terça-feira, 29 de julho de 2014

Passeio histórico cultural leva estudantes para conhecer a cidade

Estudantes da rede municipal de Votorantim começaram nesta semana a visitar pontos históricos e de importância cultural da cidade para conhecer mais sobre suas raízes e enriquecer os estudos. O passeio é voltado aos estudantes dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental totalizando cerca de 2.500 crianças de 9 a 11 anos até o final do ano. Contadoras de histórias guiam o passeio e promovem dinâmicas e interações com as crianças em seis locais: Bairro Santa Helena, Cachoeira da Chave, Bairro da Chave, Represa de Itupararanga, Bairro Barra Funda e Museu Municipal.

A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), que atua em parceria com a Secretaria da Educação (Seed) e a Associação Cultural Votorantim, contando com a realização da empresa Votorantim Energia. Os grupos sairão sempre às segundas-feiras nos períodos da manhã e da tarde, com o acompanhamento das professoras de cada turma. Nesta semana, quatro classes estrearam o projeto, duas da Escola "Profª Betty de Souza Oliveira", da Vila Domingues, e duas da Escola "Antônio Marciano", do Parque Bela Vista.

O roteiro é percorrido em três horas, incluindo uma parada para lanche. Todos os participantes recebem um folder com informações complementares sobre a história da cidade e, conforme as Secretarias da Cultura e da Educação, o conteúdo apresentado e vivenciado no passeio será complementado na escola com atividades e a continuidade da abordagem. Mônica Helena Marconi de Lima, professora do 5° ano A da Escola "Antônio Marciano", aprovou a ideia e logo no início apontou benefícios para o aprendizado. "Foi no momento certo, porque essa classe está estudando geração de energia e a visita à represa é muito importante para que possam observar como funciona na prática", comentou.

Interação é estimulada

A história da cidade e as origens dos votorantinenses também são conteúdos que despertam o interesse das crianças. Nos ônibus, a maioria declara não saber que Votorantim era pertencente ao município de Sorocaba e que houve um movimento organizado para o desmembramento em 1963. Muitas informações são difundidas no trajeto entre um ponto e outro. Antes de chegar ao bairro Santa Helena, as crianças ficam sabendo sobre a importância das indústrias para o crescimento e o povoamento de Votorantim.

Ao desembarcar na praça em frente Fábrica de Cimento que foi inaugurada em 1936 e continua em funcionamento, os alunos se impressionam com o tamanho da fábrica. "Achei muito legal porque tinha tudo naquele local, até as pessoas moravam ali para poder trabalhar e a entrada do coreto parece uma passagem secreta", empolgou-se Marcos Eduardo Aparecido Leite, de 10 anos.

Para completar as informações, em cada parada, as crianças participam de alguma atividade lúdica. Em Santa Helena, ao lado da igreja, a brincadeira é fingir ser uma estátua de cimento ao comando da instrutora. Maria Eduarda Malucho Pregnolato, de 10 anos, gostou dessa etapa e se impressionou com o tamanho e o barulho da fábrica. "Também gostei da Cachoeira da Chave, já tinha ouvido falar, mas não conhecia", disse.

Marcelo Domingues, titular da Sectur, explica que todo o trabalho foi construído a partir de pesquisas sobre a história de Votorantim em publicações existentes e também da colaboração de historiadores locais, como os professores Carlos Donizete e João Antônio de Queiroz. As contatoras de história Edna Souza Cruz e Aline Rosa se prepararam para o passeio e se envolveram com cada etapa do planejamento. "Estamos nos baseando nos registros da história da cidade e as informações foram divididas para cada momento. Ao longo do passeio as crianças perguntam outras coisas e também observam outros detalhes, essa interação acaba tornado cada passeio diferente", comentou Aline.

Dentro do ônibus, elas fornecem dados sobre a cidade, apresentam a bandeira do município e vão oferecendo aos participantes a oportunidade de participar e perguntar. Alguns locais da cidade são mostrados durante a passagem do ônibus, então o passeio vai além dos seis pontos onde há o desembarque. No bairro da Chave, na Praça da Bandeira, é explicada a origem do nome do bairro e foi uma das partes mais interessantes para Kaique Costa Oliveira, de 10 anos, que se mudou para Votorantim esse ano. "Não imaginava que o nome do bairro era por causa da chave do trem", disse.

Conforme os registros históricos, o Bairro da Chave recebeu esse nome devido ao percurso do trem e à atividade do maquinista que precisava acionar uma chave para que a composição parasse no bairro para o desembarque dos operários que voltavam do trabalho nas fábricas. Associada a essa informação, a participação de todos os presentes é estimulada com a declamação do poema Trem de Ferro, de Manoel Bandeira.

O último ponto do passeio é o Museu Municipal para uma visita e reconhecimento do acervo. Já familiarizados com a história, as crianças se depararam com as peças e identificam momentos e fatos que foram mencionados no passeio, reforçando o conteúdo e contribuindo para que haja a identidade com o patrimônio histórico da cidade. Conforme Marcelo Domingues, existe a intenção de abrir o acesso a outros públicos em uma segunda fase do passeio, ainda sem data prevista.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim