quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crianças de zero a 12 anos recebem acompanhamento semestral

 Jornal Cruzeiro do Sul


O espaço é voltado aos filhos das gestantes em acompanhamento - Por: Erick Pinheiro

Votorantim também conta com uma clínica odontológica exclusiva para o atendimento de crianças de zero a 12 anos. O objetivo é focar na prevenção e evitar que as crianças tenham problemas sérios na boca na fase adulta. A chamada Clínica de Bebês, que funciona dentro do Ambulatório de Saúde da Mulher, no jardim Paraíso, é voltada aos filhos de gestantes que são acompanhadas pelo sistema público de saúde. Para ser atendido é preciso que a mãe cadastre o bebê antes que ele complete um ano de vida. A partir do cadastro, a criança começa a ser acompanhada até o crescimento dos primeiros molares permanentes, o que acontece aos sete anos. No entanto, muitos dos pacientes mirins, prosseguem o acompanhamento até a adolescência, quando a arcada dentária está completa. Mensalmente a clínica registra cerca de mil procedimentos, a maioria de limpeza bucal.

A estudante Ana Beatriz Machado Cervelhera, de 10 anos, é um exemplo de paciente da Clínica desde bebê. A menina foi cadastrada no programa de acompanhamento antes de um ano de vida, quando os primeiros dentes estavam começando a nascer. A dentista Regina Helena Gibotti acompanhou a menina por muitos anos, orientando os pais sobre como cuidar dos dentes da filha, a execução da limpeza diária e a importância destes cuidados. "O acompanhamento evita que apareçam cáries, gengivites. Além da orientação aos pais, fazemos limpeza semestrais. Isso facilita porque são procedimentos de baixo custo, inferiores aos tratamentos mais complexos, como de canal", defendeu a profissional.

A tia da menina, Maria Aparecida Cervelhera, de 52 anos, acompanhou a sobrinha numa consulta realizada na semana passada e defendeu a importância das orientações para a saúde bucal da menina. "Hoje ela tem dez anos, nunca precisou fazer um tratamento, tem os dentes saudáveis e, o mais importante, não tem medo de dentista. Pelo contrário, é vaidosa e sabe do benefício, inclusive estético, que a escovação e a avaliação promovem", falou. A pequena Ana Beatriz se diz satisfeita com o atendimento. "Sempre falo para minhas amigas que vou ao dentista. Que faço isso desde bebê. O bom é que meus dentes estão grandes e sem problemas, nunca passei dor", afirmou. Segundo a dentista, as crianças que não são cadastradas na Clínica, podem ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim