domingo, 21 de setembro de 2014

Alunos arrecadam cabelos para confecção de perucas destinadas a crianças com câncer

Jornal Cruzeiro do Sul
Jéssica Nascimento
programa de estágio


Em quase duas semanas de mobilização, mais de 20 pessoas já doaram seus cabelos para a campanha 


  A professora Tatiane Reis e a diretora Priscila Camillo Pereira - PEDRO NEGRÃO


Com objetivo de destinar cabelos para a confecção de perucas para crianças com câncer, alunos de 9 e 10 anos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Helena de Moraes Scripillitti, na Vila Votocel, em Votorantim, estão organizando uma campanha solidária. Em quase duas semanas de mobilização, mais de 20 pessoas já doaram seus cabelos. Com os slogans "Doe cabelo e devolva um sorriso" e "Mude o seu visual e ajude uma criança com câncer", estudantes e familiares estão se motivando a participar da ação, como a aluna Letícia Rocha Silva, 9 anos, que cortou o cabelo na primeira semana da campanha. "Deve ser difícil para elas ficar sem cabelo. O meu cabelo era bem comprido, chegava na cintura. Vai dar uma peruca bem longa. As crianças vão gostar e ficar feliz. Isso é uma mudança na vida delas", afirma.

Segundo a professora Tatiane Reis, que organizou o projeto, a ideia surgiu a partir de uma atividade da apostila de Português sobre gêneros textuais, que propunha a leitura de textos publicitários de campanhas de voluntariado. "Estávamos decidindo qual tema a ação poderia ter. Uma aluna solicitou esse tema, pois lembrou de ter visto uma foto minha, em uma rede social, de quando doei meu cabelo para outra campanha, no começo do ano. Fizemos uma votação e a maioria concordou", conta.

Tatiane diz que os 28 alunos participaram da realização da campanha. "Tudo foi realizado pelos alunos. Eles criaram os slogans, as ilustrações do folheto e estão divulgando para os familiares, vizinhos e amigos", explica.

A professora diz que o projeto começou pequeno e está crescendo cada vez mais. "O que era para acontecer dentro da sala de aula se expandiu para fora. Os alunos estão arrecadando muitas doações", destaca. Conforme Tatiane, as doações serão destinadas ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), em Sorocaba. "Pelo sucesso que a campanha está fazendo, não sabemos quantas doações iremos arrecadar até o dia 30 de novembro, quando os cabelos serão entregues ao hospital", diz.

A diretora da escola, Priscila Camillo Pereira, ficou impressionada com a evolução da ação. "A campanha está crescendo bastante. A princípio, os alunos iriam ver se conheciam pessoas que iriam cortar o cabelo e perguntar se queriam doar. Agora, os próprios alunos estão cortando os cabelos para doar. Até os familiares estão participando", ressalta.

Um ato de solidariedade

Como um ato solidário, algumas alunas da escola já fizeram a doação para ajudar outras crianças. Bianca Thaís Rodrigues, 10, disse que resolveu colaborar com o projeto quando lembrou das crianças que têm câncer. "Elas ficam carequinhas e sem sobrancelha. Eu fiquei com dó e queria ajudar. Acho que elas vão ficar muito felizes e bonitas", supõe. Yasmin Brito Soares Lucena, 8, também cortou os cabelos para ajudar. "Eu pensei nas menininhas com câncer e fiquei com muito dó. Então resolvi cortar meu cabelo", conta. Yasmim disse que vai poder ajudar mais de uma criança. "Um amigo meu que trabalhava na escola disse que meu cabelo era tão grande que dava para fazer três perucas", conta entusiasmada.

Algumas alunas ainda estão aderindo à campanha. Fabiana Aparecida Marcondes, 10, e Maria Clara Rosa Machado, 9, iriam cortar os cabelos ontem. "Assim também podemos ajudar as crianças com câncer. Vamos cortar na altura do ombro. Acho que dá para fazer duas perucas com nossos cabelos", dizem. Os meninos também participam da campanha, divulgando para amigos e familiares.

Segundo a professora, após a arrecadação de cabelos, a campanha vai continuar com uma outra ação. "Na segunda-feira estive no Gpaci e eles me disseram que faltam profissionais voluntários para confeccionar as perucas para as crianças. Então, vamos realizar uma segunda etapa na ação, para encontrar cabeleireiros que se interessem em contribuir", destaca Tatiane.

Permissão dos pais
Os cabelos não são cortados na escola. Os alunos interessados em doar os cabelos recebem a orientação para conversar com os pais em casa para pedir autorização para cortar o cabelo. Os pais também estão se comovendo com a campanha, quando os alunos explicam o objetivo. Algumas mães de estudantes também demonstraram interesse em participar.

Para doar

Para contribuir com a ação é preciso doar pelo menos dez centímetros de cabelo. Os cabelos com química também são aceitos. O cabelo cortado deve estar dentro de um saco plástico, amarrado com um elástico. A doação pode ser entregue a qualquer aluno do 4º ano A ou diretamente na secretaria da escola. O folheto elaborado pelos alunos possui os passos para quem deseja participar. Interessados em ajudar a divulgar podem ir buscar os folhetos na escola, localizada na rua Eugênio Ildefonso, 111, na Vila Votocel, em Votorantim. Quem colaborou com a campanha pode enviar uma foto segurando o cabelo cortado no e-mail tatireis.82@gmail.com, para receber um certificado com o agradecimento das crianças. (Supervisão: Daniela Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim