sábado, 8 de dezembro de 2012

Transição política marca os 49 anos da 'independência' de Votorantim

Notícia publicada na edição de 08/12/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A -
Fernando Guimarães
 Nos últimos anos, o município experimentou muitas mudanças urbanística e econômica

 Política de atração de investimentos está focada na geração de emprego - Por: Aldo V. Silva

Chegada de novos empreendimentos imobiliários trouxe mudança urbanística - Por: Aldo V. Silva

Votorantim comemora 49 anos de emancipação, hoje, em um momento de transição política com a troca de governo municipal. A partir de 1º de janeiro de 2013, assume a cadeira de prefeito o professor Erinaldo Alves da Silva (PSDB), trocando-se assim não só o chefe do Executivo como também o partido, já que o atual é Carlos Augusto Pivetta, que é do PT. Apesar desse clima de incertezas, os dois prefeitos afirmam que a transição está sendo feita de maneira tranquila e normal, dentro do que determina a legislação. "Estamos deixando um grande legado para a nossa população", comenta Pivetta, destacando que o município está em pleno desenvolvimento. Erinaldo Alves também afirmou a mesma coisa: "Hoje é um dia para reflexão, cabe a todos nós refletirmos sobre a importância da emancipação de Votorantim graças ao trabalho árduo e da luta daquela época. Nós, hoje, temos o compromisso de continuar fazendo com que essa emancipação prossiga com trabalho, progresso e desenvolvimento".

Pivetta aponta como fator positivo de seu governo as mudanças urbanísticas ocorridas na cidade, com a política de atração de investimentos focada na geração de emprego. Frisou que desde que assumiu a prefeitura, em 2009, procurou fazer um governo voltado para as questões sociais. Explicou, ainda, que o fato da maioria das obras contarem com recursos de outras esferas, fez com que sua equipe enfrentasse a burocracia na questão documental e com isso muitas obras foram liberadas com mais de dois anos. "Nosso trabalho foi voltado principalmente para a área social", defende.

Na terça-feira passada, Pivetta esteve em Brasília a convite da presidência da República para a solenidade de assinatura da construção de 2 milhões de moradias em conjunto com a Caixa, por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". A solenidade foi presidida pela presidente Dilma Rousseff. "Trata-se de um grande projeto, que deu certo. Vi a presidente se emocionar algumas vezes. "Diziam que era um programa eleitoreiro porque em anos anteriores o antigo BNH entregou apenas 350 moradias. Mas agora deverão ser entregues 3,4 milhões unidades atendendo as famílias que mais precisam e Votorantim está inserida nisso", afirma Pivetta.

Lembrou das 900 moradias que serão construídas e entregues às pessoas dentro do programa "Votorantim Sem Favelas". Garantiu que no próximo dia 20, entregará o primeiro lote de moradias. "São 900 moradias exclusivamente para pessoas que habitam as áreas invadidas, ou seja, as favelas da cidade. Obras essas que já estão em andamento na região do bairro Itapeva, onde as cem primeiras unidades ficam prontas este mês, além de contemplar a Vila Garcia e Votocel", completa. Disse que já está articulado o pedido, em Brasília, para a construção de mais mil casas, na região do Jardim São Lucas.

"Trabalhamos muito para conseguir uma grande área. Concretizamos 288 mil metros quadrados em setembro com o Grupo Votorantim." O projeto de lei que autoriza o poder público municipal a doar a área, situada na região do Jardim São Lucas, para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal, já foi encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação. Na Vila Ondina também foi discutida a contratação de outras 180 casas até o final deste ano. Lembra o prefeito que as habitações serão voltadas aos trabalhadores que hoje moram em casas de aluguel ou agregados, muitas vezes de forma desconfortável, em casas de parentes. "Esse projeto é fantástico, é voltado para famílias de baixa renda (com renda de até três salários-mínimos), para atender à demanda local."

Transição

Tanto Pivetta quanto Erinaldo afirmam que a transição está sendo feita normalmente dentro do que manda a lei. "A transição está dentro da normalidade, todos os aspectos formais pela lei estão sendo cumpridos. A transição ficará mais fácil com a nomeação dos secretários do prefeito eleito, porque uma coisa é falar com uma comissão que analisa dados e outra é falar com secretários que entendem das necessidades das pastas", declara Pivetta. Erinaldo também disse que a transição está dentro do esperado: "Os contatos com a atual administração têm ocorrido de maneira natural e objetiva.

A administração do Pivetta já encaminhou o relatório de transição, temos uma comissão fazendo as primeiras análises de dados, mas tudo será mais rápido assim que eu divulgar os nomes dos secretários", afirma. Ontem à noite, Erinaldo reuniu seu grupo no diretório do PSDB para anunciar os nomes de 13 secretários, inclusive de quem ocupará a Companhia Municipal de Habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim