quinta-feira, 31 de julho de 2014

Festas juninas em Sorocaba e Votorantim ajudaram 33 entidades

Jornal Cruzeiro do Sul
Anderson Oliveira

Pelos dois eventos passaram 440 mil pessoas




As festas juninas de Sorocaba e Votorantim, além de levar diversão e atrações diversificadas para o público, contribuiram para o sustento das 55 entidades participantes. A chuva impediu que o público fosse maior na festa de Sorocaba, que contabilizou 120 mil pessoas. Em Votorantim, o festejo foi prestigiado por 320 mil pessoas. A avaliação de representantes das instituições beneficentes, contudo, foi positiva. Segundo a Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), o faturamento das entidades foi 30% superior ao apresentado em 2013.

"O evento foi excelente, apesar da chuva atrapalhar um pouco. Foram quatro dias de chuva esse ano, e, no ano passado foram, dois dias. Mas foi muito bom, em razão da qualidade dos shows, do layout da festa", avalia Donizeti Morais, presidente da Afejubes. A instalação de um parque no local da festa também contribuiu para o sucesso, ele acrescenta, que resultou em um aumento médio de 30% no faturamento das entidades. "Na verdade, essa festa representa o faturamento e a manutenção dos projetos sociais, que, muitas vezes, só têm essa fonte de renda", ressalta ele.

O Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Votorantim afirma, por meio de nota, que fez uma avaliação positiva da edição da festa junina deste ano. Nos 17 dias de evento, não ocorreram problemas e várias melhorias destacaram o evento, que atraiu milhares de pessoas em toda a região. A presidente do Comas, Helena Amália da Silva, afirma que "ver a festa pronta não dá ao visitante a ideia de quanto trabalho e responsabilidade existe por traz dela." Para ela, são necessários muitos detalhes, cuidado e dedicação "para garantir que tudo esteja pronto e aconteça da melhor forma".

Ainda de acordo com a nota, o objetivo da Festa Junina de Votorantim foi dar melhores condições de trabalho às obras assistenciais. Outra meta foi facilitar a identificação dessas instituições pelo visitante que deseja ajudar alguma entidade. "Ao consumir nas barracas, o público ajuda a manter diversos tipos de trabalhos assistenciais em Votorantim, garantindo os recursos que muitas entidades utilizam ao longo de todo ano", conclui Helena.

Entidades comemoram

Em Sorocaba, 33 entidades beneficentes participaram da Festa Junina. Já em Votorantim, 22 puderam trabalhar para divulgar seus trabalhos e obter renda. Isso fez com que elas pudessem garantir sustento pelos próximos meses ou fazer investimentos necessários para a continuação de suas atividades. É o caso da Casa de Belém de Votorantim e da Associação Comunitária Inhayba, de Sorocaba.

"Nossa avaliação foi positiva. Mas a gente arrecada sempre menos do que imaginava, pois, desta vez, tivemos dificuldades no remanejamento dos restaurantes. Mas o clima ajudou muito e isso é importante, porque as pessoas não descem para a festa na chuva", destaca a presidente da Casa de Belém, Suzana Marteline Pivetta. Segundo ela, a renda obtida nos dias da festa devem contribuir com o pagamento dos funcionários da entidade. "Na Casa de Belém, o gasto é muito grande com funcionários e precisamos de fixos nos três períodos", conta.

Já a Ação Comunitária Inhayba, que havia sofrido dois assaltos - inclusive, com roubo de equipamentos utilizados na festa -, teve de investir o dinheiro obtido na festa junina em segurança. "Infelizmente, esse dinheiro já foi usado, para colocar sistema de alarme na escola inteirinha. Gostaria que tivesse sido usado para projetos com as crianças e comunidade", explica a coordenadora, Vanessa Cristina Machado. A entidade participou da edição deste ano graças à ajuda que obteve da empresa Chocolate Show, que emprestou uma máquina para fazer fondue de chocolate, ela diz. "Graças a isso, tivemos crescimento de mais de 30% no lucro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim