quinta-feira, 28 de agosto de 2014

APAS promove cursos gratuitos que criam oportunidades de trabalho e valorizam a inclusão social


Votorantim e Araçoiaba da Serra receberão os projetos voltados para a capacitação de pessoas que almejam uma recolocação no mercado de trabalho e desejam se tornar geradoras de renda

Já estão abertas as inscrições para participar dos cursos gratuitos promovidos pela diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Regional Sorocaba, que serão desenvolvidos na região. Em Votorantim será ministrado o 'Mãos Feitas', um curso de capacitação em manicure e pedicure, voltado para as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho. As aulas começam no dia 1º de setembro, no CAS do Promorar, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3219-4504.

Esta é a segunda vez que o curso de manicure e pedicure é realizado em Votorantim. Em 2013, o município recebeu o projeto 'Mãos Feitas', que formou 22 alunos, sendo a maioria moradoras do Conjunto "Mário Augusto Ribeiro".  Além das aulas monitoradas, as participantes recebem um kit profissional, composto de produtos básicos para o início do atendimento às novas clientes, tais como esmaltes, removedor, desodorante, cremes para os pés e mãos, amolecedor de cutícula, base incolor, óleo secante, nécessaire e tolha.

Segundo a diretora de Responsabilidade Social da APAS Regional Sorocaba, Fabiana Malucho Tozi, os cursos proporcionam a qualificação profissional aliada à geração de renda para as respectivas famílias. "Elas serão capacitadas para exercer uma profissão e, assim, tornam-se donas do próprio negócio. O sucesso do projeto em 2013 foi tão grande que trouxemos ele novamente para atender a lista de espera com mulheres que gostariam de realizar o curso. Desde que foram implantados pela APAS, já capacitamos 3.300 pessoas no projeto Mãos Feitas e 611 participantes do Forno e Fogão", comenta.

Em Araçoiaba da Serra, as aulas começam no dia 11 de setembro e serão destinadas aos integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Lua Nova. Eles receberão aulas do projeto 'Forno e Fogão', que tem o objetivo de proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento dos serviços de cozinha em restaurantes ou buffets, como noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar, como preparo e manipulação de alimentos, disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio.

Entre os assuntos trabalhados pelo projeto 'Forno e Fogão' estão assuntos relacionados aos conhecimentos de cozinha, como o preparo, manipulação e higienização de alimentos; disposição e arrumação de mesas e bandejas; além da preparação de cardápios.

Os alunos colocam em prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, por meio do preparo de receitas em todas as aulas, voltadas para o dia a dia e para o "faça e venda", o que proporciona uma renda familiar extra, principalmente para as profissionais desempregadas. Além disso, o curso contemplou as técnicas de congelamento e possibilidades de uso do forno micro-ondas.


Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.

OS2 Comunicação a serviço da APAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim