quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cidade tem um dentista para cada dois mil habitantes

Jornal Cruzeiro do Sul
Leila Gapy


Proporção está bem próxima do indicado pela OMS: um profissional para cada 1.500 habitantes



O atendimento é feito também para acamados - Por: Emídio Marques


Votorantim tem um dentista disponível na rede pública de saúde para cada duas mil pessoas. A proporção está bem próxima do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda um profissional para cada 1.500 habitantes. Ao todo são 52 especialistas e mais 30 auxiliares divididos por 108 mil habitantes, segundo o Censo 2010. A proporção é mais abrangente que Sorocaba, que tem um profissional para cada 3.300 pessoas, já que soma 175 dentistas para 593 mil habitantes, também segundo o Censo 2011. Apesar disso, a demanda votorantinense ainda é superior aos recursos disponibilizados. Por conta disso, nos últimos quatro anos, o município têm investido 10% do orçamento destinado ao Departamento de Odontologia somente para programas de prevenção, que cobre a rede municipal de ensino e as gestantes atendidas pelo sistema público de saúde.

De acordo com Wilson Gonçalves, diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, toda a rede pública disponibiliza o atendimento odontológico através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive com atendimento estendido às 19h, nas unidades do Itapeva e da Vila Nova Votorantim - para pessoas que trabalham e não têm horário disponível durante o dia. Além disso, na Zona Oeste do município, os Programas da Saúde da Família (PSF) desenvolvidos no Green Valley e no jardim Tatiana também contam com dentistas nas equipes técnicas. O atendimento é disponibilizado inclusive aos acamados, com consultas domiciliares agendadas através da UBS do jardim Archila. É nesse sistema que o votorantinense tem o primeiro atendimento odontológico.


Especialidades

Caso necessite de tratamento especializado, como cirurgia buco-maxilar, de gengiva, canal ou próteses, o dentista da UBS ou PSF deve encaminhar o paciente ao Centro Especializado de Odontologia (CEO). "Se a pessoa sofrer um acidente, quebrar o maxilar, nós faremos a cirurgia. Felizmente disponibilizamos até os tratamentos mais complexos no município", comemora Gonçalves. Além disso, Votorantim disponibiliza atendimento especializado às crianças, de zero a 12 anos, na Clínica de Bebês, desenvolvido dentro do Ambulatório da Saúde da Mulher, no jardim Paraíso. É lá que as mães de bebês recém-nascidos têm as primeiras orientações para a saúde bucal dos filhos. Para isso, é preciso que as crianças sejam inscritas no programa antes de completarem um ano de vida, para que possam ser acompanhadas até a adolescência. "Isso evita problemas desnecessários, como cáries de mamadeira", destaca Gonçalves.

Prevenção

O objetivo principal da Clínica de Bebês é evitar problemas de saúde bucal no futuro. Por isso, a prevenção e a limpeza sistemática são priorizadas. Apesar disso, ele assume que a demanda votorantinense ainda é superior ao serviço disponibilizado. "Estamos ainda aquém do ideal. Mas estamos mais bem equipados que muita cidade do interior do Estado". Gonçalves desconhece qual o percentual da demanda que aguarda na fila para ser atendido e também quanto tempo leva essa espera. Mas segundo ele, nos últimos quatro anos, a municipalidade tem investido em prevenção.

"O Programa de Prevenção está crescendo. Nossa meta é orientar desde as crianças até os adultos. Os procedimentos odontológicos, como tratamento de canal, cirurgia de gengiva, são caros. Por isso a prevenção é necessária. Das crianças atendidas na Clínica, por exemplo, que recebem orientações desde o nascimento, poucos passaram por algum tratamento. Esse é o nosso objetivo", garante. Por conta, além das campanhas anuais, como de prevenção ao câncer bucal, toda a rede pública de ensino, que soma 15 mil estudantes, é acompanhada por uma equipe do Programa de Prevenção, que percorre as escolas do município, avalia periodicamente as crianças e faz orientações nas salas de aula.

Quando os alunos necessitam de tratamento, a equipe encaminha-os a uma das duas unidades móveis disponíveis para as escolas municipais; o que facilita aos pais prosseguirem com o tratamento dos filhos. "As duas unidades móveis se fixam em duas escolas da rede por alguns meses do ano, até que todos os procedimentos estejam concluídos. Depois seguem para outras escolas. Estas unidades contam com quatro equipes de profissionais e auxiliares. A proximidade do consultório odontológico junto aos alunos, possibilita mais eficácia no tratamento, já que o acesso é próximo de suas residências, o que facilita aos pais levarem seus filhos ao dentista", pontua.

Somente neste ano, até o mês de março, as unidades móveis somaram 4.800 procedimentos e o programa de prevenção 3.600 ações. Há seis meses também, o município iniciou um projeto piloto de atendimento ortodôntico a 30 crianças da escola estadual Lauro Alves, no jardim Serrano. Segundo Gonçalves, os pacientes já contam com aparelhos para correção da arcada dentária. O objetivo é expandir o programa às demais crianças da rede. "Além da prevenção a correção também está sendo incluída no sistema público. Isso é praticamente inédito. Mas está relacionado e muito com a saúde bucal das crianças", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim