quarta-feira, 11 de abril de 2012

CEO faz 1.600 procedimentos ao mês

 Jornal Cruzeiro do Sul


O CEO fica na avenida Antonio Walter, 63, no Centro - Por: Emídio Marques

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Votorantim realiza em média 1.600 procedimentos odontológicos por mês, segundo o Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é disponibilizado, por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa Saúde da Família (PSF), para tratamento em endodontia (canal), periodontia (gengivas), cirurgias buco-maxilar, principalmente para pacientes com necessidades especiais e portadores de HIV.
O CEO, localizado na avenida Antonio Walter, 63, no Centro, tem por objetivo atender pessoas de baixa renda e que necessitam de tratamentos complexos. Como ocorreu com Sergio Donizete Basqueira, de 45 anos. Pedreiro, separado, pai de quatro filhos, ele realizou extrações múltiplas na última semana. Os dentes estavam comprometidos, careados, sem avaliação médica há mais de uma década. Motivos que deixaram os dentes escuros e o pedreiro sem sorriso.

"Eu não abria muito a boca para falar, para sorrir. Sinceramente? Tinha vergonha de me mostrar", assume. Por conta disso ele procurou atendimento na UBS do jardim Novo Mundo, onde foi encaminhado ao CEO. "Não tenho dinheiro nem para passar por avaliação num dentista particular. Imagino que extrair um dente seja muito caro. Imagine mais de um. Eu estaria condenado a viver de boca fechada", afirma ele, que passará a usar próteses.

"Espero que agora fique melhor. Espero colocar a dentadura e mudar um pouco meu visual", brinca. A dentista do CEO, Adriana Carrara, de 37 anos, afirma que casos como esse são comuns. No caso dele, os dentes estavam comprometidos, quebrados, as gengivas inflamadas, não havia mais possibilidade de tratamentos alternativos. "A maior parte das pessoas que passam por aqui não tem condições financeiras de tratar da boca e quase sempre recorrem às próteses. Infelizmente chegam num estado avançado de comprometimento", observa.

A profissional, funcionária pública há 8 anos, destaca que o CEO atende muitas crianças, mas estas são minoria. "Quase sempre são adultos, que enfrentam situações que poderiam ter sido evitadas com prevenção, orientação e escovação adequada", observa. Por conta disso, o Centro quase sempre orienta os pacientes e faz acompanhamento, inclusive, após o atendimento. É uma forma de manter o paciente informado e evitar novos procedimentos, garante o diretor do departamento, Wilson Gonçalves
.



Onde procurar atendimento em Votorantim

Para adultos e crianças

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Vila Amorim, contam com atendimento à saúde bucal, como prevenção, emergências e tratamentos. O serviço é disponibilizado sempre das 7h às 17h.

- Para a região Oeste de Votorantim os atendimentos acontecem nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), que ficam no PSF do Green Valley - na rua José Raimundo da Silva, 278, informações pelo (15) 3343.3854; e no PSF do Jardim Tatiana, na rua Maria Peniche dos Santos, 108, informações pelo (15) 3243.3762.

- Para os trabalhadores, as UBSs do Itapeva e da Vila Nova Votorantim têm atendimento diferenciado das 16h às 19h.

- Contato das UBSs: Centro (15) 3243.1511; Barra Funda (15) 3343.6962; Jardim Archila (15) 3247.3012; Rio Acima (15) 3243.1513; Vila Nova Votorantim (15) 3243.3827; Jardim Clarice (15) 3243.3446; Itapeva (15) 3242.1403; Jardim Novo Mundo (15) 3243.6006; Parque Bela Vista (15) 3243.2605; Jardim Serrano (15) 3242.1390; Vila Garcia (15) 3243.3570.

Para crianças

-  Para atender os 15 mil estudantes da rede pública municipal de ensino, Votorantim disponibiliza duas unidades móveis que fazem prevenção e tratamentos bucais. Atualmente estas unidades, que circulam entre as escolas da cidade, estão montadas na escola "Walter Rocha Camargo", no Pró-Morar, e na escola "Lauro Alves", no jardim Serrano.

- Já o Programa de Ortodontia Preventiva para Escolares, que consiste num projeto piloto para desenvolvimento de correções da arcada dentária de crianças, está sendo desenvolvido na escola "Lauro Alves", no jardim Serrano.

Para acamados

- Para acamados a municipalidade disponibiliza atendimento domiciliar para prevenção, tratamento e próteses, com equipe e equipamento desmontável e transportável. Atualmente o recurso está concentrado na UBS do Jardim Archila, onde pode ser solicitado. Informações (15) 3247.3012.

Atendimento especializado

- Para atender bebês e acompanhá-los até a adolescencia, Votorantim disponibiliza atendimento especializado na Clínica de Bebês, que fica no ambulatório de Saúde da Mulher e da Criança, na rua José Beline, 97, jardim Paraíso.

- Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza atendimento de tratamentos de canal (endodontia), de gengivas (periodontia), cirurgias buco-maxilares, próteses dentárias (total ou parcial), radiologia, disponibilizados inclusive para pacientes com HIV ou com necessidades especiais. O CEO fica na rua Antônio Walter, 63, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim