domingo, 20 de abril de 2014

Família aguarda transferência de bebê com síndrome rara para São Paulo

Ana Carolina Levorato
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Sofia deverá ser transferida para São Paulo (SP) na próxima semana.
TRF solicitou novos exames antes de decidir sobre transplante.


Sofia deverá ser transferida de ambulância nesta semana (Foto: Divulgação/ Campanha 'Ajude a Sofia')


A família de Sofia Gonçalves de Lacerda aguarda a transferência do bebê de três meses do Hospital Samaritano, em Sorocaba (SP) para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde passará por exames minuciosos. Sofia deverá ser transferida somente depois do feriado. Apesar de não concordar com a transferência da filha, a mãe de Sofia, Patrícia de Lacerda, disse em entrevista ao G1 que está de malas prontas para levar a menina de Sorocaba para São Paulo.

Sofia sofre com a síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. Segundo a mãe, a menina nunca fez necessidades e se alimenta através de uma sonda. Para sobreviver, a menina precisa fazer transplante de três órgãos.

“Na verdade, eu não queria que ela fosse para São Paulo e sim direto para o EUA onde ela faria o transplante. A viagem é muito cansativa o meu medo é que ela se desgaste demais. Mas, eu espero que esses exames sejam conclusivos para determinar o transplante dela”, comenta Patrícia, que escreveu uma declaração onde pediu que a menina fosse internada em um quarto separado e que os procedimentos clínicos durem uma semana, já que há o alto risco de infecção.

Conforme a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) divulgada na quarta-feira (16), que negou o pedido imediato de transplante nos Estados Unidos, o bebê deverá ser transferido em uma ambulância totalmente equipada e custeada pelo Governo Federal. De acordo com o advogado da família, Miguel Navarro, o desembargador entendeu, por hora, que a menina deve ser levada para o HC para avaliar a situação de saúde dela e a necessidade de transplante.

Somente após o diagnóstico completo, será possível julgar se Sofia deverá ser encaminhada para os EUA ou não. “Segundo consta no processo, os exames serão realizados para ver se o bebê tem condições de aguentar uma viagem até os EUA. Além disso, os médicos também irão analisar se a nutrição dela poderá ser modificada até que ela chegue aos 10 quilos, peso recomendado para o transplante”, explica o advogado.

Ainda segundo o advogado da família, apesar da expectativa da família, Sofia deverá ser transferida somente depois do feriado. Os pais pediram para ir com ela, mas eles ainda não tiveram nenhuma resposta. “Os exames feitos em SP darão mais força jurídica para exigir a rapidez no transplante da menina. Apesar da urgência, ainda não há um prazo determinado para ia transferência de Sofia, mas se a demora for muito grande, poderemos entrar com uma ordem de desobediência contra a União”, ressalta Miguel Navarro.

'Ajude a Sofia'
Desde que descobriu a doença, a família está pedindo ajuda financeira para conseguir uma viagem até os Estados Unidos, único país onde há a possibilidade da realização da cirurgia que pode reverter o quadro de saúde da menina. A campanha foi intitulada como "Ajude a Sofia" e ganhou força nas redes sociais e mais de 120 mil pessoas já curtiram e compartilharam a página.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim