quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira


A imunização é destinada a maiores de 60 anos, crianças com mais de seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias e profissionais de saúde. Sábado, dia 26, haverá 17 postos de vacinação na cidade.

Votorantim inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe nesta quinta-feira, dia 24. Neste ano, o público-alvo da imunização é composto por cinco grupos, entre crianças, adultos e idosos e o calendário estipulado pelo Ministéio da Saúde prevê um estratégia especial para o próximo sábado, 26 de abril, o chamado “Dia D” ou “Dia de Mobilização Nacional”. A campanha segue até dia 09 de maio em todo o Brasil, mas a orientação é que os grupos que têm indicação para a vacina procurem os postos de atendimento o quanto antes para garantir a proteção contra a doença nos meses de inverno, conforme destaca a secretária da Saúde, Izilda Chiozzoto de Moraes.


Além dos idosos com idade a partir dos 60 anos, a vacina está recomendada e garantida a crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e profissionais de saúde. Em todo o Brasil, mais de 49 milhões de pessoas fazem parte do público da campanha. Em Votorantim, a estimativa é que sejam 26.930 dentro dos critérios estabelecidos e a Secretaria da Saúde solicita aos que tiverem carteira de vacinação apresentem o documento para o registro da dose.


Para facilitar o acesso durante a campanha, haverá postos fixos de vacinação de segunda a sexta-feira em doze Unidades Básicas de Saude e na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na Rua Antônio Fernandes, n° 50, no Centro e que funciona das 8h às 16h.

Dia estratégico é sábado

Para este sábado, dia 26, além das doze UBSs que abrirão das 8h às 17h, haverá mais cinco postos extras em locais estratégicos de Votorantim. “As pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante a semana, terão essa oportunidade de se vacinar no sábado e para isso haverá opções em todas as regiões da cidade”, destacou a secretária da Saúde.

Na Praça Lecy de Campos o atendimento será das 8h às 12h, na Associação dos Moradores do Parque Bela Vista será das 13h às 17h, no Supermercado Correia da Avenida São João, das 8h ás 17h e no Hipermercado Carrefour Esplanada a vacina será oferecida das 8h às 20h. Como a UBS do Jardim Archila encontra-se em reformas, aquela região da cidade, será atendida no sábado, das 8h às 17h em um posto extra que funcionará no Centro Comunitário Vital de Oliveira, localizado na Rua Joaquim Correa, no bairro do Curtume.

Distribuídas pela Direção Regional de Saúde (DRS-16), o primeiro lote das doses para a realização da campanha chegaram a Votorantim nesta terça-feira (22). Foram entregues 10 mil unidades para a abertura da campanha e essas doses já começaram a ser destinadas às unidades de saúde para início dos atendimentos na quinta-feira.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim