sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Escola Sustentável - Programa propõe ações de sustentabilidade em sistema de cooperação nas escolas de Votorantim


Nove temas são trabalhados, como Água, Resíduos Sólidos e Biodiversidade. A comunidade escolar é preparada e estimulada a observar e identificar demandas ambientais, além de propor melhorias para a própria escola e o bairro. O programa gera ações concretas para a redução dos impactos ambientais na cidade e auxilia na formação de cidadãos mais ativos


Envolver toda a comunidade escolar com ações voltadas à sustentabilidade em um sistema de cooperação que estimula ações concretas e a formação de cidadãos mais atentos e ativos quanto às questões do meio ambiente é o foco do programa Escola Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim. A iniciativa uniu as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação e já vem sendo implantada em sete escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

A Educação Ambiental já é um tema transversal no currículo escolar, mas o programa oferece uma proposta dinâmica de trabalho que proporciona a participação ativa de alunos, professores e funcionários dentro e fora da escola. O programa será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, dia 08 de agosto, no Parque Municipal do Matão "Jonas Domingues", às 14h30, quando as escolas participantes receberão composteiras e coletores de pilhas para ampliar suas ações. Os equipamentos foram doados respectivamente pelas empresas Controlflex e Águas de Votorantim, parceiras que colaboram com o programa. Entre os apoiadores externos também está a Fibria Celulose, que participará viabilizando a execução de projetos que as escolas deverão propor ao longo do programa.

O Escola Sustentável trabalha com nove temas e cada um deles é desmembrado em ações que são sugeridas às escolas, uma abordagem bastante ampla com uma metodologia sequenciada e capacitações de professores e gestores, conforme explica o secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite. "Estamos no primeiro ciclo com as escolas que aderiram ao nosso primeiro convite. São unidades que já tinham uma atenção com as questões do meio ambiente e desde março começaram a receber capacitação e seguir o manual do programa atuando de forma direcionada nos nove temas propostos".


Hábitos, participação e cidadania


A secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, explica que a escolha pelas crianças do ensino fundamental, com idade entre 6 e 10 anos, é estratégica. "Sabe-se que é até os 10 anos de idade que mais incorporamos aquilo que nos é apresentado como exemplo, portanto, esse envolvimento e a vivência de ações práticas voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade certamente favorece que essas crianças de hoje sejam cidadãos mais conscientes e ativos nesse contexto ao longo da vida", comentou.

Conforme a secretária, quando se trata das questões ambientais, os resultados costumam ser obtidos a longo prazo e por isso o foco nas crianças é tão importante. Por outro lado, o programa também garante a motivação das crianças já que incentiva uma atuação concreta com a apresentação e o atendimento de propostas. "Dessa forma, a criança tem mais um estímulo já que consegue observar resultados concretos graças à sistemática do programa", explicou.

Cada tema tem ações sugeridas e uma pontuação que vai sendo atribuída a partir dos relatórios descritivos e fotográficos que a escola elabora. O programa propõe atividades práticas e teóricas e também oferece atividades lúdicas, estimulando que as crianças observem a escola e o bairro para identificar demandas ambientais e, principalmente, incorporem hábitos ambientalmente responsáveis. "Ao propor soluções práticas de melhoria, as crianças aprendem que podem e devem atuar ativamente na proteção do meio ambiente e participar das ações de interesse da comunidade", comentou o cientista ambiental Ricardo Naccarati, diretor de planejamento e educação ambiental.

O primeiro ciclo do programa vai até setembro, quando haverá uma avaliação de todas as escolas, mas o diretor conta que várias propostas já foram apresentas e bem-sucedidas. A Escola "Gerson Soares de Arruda", no Parque São João, solicitou a arborização de uma área próxima e a Escola "Helena Pereira de Moraes", no Centro, conseguiu a revitalização da margem do Rio Sorocaba em frente a escola, em uma área que foi limpa, teve resíduos retirados e recebeu o plantio de espécies nativas. Também houve a solicitação para a presença de técnicos da Sema para levar informações sobre temas de interesse das escolas, como ocorreu na Escola "Isabel Fernandes Pedroso", no Jardim São Lucas, com uma aula expositiva sobre Resíduos Sólidos e Biodiversidade.

As outras escolas que já estão participando do programa são: "Profª Betty de Souza Oliveira", da Vila Domingues, "Prof. Cândido dos Santos", no Green Valley, "Prof. Lauro Alves Lima", Jardim Serrano, e Profª Mercedes Santucci, Jardim Novo Mundo. Todas elas já receberam coletores de recicláveis e de óleo de cozinha.

Pedido de um sistema para o reaproveitamento da água da chuva, remoção de resíduos em áreas próximas às escolas, implantação de hortas, feiras de troca para evitar o consumo e aumentar a vida útil de bens duráveis, identificação de demandas da comunidade são algumas das ações que as escolas já desenvolveram nos primeiros meses. Com todas as áreas de trabalho propostas pelo programa, conforme Naccarati, os benefícios e retornos esperados são vários, desde a retirada de resíduos irregularmente depositados na natureza, destinação correta desse material e redução da poluição, até a redução da extração de mais recursos naturais. Também há benefícios à Cooperativa de Recicláveis de Votorantim (Coopervot) que recebe todo material separado para reciclagem. "A atenção está voltada aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, conjunto que é chamado de tripé da sustentabilidade", finalizou.

Os nove temas propostos pelo programa Escola Sustentável são: Educação Sanitária, Água, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Escola Sustentável, Arborização, Qualidade do Ar, Educação Ambiental e Estrutura Ambiental. Finalizado o primeiro ciclo, haverá uma avaliação das escolas participantes. Também está prevista a ampliação das unidades escolares para as próximas etapas.

Secom Votorantim

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