sábado, 24 de novembro de 2012

Estudantes criam bengala robótica para idosos

Do G1 Itapetininga e Região

Dispositivo alerta sobre horário de medicação e tem reservatório de água.
Criação será apresentada em torneio, em Votorantim (SP).

Equipamento desenvolvido por estudantes de Avaré (SP) será apresentado em torneio de robótica. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Avaré)

Na próxima segunda-feira (26), estudantes de Avaré (SP) participam da 4ª edição do Torneio Sesi-SP de Robótica que, no ano de 2012, tem como tema: “Senior Solutions”. A competição será realizada em Votorantim (SP).
Durante o evento, os alunos irão apresentar uma bengala desenvolvida por eles com a promessa de auxiliar idosos. Entre as funções do equipamento destaque para um sistema de alerta sobre horário de medicamentos e um reservatório de água.
Os alunos são do Centro Educacional Sesi 300. O equipamento desenvolvido por eles, batizado de ‘Benga 300’, tem como diferencial um fácil sistema de programação, no qual o idoso programa os horários de tomar seus medicamentos e, na hora exata, a bengala emite um sinal sonoro e um led colorido ilumina o compartimento que contém a medicação correta, evitando confusões no uso dos medicamentos. Além disso, a bengala vibra no momento programado e possui um compartimento térmico de até 200ml com água para auxiliar o idoso na ingestão dos remédios.
O principal objetivo desse projeto é desenvolver a autonomia da pessoa idosa, tornando-o independente, engajado e conectado, consequentemente, melhorando a qualidade de vida. A unidade recebeu ainda um tapete fabricado na Dinarmaca com missões para que os alunos desenvolvam através da robótica soluções para os problemas enfrentados pelos idosos no dia a dia, tais como: cultivar o jardim, esquecer o fogo aceso, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim