sábado, 19 de abril de 2014

SEXTA-FEIRA SANTA - Celebrações da Paixão de Cristo emocionam os fiéis

Jornal Cruzeiro do Sul
Fernando Guimarães








Procissão e encenações lembraram o martírio de Jesus Cristo até a sua morte e ressurreição

Centenas de católicos acompanharam ontem as tradicionais atividades religiosas organizadas pela igreja
 todos os anos para celebrar a Sexta-Feira Santa. Em diversos pontos de Sorocaba, os fiéis e público em geral puderam assistir a cerimônias realizadas nas igrejas, entre elas, a presidida pelo arcebispo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, na Catedral Metropolitana de Sorocaba. Em Votorantim, a comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, apresentou a 18ª edição da encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para um público estimado em cerca de oito mil pessoas. Praticamente, no mesmo horário, na Catedral de Sorocaba, foi realizada a procissão com as seculares imagens de Jesus Morto e Nossa Senhora das Dores; na sequência, houve o encerramento com a encenação da Paixão de Cristo nas escadarias por integrantes da juventude católica.


Adoração da Cruz

Às 15h de ontem, o arcebispo dom Eduardo celebrou a Paixão do Senhor. Assistida por centenas de católicos, a celebração propôs uma reflexão sobre a Páscoa, perpassando pelas chamadas estações do calvário do Messias, a Santa-Ceia, a prisão, o açoitamento, a caminhada até o ponto de sua crucificação e a ressuscitação. Ao final da cerimônia, ministros da Eucaristia levaram até o arcebispo, pelo corredor central da Catedral, a cruz coberta com uma túnica vermelha, sendo a imagem descoberta por dom Eduardo no altar, para o momento de Adoração da Cruz, quando os fiéis, em silêncio, dirigem-se até a imagem para beijá-la.

À noite, o pároco da Catedral, padre Tadeu Rocha Moraes, presidiu a cerimônia e a procissão do Senhor Morto, na frente da igreja. Com cerca de mil pessoas, padre Tadeu percorreu ruas do Centro acompanhado da legião de fiéis. A procissão deixou a praça central, por volta das 19h40, subiu a rua São Bento, desceu a rua Miranda Azevedo, caminhou pela rua da Penha até a rua Monsenhor João Soares. Dessa via, acessou a rua Brigadeiro Tobias, rua 15 de Novembro até chegar à praça novamente. Nas sequência, houve a encenação da Paixão de Cristo, com a participação de aproximadamente vinte atores. Um palco foi improvisado nos degraus da Catedral. Neste ano, ao contrário do ano passado, houve a inclusão da santa-ceia.

Em Votorantim
Com cerca de oito mil pessoas, número estimado pelos organizadores do evento, aconteceu ontem a 18ª edição da encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Três palcos foram montados no campo de futebol existente ao lado da pista de bicicross da praça do Parque Jataí. Aos olhos atentos do público, parte sentada nos morros, outra perto das grades de separação do espaço onde ocorria a encenação e, também, duas grandes arquibancadas montadas no local com capacidade para mais de três mil pessoas, foram reproduzidas as 14 estações da via-sacra de Cristo.

A encenação começou às 19h30 e terminou perto das 22h. A abertura foi realizada pelo padre Marcos Alexandre. Mais de cem pessoas participaram do elenco. Neste ano, a encenação começou com a chegada de Jesus a Jerusalém, seguindo com Lava-Pés, santa-ceia, via-sacra, crucificação, morte e ressurreição. Os atores preparam-se desde o início do ano para transmitir em cena o realismo que emociona o público. A concentração do elenco foi fator marcante na apresentação. As músicas foram cantadas ao vivo, bem como a narração das estações da via-crúcis e as danças. Para a realização do evento, o grupo recebeu o apoio da Prefeitura de Votorantim e de empresas. No ano passado, seis mil pessoas emocionaram-se com o teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim