quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Documentário sobre Palmeiras tem cenas gravadas na região

Notícia publicada na edição de 28/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno D
Rafaela Gonçalves




As ligações históricas da região de Sorocaba com o Palmeiras serão contadas em uma trilogia de filmes sobre o clube. Dirigidos por Mauro Beting e Kin Teixeira, um dos documentários mostrará uma rua de Votorantim onde o Palestra Itália disputou o seu primeiro jogo.

Os três filmes serão lançados na seguinte sequência: 12 de Junho de 1993, em alusão ao dia que o Verdão saiu da fila de 17 anos e foi campeão paulista em cima do Corinthians; Campeão do Século, que contará a história do clube; e 99, filme que descreverá a conquista da Taça Libertadores em 1999.

Segundo Kin Teixeira, o primeiro filme deve ser lançado no dia 13 de setembro, em um evento teste do Allianz Parque. A expectativa é de que o segundo também seja exibido no novo estádio, mas em dezembro. Já o terceiro deve ser concluído no ano que vem.

Na manhã de ontem, a produtora responsável pelos filmes gravou cenas em Votorantim e entrevistou o narrador esportivo e jornalista Gerson Júnior. A equipe esteve na rua Savóia, no bairro da Chave, onde foi disputado o primeiro jogo do Palestra Itália. Na época, o bairro pertencia a Sorocaba.

A partida foi realizada no dia 24 de janeiro de 1915. Na ocasião, o Palestra enfrentou o Savóia, um time formado por italianos e descendentes que trabalhavam na fábrica de tecidos Votorantim. Participaram deste jogo, defendendo o time de Votorantim, dois dos quatro irmãos Imparato, que alguns anos depois fizeram história com a camisa do Palestra. Além de José Stillitano, sorocabano, que foi o primeiro goleiro do Verdão, disputando apenas um jogo. O Verdão venceu o jogo por 2 a 0.

Ex-morador da rua Savóia, Gerson Júnior pesquisou a origem do nome da rua e descobriu que o local foi palco da primeira partida do Verdão. Ele, então, entrou em contato com o jornalista Mauro Beting, que se interessou pela história e mandou a equipe de produção registrar os relatos do "curioso", como ele se intitula. "Meu sonho era levar o nome de Votorantim para o centenário do Palmeiras, que as pessoas soubessem que o ponta pé inicial do Palestra foi dado aqui", disse.

De acordo com Kin Teixeira, um dos objetivos do filme é mostrar como a história do Palmeiras está ligada a diversos fatos históricos. E é neste sentido, por Votorantim também ter ligações com o processo de imigração italiana, que a cidade fará parte do filme. "Votorantim é a única cidade do interior que entra no filme, pelos registros e pela questão do primeiro jogo, e também pela ajuda de pesquisa do Gerson", explicou.

"A gente fez questão de vir aqui porque Votorantim tem uma importância bem significativa dentro deste resgate histórico. O Palmeiras está bem entrelaçado com a história, pelo fato de ter sido formado por uma base de operários, pelo fato de ter que mudar de nome em 1942 por conta da segunda guerra mundial e da declaração de guerra contra o eixo", complementou.

Diante de tantos relatos, o diretor do filme acredita que a obra será muito bem aceita na região. "O votorantinense entra nesta história com bastante participação, ganha notoriedade por ser o primeiro time adversário do Palmeiras e, por conta disso, está registrado no filme, já que é um resgate histórico. Então, acho que é uma questão de orgulho", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim