quarta-feira, 11 de abril de 2012

Usuário de entorpecentes agride irmã com cintadas em Votorantim

Adriane Souza
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Após a denúncia da vítima, o suspeito foi detido.
Ele foi indiciado com base na lei de violência doméstica.

Um jovem de 21 anos foi detido na madrugada desta quarta-feira (11) pela Polícia Militar de Votorantim (SP) após agredir a irmã de 21 anos com uma cinta. De acordo com a PM, a vítima explicou que o irmão é usuário de drogas e que ficou descontrolado.
No início da madrugada a própria vítima acionou a polícia. Ela foi encontrada numa residência da rua João Rafael Rodrigues, no Jardim Paulista, com hematomas em um dos braços. A mulher explicou que, após uma breve discussão, seu irmão perdeu o controle e lhe deu várias cintadas em seu braço.
O rapaz, que já havia se acalmado, estava num outro cômodo da casa. Eles foram levados à delegacia central do município, onde a jovem decidiu representar a ocorrência contra o irmão. O suspeito foi indiciado por violência doméstica e uma fiança de R$ 1.244 foi estipulada.
Sem ter o dinheiro necessário para pagar o valor da fiança, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Aparecidinha. Ele possui uma passagem pela Fundação Casa por ato infracional de roubo.

Greve nas obras do presídio de Votorantim, SP, chega ao 3° dia

Tássia Lima
Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Funcionários já começaram a receber, mas não há material para trabalhar.
Obra deveria ter sido entregue em outubro do ano passado.

Os funcionários que trabalham na construção do presídio feminino de Votorantim (SP) continuam parados. A greve começou na segunda-feira (9), quando os trabalhadores afirmaram que estavam sem receber. Nesta quarta (11), os pagamentos começaram a cair, mas os grevistas dizem que não há material para dar continuidade à obras.
"Não tem prego, não tem cimento e não tem condições de trabalho. O pessoal fica sentado conversando, porque não tem material para trabalhar", conta Marcos. Os problemas são constantes e prejudicam tanto os funcionários quanto o sistema prisional de São Paulo.
As obras deveriam ter sido entregues em outubro do ano passado. Depois, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) estendeu o prazo para julho deste ano, mas, segundo os grevistas, a construção ainda deve se prolongar até 2013. "Do jeito que vai, ainda leva mais de um ano", diz o pedreiro Roberto Filho.
Em nota, a SAP afirmou que não se responsabiliza pela paralisação das obras e disse que a empresa deve honrar o contrato firmado com o Estado. O comunicado diz ainda que a Secretaria vai tomar providências legais contra a construtora.
Já a construtora ficou de dar uma resposta sobre o caso na noite desta terça-feira (10), mas não retornou e nenhum representante foi encontrado para falar sobre o assunto.


Assista a matéria:
g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/04/greve-nas-obras-do-presidio-de-votorantim-chega-ao-3-dia.html

Presidente da Blue Tree Hotels destaca os investimentos da Educação em Votorantim



Previsão da entrega do empreendimento é para 2014 e geração de 170 empregos inicialmente sem contra com a fase de construção

"Estou impressionada com a hospitalidade de Votorantim, pois para quem trabalha no nosso ramo de hotelaria, ser bem recebido faz uma grande diferença. Ao conhecermos a cidade temos a certeza de que fizemos a escolha certa", disse a presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieco Aoki, durante o anúncio do empreendimento de R$ 150 milhões que será construído na avenida Adolpho Masságlia, nos altos do Parque Bela Vista. Ela disse ainda que haverá a criação de muitas vagas de emprego.
O evento contou com a presença do prefeito Carlos Augusto Pivetta; do diretor da incorporadora SS, Reginaldo Cardoso da Silva e do gerente de novos negócios da Blue Tree, Jânio Maia.
Na oportunidade o prefeito Pivetta disse que a vinda do hotel significa mudanças de hábito sobre como recepcionar. "Esse é um incentivo a nos capacitarmos e prepararmos para os bons tempos que chegam a Votorantim", disse o prefeito durante o anúncio de mais um importante empreendimento para o município.
Aoki disse ainda que Votorantim é jovem e tem visão de futuro, e ao contrário de muitas cidades que as convidam para levar o empreendimento se mostra responsável e comprometida. "Somos uma empresa que prima pela rentabilidade, e esta cidade é muito rentável e tem vontade de crescer", pontuou.
Em relação ao empreendimento a presidente disse que o espaço para eventos deverão reunir até mil pessoas e isso significa muitos visitantes para a região, que com certeza vão querer conhecer os atrativos que a cidade e a região tem a oferecer e isso vai contribuir ainda para o desenvolvimento de toda a região.
"Queremos caminhar junto com o município de forma integrada, pois quando instalamos nosso hotel é para permanecer pelo menos durante os próximos 40 anos. A Blue Tree cria destinos, e este lançamento coloca Votorantim no centro de crescimento, tenham certeza", concluiu a empresária.
O empreendimento da Blue Tree é fruto da parceria da rede com a MSA Engenharia, empresa responsável pela realização e construção, e a incorporadora SS.
Durante o anúncio foi apresentado a maquete eletrônica da unidade projetada com mais de 290 apartamentos, incluindo 14 suítes de diferentes categorias e unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A área de eventos, concebida para atender de encontros corporativos a eventos sociais, contará com pé direito de 7 metros e capacidade para receber até 1.000 pessoas. Com esta formatação, o Blue Tree será uma forte referência regional em eventos com sofisticação e alto nível de serviços, como as empresas da região demandam, sem nada a dever às principais salas da capital. A rede já conta com excelência de serviços comprovada em operação de hotéis com grandes áreas de eventos em diversos destinos do país.
O restaurante do hotel irá oferecer ao público interno e externo o melhor da gastronomia contemporânea e terá capacidade para atender 255 pessoas. Os hóspedes poderão desfrutar das áreas de lazer e bem-estar, que incluem piscina, spa e fitness center.

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Tudo pronto para a Caminhada da Penha neste domingo (15)

 

Evento terá percurso de 20 km e contribuirá com entidades beneficentes

 

Faltam poucos dias para a realização da 14ª edição da Caminhada com destino à Capela da Penha. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, conta com a parceria da Prefeitura de Votorantim e ocorre neste domingo (15). Desde a última semana o acesso a estrada já recebeu manutenção por parte da equipe da Secretaria de Serviços Públicos, bem como a capinação e pintura no entorno da capela.

Tanto a concentração com a saída acontecerão na igreja da Paróquia São José (ao lado da fábrica Fiação Alpina), com destino à Serra de São Francisco, às 04h, num percurso que soma 20 km. No término, o participante contará com transporte coletivo cedido gratuitamente pela São João com destino ao terminal de ônibus João Souto.

Logo no começo da caminhada, uma oração será feita na igreja São José, no bairro da Chave. Após o evento, que tem previsão para terminar por volta das 10h, haverá uma missa com a participação dos padres Fábio Ferreira e João Alampe.

De acordo com um dos organizadores, Paulo Roberto Ferreira Camargo, a Prefeitura vai disponibilizar ambulância com enfermeiro, brigada de incêndio, além da participação dos dois grupos de escoteiros da cidade, o Vuturaty e Airton Sena. "Esperamos a participação nesta caminhada que envolve ato de fé e aventura", disse.

Solidariedade - Como maneira de contribuir também de forma solidária, a Caminhada da penha distribui camisetas personalizadas do evento na troca por 5 kg de arroz e 1 kg de feijão. Para se ter uma ideia, em 2011 a arrecadação chegou a cerca de 4,7 toneladas de alimentos que foram distribuídos para entidades assistenciais da cidade. A organização explica que para este ano, a meta é arrecadar a mesma quantia.

Locais de troca - Mercado Jardim Clarice; FarmaLuz; Padaria do Parque; Supermercado Malucho; Jump Academia; VEC – Escola de Inglês; Bom Bife; Paróquia São José; Supermercado Garcia; Paróquia Nossa Senhora Consolata; Rede Bom Lugar Vila Garcia; Rede Bom Lugar Vila Nova; Sapore Pizzaria – Parque São João. Para mais informações, ligue para (15) 9788-2260.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Votorantim vai sediar o Seminário Regional de Defesa Civil


 

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (11), o major Carmelino Antônio Zaccari, representando o 15º Grupamento dos Bombeiros e o major Roberto Suganuma, do 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Na oportunidade foi anunciado a realização do Seminário Regional de Defesa Civil que será ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil nos dias 16 e 17 de maio, que ocorrerá no município.

Zaccari destacou ao prefeito que durante este evento, que receberá os representantes de outros municípios será amplamente trabalhado o Plano de Prevenção de Defesa Civil. Para o prefeito Pivetta será um importante seminário cujo objetivo é traçar as metas de prevenção tendo em vista os períodos de chuvas, que começam a partir do mês de novembro.

Durante o seminário será apresentada também a nova estação meteorológico que será monitorada pelo Posto do Corpo de Bombeiros de Votorantim. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Claudinei Fernando de Paula Ribeiro.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Homem que alugava armas é preso

Jornal Cruzeiro do Sul

Um homem foi preso na noite de ontem por policiais militares da força tática, no bairro Jardim Serrado, em Votorantim. Denúncias anônimas apontavam que Luis Roberto Santiago alugava armamentos e vendia drogas em sua casa.

Os PMs Sargento Mota, Soldado Jesus e Soldado Adilson se dirigiram ao local informado e encontraram Santiago no portão de sua casa. Na revista pessoal, não conseguiram encontrar nada de ilícito, mas pediram para verificar a casa do suspeito. Dentro de seu guarda-roupas, encontraram 12 porções de maconha, uma pedra de crack, R$ 40 em dinheiro e dois revólveres calibre 38 com a numeração raspada.

O indivíduo foi conduzido à delegacia, onde foi elaborado boletim de ocorrência por "Tráfico de Drogas e Posse ilegal de arma de Fogo", deixando-o à disposição.

Usuário de drogas agride irmã com cinta

 Jornal Cruzeiro do Sul

Um homem agrediu sua irmã na noite de ontem (10) no bairro Jardim Paulista, em Votorantim. Lucas Venicius de Oliveira usou uma cinta para desferir golpes nos braços da mulher, que ficou com lesões. Ele é usuário de drogas, e já teve passagem pela Fundação Casa, onde foi internado.

Os policiais militares Cabo Franco e Soldado Diniz receberam a denúncia, e se dirigiram ao local da briga, verificando as feridas no braço da vítima. Diante do ocorrido, os irmãos foram conduzidos à delegacia para que fosse elaborado boletim de ocorrência por "Flagrante de Violência doméstica". Lucas foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Detido dono de bar que era procurado pela justiça


 Jornal Cruzeiro do Sul

Proprietário do comércio "Bar do Bolacha" foi detido na noite desta terça-feira (10), no município de Votorantim. Por volta das 21h, policiais militares realizavam patrulhamento no bairro Itapeva, quando entraram no bar e prenderam o dono do comércio, Robson Rodrigues da Silva, procurado pela justiça.
Robson permanece à disposição da justiça.

Projeto faz restrição a nomeação para cargos

Notícia publicada na edição de 11/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A - 

 O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município n´ 01/12, acrescentando o artigo 125-B, que prevê que não sejam nomeados para cargos de provimento em comissão, bem como, para dirigentes de autarquias, fundações, empresas públicas, sociedade de economia mista e Câmara Municipal, aqueles que, contra eles existirem sentença criminal transitada em julgado, bem como, sentença judicial irrecorrível por ato de improbidade administrativa, ou por crimes eleitorais, profissionais ou crimes contra a saúde pública, economia popular, meio ambiente, fé pública, administração pública e o patrimônio público ou privado, foi apresentado durante a sessão legislativa de segunda-feira pelos vereadores Fernando de Oliveira Souza (DEM), Bruno Martins de Almeida (PSDB), Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) e Robson Vasco (PSDB).

De acordo com a justificativa apresentada, a iniciativa já foi adotada nos municípios de Campinas e Ribeirão Preto (SP), levando em consideração que, em junho de 2010 foi aprovado a "Lei da Ficha Limpa", com o objetivo de impedir a candidatura dos políticos que tenham condenações judiciais, sendo, por essa razão, barrados de registrar sua candidatura o político que tiver contra si condenação proveniente de órgão colegiado, ficando, desta maneira, inelegível pelo período de oito anos.
"Ressaltamos que a Lei Federal (LC 135/2010) é fruto de iniciativa popular e decorre de princípios de moralidade e probidade. Nesta linha, almejamos inserir algumas destas regras no âmbito dos cargos em comissão dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo Municipal, Agente Político, bem como, os cargos de Secretário Municipal e de Presidente e Diretores das Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista, todos do Município de Votorantim, o que, sem sombra de dúvida, será de grande valia à máquina Pública do nosso Município", justificam os vereadores.
Mediante a aprovação do projeto ficará a cargo dos poderes Executivo e Legislativo Municipal a fiscalização de seus atos em obediência à LOM, de forma individualizada, sendo que, o nomeado ou designado, obrigatoriamente, antes da posse, terá ciência das restrições e declarará, por escrito, não estar inserido nas vedações constantes da LOM, sem prejuízo da apresentação de atestado de antecedentes criminais e certidões da Justiça Estadual e Federal. Em caso de denúncias de descumprimento deverão ser encaminhadas ao Ministério Público competente, que tomará as providências cabíveis.

Motociclista morre em acidente na SP 264

 Jornal Cruzeiro do Sul

- Por: Emidio Marques

Um acidente envolvendo uma moto, um carro e uma caminhonete, na rodovia João Leme dos Santos (SP 264), resultou na morte de um motociclista na manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com a Polícia Rodoviária, a colisão aconteceu às 6h15 no km 105 da rodovia. Édino Pires de Oliveira pilotava a Yamaha Faser 250, placa EEA 40814, de Votorantim, no sentido Salto de Pirapora/Sorocaba e após uma lombada, teria batido na traseira da caminhonete, sendo lançado para o lado contrário da pista, e caindo em cima do capô do WV Gol placam BOP 5402, de Salto de Pirapora. Édino caiu no acostamento, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A colisão provocou grande congestionamento e o trânsito fluiu apenas por uma faixa da pista.

Carro capota em estrada próximo a Votorantim

 Jornal Cruzeiro do Sul




  Por: Emidio Marques
Por: Emidio Marques
  Por: Emidio Marques
Por: Emidio Marques

O motorista de um Celta perdeu o controle da direção, bateu num poste e capotou no acesso 103 da estrada  Dr Miguel Affonso Ferreira de Castilho, continuação da avenida 31 de Março, em Votorantim.

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira e segundo a Polícia Rodoviária, ainda não se sabe a causa. O motorista do veículo, placa EEQ 7827 foi encaminhado ao Hospital Regional.

Cidade tem um dentista para cada dois mil habitantes

Jornal Cruzeiro do Sul
Leila Gapy


Proporção está bem próxima do indicado pela OMS: um profissional para cada 1.500 habitantes



O atendimento é feito também para acamados - Por: Emídio Marques


Votorantim tem um dentista disponível na rede pública de saúde para cada duas mil pessoas. A proporção está bem próxima do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda um profissional para cada 1.500 habitantes. Ao todo são 52 especialistas e mais 30 auxiliares divididos por 108 mil habitantes, segundo o Censo 2010. A proporção é mais abrangente que Sorocaba, que tem um profissional para cada 3.300 pessoas, já que soma 175 dentistas para 593 mil habitantes, também segundo o Censo 2011. Apesar disso, a demanda votorantinense ainda é superior aos recursos disponibilizados. Por conta disso, nos últimos quatro anos, o município têm investido 10% do orçamento destinado ao Departamento de Odontologia somente para programas de prevenção, que cobre a rede municipal de ensino e as gestantes atendidas pelo sistema público de saúde.

De acordo com Wilson Gonçalves, diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, toda a rede pública disponibiliza o atendimento odontológico através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive com atendimento estendido às 19h, nas unidades do Itapeva e da Vila Nova Votorantim - para pessoas que trabalham e não têm horário disponível durante o dia. Além disso, na Zona Oeste do município, os Programas da Saúde da Família (PSF) desenvolvidos no Green Valley e no jardim Tatiana também contam com dentistas nas equipes técnicas. O atendimento é disponibilizado inclusive aos acamados, com consultas domiciliares agendadas através da UBS do jardim Archila. É nesse sistema que o votorantinense tem o primeiro atendimento odontológico.


Especialidades

Caso necessite de tratamento especializado, como cirurgia buco-maxilar, de gengiva, canal ou próteses, o dentista da UBS ou PSF deve encaminhar o paciente ao Centro Especializado de Odontologia (CEO). "Se a pessoa sofrer um acidente, quebrar o maxilar, nós faremos a cirurgia. Felizmente disponibilizamos até os tratamentos mais complexos no município", comemora Gonçalves. Além disso, Votorantim disponibiliza atendimento especializado às crianças, de zero a 12 anos, na Clínica de Bebês, desenvolvido dentro do Ambulatório da Saúde da Mulher, no jardim Paraíso. É lá que as mães de bebês recém-nascidos têm as primeiras orientações para a saúde bucal dos filhos. Para isso, é preciso que as crianças sejam inscritas no programa antes de completarem um ano de vida, para que possam ser acompanhadas até a adolescência. "Isso evita problemas desnecessários, como cáries de mamadeira", destaca Gonçalves.

Prevenção

O objetivo principal da Clínica de Bebês é evitar problemas de saúde bucal no futuro. Por isso, a prevenção e a limpeza sistemática são priorizadas. Apesar disso, ele assume que a demanda votorantinense ainda é superior ao serviço disponibilizado. "Estamos ainda aquém do ideal. Mas estamos mais bem equipados que muita cidade do interior do Estado". Gonçalves desconhece qual o percentual da demanda que aguarda na fila para ser atendido e também quanto tempo leva essa espera. Mas segundo ele, nos últimos quatro anos, a municipalidade tem investido em prevenção.

"O Programa de Prevenção está crescendo. Nossa meta é orientar desde as crianças até os adultos. Os procedimentos odontológicos, como tratamento de canal, cirurgia de gengiva, são caros. Por isso a prevenção é necessária. Das crianças atendidas na Clínica, por exemplo, que recebem orientações desde o nascimento, poucos passaram por algum tratamento. Esse é o nosso objetivo", garante. Por conta, além das campanhas anuais, como de prevenção ao câncer bucal, toda a rede pública de ensino, que soma 15 mil estudantes, é acompanhada por uma equipe do Programa de Prevenção, que percorre as escolas do município, avalia periodicamente as crianças e faz orientações nas salas de aula.

Quando os alunos necessitam de tratamento, a equipe encaminha-os a uma das duas unidades móveis disponíveis para as escolas municipais; o que facilita aos pais prosseguirem com o tratamento dos filhos. "As duas unidades móveis se fixam em duas escolas da rede por alguns meses do ano, até que todos os procedimentos estejam concluídos. Depois seguem para outras escolas. Estas unidades contam com quatro equipes de profissionais e auxiliares. A proximidade do consultório odontológico junto aos alunos, possibilita mais eficácia no tratamento, já que o acesso é próximo de suas residências, o que facilita aos pais levarem seus filhos ao dentista", pontua.

Somente neste ano, até o mês de março, as unidades móveis somaram 4.800 procedimentos e o programa de prevenção 3.600 ações. Há seis meses também, o município iniciou um projeto piloto de atendimento ortodôntico a 30 crianças da escola estadual Lauro Alves, no jardim Serrano. Segundo Gonçalves, os pacientes já contam com aparelhos para correção da arcada dentária. O objetivo é expandir o programa às demais crianças da rede. "Além da prevenção a correção também está sendo incluída no sistema público. Isso é praticamente inédito. Mas está relacionado e muito com a saúde bucal das crianças", finaliza.

Crianças de zero a 12 anos recebem acompanhamento semestral

 Jornal Cruzeiro do Sul


O espaço é voltado aos filhos das gestantes em acompanhamento - Por: Erick Pinheiro

Votorantim também conta com uma clínica odontológica exclusiva para o atendimento de crianças de zero a 12 anos. O objetivo é focar na prevenção e evitar que as crianças tenham problemas sérios na boca na fase adulta. A chamada Clínica de Bebês, que funciona dentro do Ambulatório de Saúde da Mulher, no jardim Paraíso, é voltada aos filhos de gestantes que são acompanhadas pelo sistema público de saúde. Para ser atendido é preciso que a mãe cadastre o bebê antes que ele complete um ano de vida. A partir do cadastro, a criança começa a ser acompanhada até o crescimento dos primeiros molares permanentes, o que acontece aos sete anos. No entanto, muitos dos pacientes mirins, prosseguem o acompanhamento até a adolescência, quando a arcada dentária está completa. Mensalmente a clínica registra cerca de mil procedimentos, a maioria de limpeza bucal.

A estudante Ana Beatriz Machado Cervelhera, de 10 anos, é um exemplo de paciente da Clínica desde bebê. A menina foi cadastrada no programa de acompanhamento antes de um ano de vida, quando os primeiros dentes estavam começando a nascer. A dentista Regina Helena Gibotti acompanhou a menina por muitos anos, orientando os pais sobre como cuidar dos dentes da filha, a execução da limpeza diária e a importância destes cuidados. "O acompanhamento evita que apareçam cáries, gengivites. Além da orientação aos pais, fazemos limpeza semestrais. Isso facilita porque são procedimentos de baixo custo, inferiores aos tratamentos mais complexos, como de canal", defendeu a profissional.

A tia da menina, Maria Aparecida Cervelhera, de 52 anos, acompanhou a sobrinha numa consulta realizada na semana passada e defendeu a importância das orientações para a saúde bucal da menina. "Hoje ela tem dez anos, nunca precisou fazer um tratamento, tem os dentes saudáveis e, o mais importante, não tem medo de dentista. Pelo contrário, é vaidosa e sabe do benefício, inclusive estético, que a escovação e a avaliação promovem", falou. A pequena Ana Beatriz se diz satisfeita com o atendimento. "Sempre falo para minhas amigas que vou ao dentista. Que faço isso desde bebê. O bom é que meus dentes estão grandes e sem problemas, nunca passei dor", afirmou. Segundo a dentista, as crianças que não são cadastradas na Clínica, podem ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

CEO faz 1.600 procedimentos ao mês

 Jornal Cruzeiro do Sul


O CEO fica na avenida Antonio Walter, 63, no Centro - Por: Emídio Marques

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Votorantim realiza em média 1.600 procedimentos odontológicos por mês, segundo o Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é disponibilizado, por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa Saúde da Família (PSF), para tratamento em endodontia (canal), periodontia (gengivas), cirurgias buco-maxilar, principalmente para pacientes com necessidades especiais e portadores de HIV.
O CEO, localizado na avenida Antonio Walter, 63, no Centro, tem por objetivo atender pessoas de baixa renda e que necessitam de tratamentos complexos. Como ocorreu com Sergio Donizete Basqueira, de 45 anos. Pedreiro, separado, pai de quatro filhos, ele realizou extrações múltiplas na última semana. Os dentes estavam comprometidos, careados, sem avaliação médica há mais de uma década. Motivos que deixaram os dentes escuros e o pedreiro sem sorriso.

"Eu não abria muito a boca para falar, para sorrir. Sinceramente? Tinha vergonha de me mostrar", assume. Por conta disso ele procurou atendimento na UBS do jardim Novo Mundo, onde foi encaminhado ao CEO. "Não tenho dinheiro nem para passar por avaliação num dentista particular. Imagino que extrair um dente seja muito caro. Imagine mais de um. Eu estaria condenado a viver de boca fechada", afirma ele, que passará a usar próteses.

"Espero que agora fique melhor. Espero colocar a dentadura e mudar um pouco meu visual", brinca. A dentista do CEO, Adriana Carrara, de 37 anos, afirma que casos como esse são comuns. No caso dele, os dentes estavam comprometidos, quebrados, as gengivas inflamadas, não havia mais possibilidade de tratamentos alternativos. "A maior parte das pessoas que passam por aqui não tem condições financeiras de tratar da boca e quase sempre recorrem às próteses. Infelizmente chegam num estado avançado de comprometimento", observa.

A profissional, funcionária pública há 8 anos, destaca que o CEO atende muitas crianças, mas estas são minoria. "Quase sempre são adultos, que enfrentam situações que poderiam ter sido evitadas com prevenção, orientação e escovação adequada", observa. Por conta disso, o Centro quase sempre orienta os pacientes e faz acompanhamento, inclusive, após o atendimento. É uma forma de manter o paciente informado e evitar novos procedimentos, garante o diretor do departamento, Wilson Gonçalves
.



Onde procurar atendimento em Votorantim

Para adultos e crianças

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Vila Amorim, contam com atendimento à saúde bucal, como prevenção, emergências e tratamentos. O serviço é disponibilizado sempre das 7h às 17h.

- Para a região Oeste de Votorantim os atendimentos acontecem nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), que ficam no PSF do Green Valley - na rua José Raimundo da Silva, 278, informações pelo (15) 3343.3854; e no PSF do Jardim Tatiana, na rua Maria Peniche dos Santos, 108, informações pelo (15) 3243.3762.

- Para os trabalhadores, as UBSs do Itapeva e da Vila Nova Votorantim têm atendimento diferenciado das 16h às 19h.

- Contato das UBSs: Centro (15) 3243.1511; Barra Funda (15) 3343.6962; Jardim Archila (15) 3247.3012; Rio Acima (15) 3243.1513; Vila Nova Votorantim (15) 3243.3827; Jardim Clarice (15) 3243.3446; Itapeva (15) 3242.1403; Jardim Novo Mundo (15) 3243.6006; Parque Bela Vista (15) 3243.2605; Jardim Serrano (15) 3242.1390; Vila Garcia (15) 3243.3570.

Para crianças

-  Para atender os 15 mil estudantes da rede pública municipal de ensino, Votorantim disponibiliza duas unidades móveis que fazem prevenção e tratamentos bucais. Atualmente estas unidades, que circulam entre as escolas da cidade, estão montadas na escola "Walter Rocha Camargo", no Pró-Morar, e na escola "Lauro Alves", no jardim Serrano.

- Já o Programa de Ortodontia Preventiva para Escolares, que consiste num projeto piloto para desenvolvimento de correções da arcada dentária de crianças, está sendo desenvolvido na escola "Lauro Alves", no jardim Serrano.

Para acamados

- Para acamados a municipalidade disponibiliza atendimento domiciliar para prevenção, tratamento e próteses, com equipe e equipamento desmontável e transportável. Atualmente o recurso está concentrado na UBS do Jardim Archila, onde pode ser solicitado. Informações (15) 3247.3012.

Atendimento especializado

- Para atender bebês e acompanhá-los até a adolescencia, Votorantim disponibiliza atendimento especializado na Clínica de Bebês, que fica no ambulatório de Saúde da Mulher e da Criança, na rua José Beline, 97, jardim Paraíso.

- Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza atendimento de tratamentos de canal (endodontia), de gengivas (periodontia), cirurgias buco-maxilares, próteses dentárias (total ou parcial), radiologia, disponibilizados inclusive para pacientes com HIV ou com necessidades especiais. O CEO fica na rua Antônio Walter, 63, no Centro.

Motorista perde controle, bate em poste e capota em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Acidente foi na manhã desta quarta-feira (11).
Ele teve ferimentos leves.

Um motorista sem envolveu em um acidente em uma estrada de Votorantim (SP) no começo da manhã desta quarta-feira (11).

De acordo com a polícia, ele seguia pela estrada Raimundo Antunes Soares quando perdeu o controle da direção, bateu em um poste e capotou.
Os bombeiros da cidade prestaram o atendimento. O homem foi encaminhado com ferimentos leves ao hospital Regional de Sorocaba (SP).

Projetos recebidos na Câmara

Na última sessão legislativa (02), a Câmara Municipal recebeu dois projetos dos vereadores Pedro Nunes Filho e Fabíola Alves da Silva Pedrico. Os projetos serão analisados pelas comissões permanentes da Câmara e pelo departamento jurídico, para que posteriormente possam ser anunciados o dia da votação.

 

 Projeto oficializa Caminhada da Penha - Com o objetivo de oficializar a Caminhada da Penha que acontece no primeiro sábado do mês de abril pelos devotos de Nossa Senhora da Penha, o vereador Pedro Nunes Filho (PDT) apresentou o Projeto de Lei nº. 024/12 que institui no Município de Votorantim o "Dia da Caminhada da Penha".

O vereador destaca em seu projeto que a "Caminhada da Penha" já ocorre há muitos anos e iniciou em nossa cidade com apenas quatro pessoas; e hoje, calcula-se que mais de dois mil fiéis já fizeram essa peregrinação, sendo que, o número de votorantinenses que são devotos de Nossa Senhora da Penha é expressivo e que todos os anos participam da referida caminhada.

"Estamos propondo por meio deste Projeto de Lei, a oficialização desse evento tão importante, instituindo o "Dia da Caminhada da Penha" que tem como ponto de partida enfrente à Paróquia São José, com peregrinação até a Capela da Penha, situada no Bairro Carafá" diz Pedro.

 

Projeto favorece deficientes físicos e idosos - Pensando no bem estar das pessoas idosas, deficientes físicos ou com mobilidade reduzida que são beneficiadas pelos programas habitacionais, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº. 022/12, que dispõe de reserva de vagas, em apartamentos térreos nos conjuntos habitacionais para as pessoas citadas.

As pessoas que apresentarem atestado médico reconhecendo a deficiência irreversível, em qualquer grau, que impossibilite, dificulte ou diminua a capacidade de locomoção do individuo ou crie nele dependência de seus familiares, exigindo cuidados especiais terão prioridade na escolha dos apartamentos térreos, quando contempladas em programas habitacionais implantados ou com a participação do Poder Público Municipal.


A vereadora destacou que os investimentos públicos na área da habitação levam em conta a solução do problema da moradia, mas também se preocupam com o bem-estar das pessoas que são favorecidas por esses programas; citando que a Constituição Federal, no caput do artigo 5º, fala da igualdade entre os cidadãos, sendo fundamental a adequação de todos os setores da sociedade para que seja possível maior integração dessa parcela populacional.


De acordo com a justificativa da vereadora, os prédios até quatro pavimentos não dispõem de elevadores, obrigando os moradores a se locomoverem pela escada, o que complica a vida daqueles que apresentam dificuldade para se locomover.

 "A ideia é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas reduzindo os efeitos de sua limitação e propiciando a cada um, a condição de viver em igualdade na sociedade", conclui Fabíola.




Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Votorantim



Trabalhadores paralisam novamente obras do presídio de Votorantim

Tássia Lima
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Eles alegam novo atraso no pagamento e falta de material de construção.
Obra deveria ter sido entregue em outubro do ano passado

 Reprodução TV TEM


Os funcionários que trabalham na construção do presídio feminino de Votorantim (SP) cruzaram os braços novamente nesta terça-feira (10). O motivo é o mesmo das paralisações anteriores: o atraso no pagamento.
"Todo mês é assim, no vale, na cesta básica e no pagamento. Era pra gente ter recebido ontem", afirma Roberto Filho, um dos trabalhadores. A obra é do Governo do Estado, mas os funcionários são contratados por uma empresa terceirizada.
 O presídio deveria ter sido entregue em outubro de 2011. Depois, o prazo passou para julho deste ano, mas, segundo os funcionários, a conclusão ainda deve demorar. "Do jeito que vai, ainda leva mais de um ano. Não tem material, tem setor que está parado há 10 dias. Nem cimento tem mais", diz Roberto.
Em contato por telefone, a construtora responsável pela obra disse que iria consultar o departamento jurídico para poder se pronunciar sobre a paralisação, mas não retornou a ligação até a hora da publicação desta matéria.
Já a Secretaria de Administração Penitenciária informou que a responsabilidade sobre a greve é da construtora.

Assista a matéria:
 http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/04/trabalhadores-paralisam-novamente-obras-do-presidio-de-votorantim-sp.html

Campanha pretende mobilizar Sorocaba e Votorantim

 Notícia publicada na edição de 11/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno Especial
Fernando Guimarães
  - Por: Fábio Rogério

 O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), que é parceiro na campanha de iniciativa da FUA, lembrou que todas as ações de prevenção à saúde são de suma importância para melhorar a qualidade de vida das pessoas - Por: Aldo V. Silva



A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, lançou na noite de segunda-feira passada a campanha "Saúde Bucal", com o objetivo de disseminar à população de Sorocaba e região a importância da higiene da boca e, com isso, prevenir diversas doenças cujas origens estão na boca. Conforme declararam os envolvidos na campanha durante os discursos, é essencial que a pessoa tenha a consciência de que fazer uso do fio dental, do raspador de língua e escovar os dentes garante a saúde geral do corpo. Entre os presentes esteve o secretário municipal da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, que divulgou uma ação: "Nossa preocupação também é com os adultos e os mais velhos, por isso estamos finalizando o Trailer das Próteses, que deverá beneficiar 2.400 pessoas".

Watanabe, que representou o prefeito Vitor Lippi (PSDB), ausente em razão de compromissos partidários, disse que o Trailer das Próteses visa oferecer ao cidadão uma condição física que melhore a autoestima: "Muitos adultos encontram dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho porque simplesmente têm vergonha de participar de entrevistas sem os dentes anteriores (os da frente). Então, além de orientação, faremos a colocação de próteses, para melhorar a autoestima desse cidadão".

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), que é parceiro na campanha de iniciativa da FUA, lembrou que todas as ações de prevenção à saúde são de suma importância para melhorar a qualidade de vida das pessoas, de modo que a campanha "Saúde Bucal" não poderia ser diferente. Entre outras coisas, o prefeito destacou as ações desenvolvidas em Votorantim, onde cerca de 15 mil crianças participam de programas preventivos e de ações explicativas sobre como escovar corretamente os dentes.

Seguindo o raciocínio de Pivetta, o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Carlos Alberto Muzilli, observa que os programas públicos são essenciais, mas afirma que ainda há muito por fazer. "Acho que em Sorocaba, apesar de todos os programas da prefeitura, ainda há muitas crianças carentes que precisam de atendimento e acompanhamento odontológico. Na nossa região, ainda há muitas pessoas que sofrem com dor de dente, justamente pelo fato de não terem informação sobre as formas corretas de escovar os dentes e cuidar da boca."

O flúor existente na água tratada do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba foi lembrado pelo delegado presidente da regional Sorocaba do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), José Carlos Denari Cônsul. "O flúor é excelente para evitar as placas bacterianas responsáveis por doenças como a periodontite, que pode causar a queda dos dentes."

Apoiadores

A Dental Morelli foi uma das principais incentivadoras para a realização dessa campanha. Oraci de Vecchio Morelli é o diretor presidente da empresa e fala da importância da campanha: "Para nós é uma grande satisfação participar dessa campanha. Sabemos que a conscientização sobre a necessidade da higiene bucal é fundamental, pois o cuidado com a boca reflete de maneira geral na saúde do corpo".

Por ser uma instituição de ensino, a Universidade Paulista (Unip) preocupa-se com a educação. De acordo com o diretor do câmpus Sorocaba da Unip, Glaucio Celso Luz, a universidade já tem um programa que é aberto à comunidade. "Nós recebemos várias escolas e instituições, que dão assistência a crianças carentes. Durante a visita, elas aprendem a forma correta de escovar os dentes, além da alimentação e mastigação adequadas", conclui.

A Uniodonto Sorocaba também está envolvida na campanha. Conforme a presidente, Valéria Regina Athayde, a cooperativa de odontologistas tem de interagir com a sociedade. "Essa postura é inclusive estatutária, pela qual devemos promover a saúde bucal por meio de palestras educacionais, campanhas e, de alguma forma, promover melhorias ao bem-estar social, aumentando o conhecimento da população nos assuntos referentes à odontologia", explica.

O diretor presidente da financeira Sorocred, Luiz Carlos do Nascimento, e o presidente da Sorocred Vale, Giovanni Santini, também apoiam a iniciativa. "A Sorocred reconhece a necessidade da informação e da ação em relação à Saúde Bucal. Vamos somar esforços e colocar também os meios de comunicação que a Sorocred tem com sua imensa base de clientes, para levar a mais pessoas da nossa região as mensagens sobre o fundamental hábito de cuidar bem da saúde bucal", ressalta Luiz Carlos.

"Projetos dessa dimensão lembram muito o espírito da Sorocred, que é o de democratizar o crédito por meio do seu cartão de crédito e seus produtos de benefícios. Certamente o jornal Cruzeiro do Sul está cumprindo um papel importantíssimo ao capitanear uma ação tão nobre e tão ampla. Nós da Sorocred Vale, estamos juntos e ecoaremos essa campanha por meio de nosso relacionamento com milhares de clientes e estabelecimentos comerciais de nossa base", completa Giovanni.

Lançamento do projeto "Hands solidárias"



O projeto atende 245 crianças de 09 a 16 anos de Sorocaba e Votorantim

A ONG Esporte, Qualidade de Vida e Inclusão Social, através do projeto "Hands Solidárias" oferece escolinhas de handebol espalhadas em diferentes núcleos entre Sorocaba e Votorantim. As crianças matriculadas no projeto recebem uniforme, apoio pedagógico especializado e reforço alimentar nas aulas. Tudo gratuitamente. Os professores são Profissionais de Educação Física formados e com alto nível de preparação para desenvolver a modalidade entre os alunos. 
Contemplado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte o 'Hands Solidárias' é patrocinado pela Fibria e pela Cimentos Votorantim e viabilizado através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo de São Paulo. O projeto ainda conta com a parceria da SESPOL (Secretaria de Esporte e Lazer de Votorantim) e da SEMES (Secretaria de Esporte de Sorocaba). 
Uma das professoras a Milene Branco se emociona ao relatar o andamento das atividades.  "É uma imensa satisfação transmitir com qualidade os valores que estão embutidos ao esporte. Além dos benefícios físicos e motores, aqui, as crianças e adolescentes aprendem brincando a se respeitar, obedecer as regras, trabalhar em grupo, a ganhar e perder. É uma ótima oportunidade para aqueles que não querem só ficar em frente a Tv ou computador no horário em que não estão na escola."  
No dia 12 de abril, (próxima quinta-feira) às 16h no ginásio do CERMAG (Rua Pedro Fontes, 151- Rio Acima – Votorantim) acontecerá o evento oficial de lançamento do projeto, onde as crianças receberão das mãos das autoridades que o incentivam seus uniformes. 




--

Secretaria de Esportes e Lazer de Votorantim – SESPOL


A RAZÃO DE TUDO – Rick Warren

 Rev. Ms. Manoel Peres Sobrinho
Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus.Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. A Eleseja a glória para todo o sempre.Romanos 11.36; bv

 O Senhor criou todas as coisas para os seus própriospropósitos. Provérbios 16.4; nlt

 Tudo isso é para ele.

O objetivo fundamental do universo é demonstrar aglória de Deus. Essa é a razão de tudo que existe,incluindo você. Deus fez tudo isso para a glória dele. Nãofosse a glória de Deus, não haveria nada.O que é a glória de Deus? A glória de Deus é o queele é. É a essência de sua natureza, o peso de suaimportância, o brilho de seu esplendor, a demonstraçãode seu poder e o ambiente de sua presen ça. A glória deDeus é a expressão de sua bondade e de todas as suasoutras qualidades intrínsecas e eternas.Onde está a glória de Deus? Basta olhar em volta.Tudo que foi criado por Deus reflete sua glória dealguma forma. Vemos isso em toda parte: da menorforma de vida microscópica até a Via Láctea; dopôr-do-sol e das estrelas às tempestades e estações doano. A criação dá a conhecer a glória de nosso Criador.Na natureza, apren demos que Deus é poderoso, apreciaa variedade, ama a beleza e é organizado, sábio ecriativo. A Bíblia diz que os céus declaram a glória deDeus.1Ao longo da história, Deus tem revelado sua glóriaàs pessoas em diferentes ambientes. Ele a revelouinicialmente no jardim do Éden, depois disso a Moisés,no Tabernáculo, no Templo, por meio de Jesus e agorapor intermédio da igreja.2 Foi descrito como um fogoconsu midor, uma nuvem, um trovão, uma fumaça euma luz brilhante.3 No céu, a glória de Deus fornecetoda a luz necessária. A Bíblia diz: A cidade não precisade sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glóriade Deus a ilumina..4A glória de Deus é mais bem observada em JesusCristo. Ele, a Luz do mundo, esclarece a natureza deDeus. Graças a Jesus, já não somos ignorantes arespeito de quem Deus realmente é. A Bíblia diz:O Filho é o resplendor da glória de Deus.5 Jesus veioà terra de modo que pudéssemos entendercompletamente a glória de Deus. Aquele que é a Palavratornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória [...]cheio de graça e de verdade.6Ele possui uma glória inerente a Deus porque ele éDeus; faz parte de sua natureza. Não há nada quepossamos agregar à sua glória, assim como seriaimpossível aumentar o brilho do sol; mas somosinstruídos a reconhecer sua glória, honrar sua gló ria,declarar sua glória, louvar sua gló ria, refletir sua glória eviver por sua glória.7 Por quê? Porque Deus merece! Nóslhe devemos toda a honra que pu dermos dar. Uma vezque Deus fez todas as coisas, ele merece toda a glória. ABíblia diz: Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber aglória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas.8Em todo o universo, somente duas das criações deDeus falham em glorificá-lo: anjos caídos (demônios) enós (pessoas). Todo peca do, basicamente, consiste naincapacidade de dar glória a Deus, ou seja, amandoqualquer outra coisa mais do que a Deus. Recusar-se adar glória a Deus é rebelião e arrogância, e foi estepecado que cau sou a queda de Satanás — bem como anossa. De formas diferentes, todos já vivemos paranossa própria glória, e não a de Deus. A Bíblia diz: Poistodos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.9Nenhum de nós tem dado a Deus toda a glória queele merece em nossa vida. Esse é o pior pecado, e omaior engano que podemos cometer. Entretanto, viverpara a glória dele é a maior realização que podemosalcançar em nossa vida. Deus diz: Todos eles são o meupróprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de quemostrem a minha grandeza,10 logo, esse deve ser oobjetivo supremo de nossa vida. 

Como posso dar glória a Deus?

 Jesus disse ao Pai: O Senhor criou todas as coisaspara os seus própri os propósitos.11 Jesus glorificou aDeus cumprindo seu propósito na terra. Nós honramosa Deus da mesma forma. Qualquer coisa na criaçãoglorifica a Deus quando cumpre seu propósito. Ospássaros glorificam a Deus ao voar, gorjear, fazer umninho e ao realizar ou tras atividades próprias dospássaros, conforme os planos de Deus. Mesmo umahumilde formiga dá glória a Deus quando cumpre opropósito para o qual foi criada. Deus fez as formigaspara serem formigas, e fez você para ser você. Ireneudisse: “A glória de Deus é um ser humano em plenitudede vida!”.Existem muitas formas de dar glória a Deus, maselas podem ser resumidas nos cinco propósitos que eleestabeleceu para sua vida. Passaremos o restante destelivro estudando-os detalhadamente, mas aqui está umavisão geral.
Damos glória a Deus ao adorá-lo.
Adorar é onosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramosao apreciá-lo. C. S. Lewis disse: “Ao nos orientar paraadorá-lo, Deus está nos convidando para apreciá-lo”.Deus deseja que nossa adoração seja motivada poramor, ação de graças e alegria, não imposta.John Piper observa que “é quando estamos maissatisfeitos em Deus que ele é mais glorificado em nós”.Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar aDeus. É um estilo de vida que compreende apreciar aDeus, amá-lo e nos doar para sermos usados em seuspropósitos. Quando você usa sua vida para a glória deDeus, tudo que faz pode se tornar um ato de adoração.A Bíblia diz: Usem o seu corpo inteiro como instrumentopara fazer o que é justo, para a glória de Deus.12 

Damos glória a Deus ao amar outros crentes.

Quando nasceu de novo, você se tornou parte da famíliade Deus. Seguir a Cristo não é apenas uma questão deacreditar, mas também inclui pertencer e aprender aamar a família de Deus. João escreveu: Sabemos que jápassamos da morte para a vida porque amamos nossosirmãos.u Paulo disse: Aceitem-se uns aos outros, damesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocêsglorifiquem a Deus.14É sua responsabilidade aprender a amar comoDeus ama, porque Deus é amor, e isso confere honra aele. Jesus disse: Amem-se uns aos outros. Como eu osamei, vocês devem amar-se uns aos outros.15 
Damos glória a Deus ao nos tor nar como Cristo.
 Uma vez que tenhamos nascido na família de Deus, elequer que prossigamos crescendo até a maturidadeespiritu al. E o que seria isso? Maturidade espiritual énos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir ede agir. Quanto mais você desenvol ver o caráter cristão,mais dará glória a Deus. A Bíblia diz: À medida que oEspírito do Senhor trabalha em nós, tornamo-nos mais emais semelhantes a ele e refletimos a sua glória aindamais.16Quando você aceitou a Cristo, Deus lhe deu novavida e nova natureza. Agora, pelo resto de sua vida sobrea terra, Deus quer dar continuidade ao processo detransformação de sua per sonalidade. A Bíblia diz: Quevocês estejam sempre chei os do fruto da salvação devocês — aquelas coisas boas produzidas na sua vida porJesus Cristo —, pois isso trará muita glória e louvor aDeus.17 

Damos glória a Deus servindo a outras pessoascom nossos dons. 

 Cada um de nós foi exclusivamenteplanejado por Deus com talentos, dons, capacidades ehabilidades. O modo de você estar relacionado aosoutros não é um acidente; Deus não lhe deu suashabilidades para propósitos egoístas. Elas lhe foramconcedidas para beneficiar outras pessoas, assim comooutros receberam habilidades para o seu benefício. ABíblia diz: Deus concedeu dons a cada um de vocês,dentre a sua grande variedade de dons espirituais.Adminis trem-nos bem, para que a generosidade de Deusflua por meio de vocês. Vocês são chamados para ajudaraos outros? Ajudem com toda a força e energia com queDeus lhes supre.18

Damos glória a Deus falando dele às outraspessoas. 

 Deus não quer que seu amor e propósitossejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamosconhecido a verdade, ele espera que a partilhemos comos outros. Este é um enorme privilégio — apresentar Jesusàs outras pessoas, ajudando-as á des cobrir seuspropósitos e preparando-as para seu destino eterno. ABíblia diz que, à medida que a graça de Deus trouxermais e mais pessoas para Cristo, Deus receberá mais emais glória.19 

Qual será o objetivo de sua vida?

 Viver o resto de sua vida para a glória de Deusexigirá uma mudan ça em suas prioridades, agenda,relacionamentos e tudo o mais; e algumas vezessignificará pegar o caminho mais difícil, em vez do maisfácil. Até mesmo Jesus teve dificuldades com isso.Consciente de que estava para ser crucificado, eleclamou: Minha alma está perturbada; e será que devodizer: “Pai, livra-me desta hora”? Mas, foi para essepropósito que eu vim para esta hora. Pai, glorifica o teunome.20Jesus deparou com uma bifurcação em seucaminho: cumpriria ele seu propósito, glorificando aDeus, ou recuaria e viveria uma vida confortável eegoísta? Você agora en frenta a mesma escolha. Vocêviverá para seus próprios objetivos, conforto e pra zer ouviverá o resto de sua vida para a glória de Deus,sabendo que ele prome teu recompensas eternas? ABíblia diz: Quem quer preservar a vida como ela é acabapor destruí-la. Mas, se você abrir mão dela, ela será suapara sempre, real e eterna.21Este é o momento de definir esta questão: “Paraquem você irá viver: para si ou para Deus?”. Você podetitubear, imaginando se terá forças para viver paraDeus, mas não se preocupe. Deus lhe dará tudo que fornecessário, se você apenas fizer a escolha de viver porele. A Bíblia diz: Tudo que é necessário para uma vidaagradável a Deus temos recebido, miraculosamente, pormeio do conhecimento pessoal e íntimo daquele que noschamou para Deus22Neste exato momento, Deus o está convidando aviver para sua glória, cumprindo os propósitos que eleestabeleceu para você. Essa é realmente a única formade viver. Todo o resto é apenas existir. A verdadeira vidacomeça quando você se compromete completamen te comJesus Cristo. Se não está seguro de ter feito isso, tudoque você precisa é receber e acreditar. A Bíblia deixaclara a promessa que aos que o receberam, aos quecreram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornaremfilhos de Deus.23 E quanto a você? Vai aceitar a ofertade Deus?Em primeiro lugar, creia. Creia que Deus o ama, e ocriou para seus propósitos. Creia que você não é umacidente. Creia que você foi feito para ser eterno. Creiaque Deus escolheu você para ter um rela cionamentocom Jesus, o qual morreu na cruz por você. Creia que, adespeito de suas ações passadas, Deus quer perdoar avocê.Em segundo lugar, receba. Receba Jesus em suavida como seu Senhor e Salvador. Receba o perdão pelospecados. Receba o Espírito, que lhe dará poder paracumprir o propósito de sua vida. A Bíblia diz: Qualquerpessoa que aceite o Filho e confie nele receberá tudo, vidacompleta e para sempre.24 Onde quer que você estejalendo este trecho, convido-o a inclinar a cabeça e a fazerem voz baixa a oração que mudará sua eternidade:“Jesus, em ti eu creio e te rece bo”. Siga em frente.Se você fez essa oração com sinceridade, meusparabéns! Bem vindo à família de Deus! Você agora estápronto para descobrir e começar a viver o propósito deDeus para sua vida. Recomendo en faticamente que vocêconte a alguém sobre isso, pois você precisará de apoio.Se você me enviar um e-mail (v. “Apêndice 2”), enviareium livrete que escrevi chamado Your first steps forspiritual growth [Seus primeiros passos para ocrescimento espiritual]”.Sétimo DiaPensando sobre meu propósitoUm tema para reflexão: Tudo isto é para ele. 

Um versículo para memorizar:

Todas as coisasvêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seupo der, e tudo é para sua glória. A Ele seja a glória paratodo o sempre (Romanos 11.36; bv).

Uma pergunta para meditar: 

 Em que parte deminha rotina posso me tornar mais consciente da glóriade Deus?


Rev. Ms. Manoel Peres Sobrinho

Construção de Hotel quatro estrelas é anunciada em Votorantim

Ipanema Online

CEO da rede Blue Tree, Chieko Aoki
Alana Damasceno / Ipanema Online

O prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta anunciou nesta terça-feira (10), juntamente com os investidores a vinda do novo empreendimento da Blue Tree Hotels.

O município por estar situado numa das regiões econômicas de maior crescimento no estado, passará a contar com um hotel de alto padrão, capaz de atender as necessidades dos executivos que viajam com o objetivo de gerar negócios.

O anúncio contou com a presença da presidente da rede hoteleira, Chieko Aoki. “A Blue Tree Hotels tem apostado nos pólos de atração de negócios no interior do estado, com o objetivo de levar aos executivos dessas regiões serviços com alto padrão de excelência e inovações em serviços. Acreditamos no sucesso desse empreendimento na região de Sorocaba e temos certeza de que irá gerar muitas oportunidades de negócios para nossos parceiros e clientes”, explica a CEO da Blue Tree Hotels.

O novo empreendimento é fruto da parceria da rede com a MSA Engenharia, empresa responsável pela realização e construção, e a incorporadora SS. Serão investidos R$ 150 milhões e o início das operações está previsto para 2014.



O Blue Tree será construído em área nobre, com localização privilegiada: próxima ao shopping Iguatemi, que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2013, e do novo condomínio Alphaville. Situado na divisa de Votorantim com Sorocaba, região que passa por forte ebulição econômica, o empreendimento oferecerá fácil acesso rodoviário a outros importantes pólos de negócios do interior do estado.

A unidade foi projetada com mais de 290 apartamentos, incluindo 10 suítes jr, 4 suítes executivas e 15 unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A área de eventos, concebida para atender desde encontros corporativos a eventos sociais, contará com pé direito de 7 metros e capacidade para receber até 1000 pessoas.

O restaurante do hotel irá oferecer ao público interno e externo o melhor da gastronomia contemporânea e terá capacidade para atender 255 pessoas. Os hóspedes poderão desfrutar das áreas de lazer e bem-estar, que incluem piscina, spa e fitness center.

Ouça a Rádio Cultura Votorantim