sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ações fecham 15 lojas de autopeças em cinco cidades

iG Paulista -

Quinze lojas de autopeças foram fechadas em cinco cidades que receberam a “Operação Desmanche” entre quarta (27) e quinta-feiras (28). Ao todo, 21 comércios foram fiscalizados em Santa Bárbara d’Oeste, Sorocaba, Votorantim, Mogi das Cruzes e Guarulhos.

Em Santa Bárbara, dos quatro vistoriados, dois não atendiam às regras da Lei dos Desmanches – criada para combater o roubo e o furto de veículos e o comércio ilegal de peças – e foram fechados.

A ação foi realizada por PMs e policiais das Delegacias Seccionais de Sorocaba e Americana, que se dividiram em equipes para fiscalizar as lojas de autopeças em Votorantim e Santa Bárbara, respectivamente.

Em Sorocaba, no interior, dois de três lojas tinham irregularidades. Na Grande São Paulo, de oito fiscalizados em Guarulhos, cinco foram lacrados, e os três comércios visitados pela polícia em Mogi das Cruzes foram fechados e autuados.

Em, Votorantim, três foram vistoriados e acabaram emparedados pelo governo municipal após a autuação do Detran.

As ações foram realizadas pelas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as prefeituras o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Fazenda.

Balanço

De 14 de julho até agora foram realizadas 14 operações contra desmanches no Estado de São Paulo, 106 estabelecimentos foram vistoriados e 71 fechados. Já aconteceram seis ações na Capital, três na Grande São Paulo e cinco no interior.

Até agora, duas pessoas foram detidas em flagrante por adulteração e receptação de autopeça furtada. As prisões aconteceram na primeira operação, em julho, e na terceira, em 1º de agosto.

O que é

A Lei dos Desmanches foi criada para combater a venda irregular de veículos e peças usadas, e, consequentemente, diminuir os índices de furto e roubo de veículo. Na Argentina, onde uma lei semelhante foi implantada na década passada, a queda dos roubos e furtos de veículos foi de 50%.

O decreto que regulamenta a Lei dos Desmanches utiliza os critérios da Lei Ficha Limpa para autorizar o funcionamento destes estabelecimentos. De acordo com o Detran, até agora mais de 900 empresas apresentaram dados para o cadastro, quase 40% delas são da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim