saúde são de suma importância para melhorar a qualidade de vida das pessoas - Por: Aldo V. Silva



A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, lançou na noite de segunda-feira passada a campanha "Saúde Bucal", com o objetivo de disseminar à população de Sorocaba e região a importância da higiene da boca e, com isso, prevenir diversas doenças cujas origens estão na boca. Conforme declararam os envolvidos na campanha durante os discursos, é essencial que a pessoa tenha a consciência de que fazer uso do fio dental, do raspador de língua e escovar os dentes garante a saúde geral do corpo. Entre os presentes esteve o secretário municipal da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, que divulgou uma ação: "Nossa preocupação também é com os adultos e os mais velhos, por isso estamos finalizando o Trailer das Próteses, que deverá beneficiar 2.400 pessoas".

Watanabe, que representou o prefeito Vitor Lippi (PSDB), ausente em razão de compromissos partidários, disse que o Trailer das Próteses visa oferecer ao cidadão uma condição física que melhore a autoestima: "Muitos adultos encontram dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho porque simplesmente têm vergonha de participar de entrevistas sem os dentes anteriores (os da frente). Então, além de orientação, faremos a colocação de próteses, para melhorar a autoestima desse cidadão".

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), que é parceiro na campanha de iniciativa da FUA, lembrou que todas as ações de prevenção à saúde são de suma importância para melhorar a qualidade de vida das pessoas, de modo que a campanha "Saúde Bucal" não poderia ser diferente. Entre outras coisas, o prefeito destacou as ações desenvolvidas em Votorantim, onde cerca de 15 mil crianças participam de programas preventivos e de ações explicativas sobre como escovar corretamente os dentes.

Seguindo o raciocínio de Pivetta, o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Carlos Alberto Muzilli, observa que os programas públicos são essenciais, mas afirma que ainda há muito por fazer. "Acho que em Sorocaba, apesar de todos os programas da prefeitura, ainda há muitas crianças carentes que precisam de atendimento e acompanhamento odontológico. Na nossa região, ainda há muitas pessoas que sofrem com dor de dente, justamente pelo fato de não terem informação sobre as formas corretas de escovar os dentes e cuidar da boca."

O flúor existente na água tratada do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba foi lembrado pelo delegado presidente da regional Sorocaba do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), José Carlos Denari Cônsul. "O flúor é excelente para evitar as placas bacterianas responsáveis por doenças como a periodontite, que pode causar a queda dos dentes."

Apoiadores

A Dental Morelli foi uma das principais incentivadoras para a realização dessa campanha. Oraci de Vecchio Morelli é o diretor presidente da empresa e fala da importância da campanha: "Para nós é uma grande satisfação participar dessa campanha. Sabemos que a conscientização sobre a necessidade da higiene bucal é fundamental, pois o cuidado com a boca reflete de maneira geral na saúde do corpo".

Por ser uma instituição de ensino, a Universidade Paulista (Unip) preocupa-se com a educação. De acordo com o diretor do câmpus Sorocaba da Unip, Glaucio Celso Luz, a universidade já tem um programa que é aberto à comunidade. "Nós recebemos várias escolas e instituições, que dão assistência a crianças carentes. Durante a visita, elas aprendem a forma correta de escovar os dentes, além da alimentação e mastigação adequadas", conclui.

A Uniodonto Sorocaba também está envolvida na campanha. Conforme a presidente, Valéria Regina Athayde, a cooperativa de odontologistas tem de interagir com a sociedade. "Essa postura é inclusive estatutária, pela qual devemos promover a saúde bucal por meio de palestras educacionais, campanhas e, de alguma forma, promover melhorias ao bem-estar social, aumentando o conhecimento da população nos assuntos referentes à odontologia", explica.

O diretor presidente da financeira Sorocred, Luiz Carlos do Nascimento, e o presidente da Sorocred Vale, Giovanni Santini, também apoiam a iniciativa. "A Sorocred reconhece a necessidade da informação e da ação em relação à Saúde Bucal. Vamos somar esforços e colocar também os meios de comunicação que a Sorocred tem com sua imensa base de clientes, para levar a mais pessoas da nossa região as mensagens sobre o fundamental hábito de cuidar bem da saúde bucal", ressalta Luiz Carlos.

"Projetos dessa dimensão lembram muito o espírito da Sorocred, que é o de democratizar o crédito por meio do seu cartão de crédito e seus produtos de benefícios. Certamente o jornal Cruzeiro do Sul está cumprindo um papel importantíssimo ao capitanear uma ação tão nobre e tão ampla. Nós da Sorocred Vale, estamos juntos e ecoaremos essa campanha por meio de nosso relacionamento com milhares de clientes e estabelecimentos comerciais de nossa base", completa Giovanni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim