quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mestre de muay thai Pako Oliveira ministrará aula em Minas Gerais


Agora é a vez de Minas Gerais. A academia Tribus, localizada em Belo Horizonte, receberá uma aula de muay boran, arte originária da Tailândia
Pako Oliveira realizará, no próximo dia 25, uma aula de muay thai em Belo Horizonte. Na ocasião, ele transmitirá um pouco da sua metodologia ao professor Leonardo Costa Val, responsável por ensinar a arte marcial tailandesa na academia Tribus, recém-afiliada à metodologia aplicada pelo mestre Pako, representante da Association Institute of Thai Martial Arts (AITMA) no Brasil, maior federação da modalidade no mundo, presente em 55 países.
Leonardo treina muay thai há 15 anos e sempre procurou seguir as técnicas provenientes da modalidade. "Por muito tempo procurei uma federação para me afiliar, porém não encontrava nenhuma que realmente seguisse as premissas do esporte. Cheguei a pensar em ir à Tailândia, com o intuito de pedir a um mestre local para me federar, foi quando um amigo me indicou o Pako e fiquei encantado com o método ensinado por ele", relembra o professor. "Há duas semanas, fui para Sorocaba, onde fiquei por três dias treinando intensamente com o mestre, ao final desse período me graduei e obtive a autorização para representar a AITMA em Minas Gerais", conta.
Agora será o mestre Pako quem irá a capital mineira, para conhecer a academia e aprimorar as técnicas de Leonardo. "Eu ensino a todos os afiliados o muay boran, também chamado de muay thai raiz. Transmito as técnicas do estilo, seus nomes em tailandês e como aplica-las em competições", explica.
Ele treinou muay thai no Brasil durante 20 anos, quando resolveu ir à Tailândia aprender mais sobre a origem do esporte e aprimorar suas técnicas. "Durante cinco anos treinei com os mestres Pratin Suckchamroen, que possui o 15º grau da graduação máxima da modalidade, e Narong Wongsoonthon, detentor do 16º grau, quando pude aprender o verdadeiro muay thai raiz", recorda Pako, que ostenta o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima) em seu 12º grau.
E o mestre Pako quer continuar a disseminar a sua metodologia, como já o faz em academias de Sorocaba, Votorantim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Itu e Porto Feliz. Para o mês de maio, ele tem dois seminários previstos, um no Rio Grande do Sul e outro no Pará.

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim