terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cinefest Votorantim fecha com 363 obras inscritas

Jornal Cruzeiro do Sul

Com recorde no número de inscrições de curtas regionais, o Cinefest Votorantim contabilizou o total de 363 obras inscritas, depois de dois anos de pausa na realização do evento. Dessas inscrições, 46 são de realizadores da Região Metropolitana de Sorocaba, mais que o dobro da média de filmes recebidos nas edições anteriores.

De acordo com a curadora do festival, Renata Saraceni, e com o secretário de Cultura de Votorantim, Marcelo Domingues, o número - que é bem menor do que as quase 500 inscrições realizadas para a última edição do evento, em 2011 -, está na média dos grandes festivais e reflete uma mudança, a delimitação de tempo para os curtas, que agora não podem ultrapassar os 15 minutos. A medida, contou Domingues, é para dar mais dinâmica ao evento, que ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro e, pelo segundo ano, conta com a parceria do Sesc Sorocaba.

"Eu esperava um pouco mais no número de inscritos, mas, ao entrar em contato com outras pessoas que têm feito festivais, descobri que esse total está na média dos festivais", falou Domingues, explicando que isso também tem a ver com o fato de hoje existir muitos festivais, tanto nacionais quanto internacionais, quase nas mesmas datas e com mais facilidades para inscrição, por conta da tecnologia. "Hoje o realizador tem muitas opções, então acaba diminuindo mesmo esse número. Eu mesmo não consigo me inscrever, com o meu curta Espantalho, em muitos festivais", reconhece o secretário, que também é diretor.

Mas o que tanto Domingues quanto Renata comemoram é o expressivo número de 46 obras regionais inscritas, vindas de toda a Região Metropolitana de Sorocaba, mais do que o dobro do total registrado nas edições anteriores. Desse total, 28 são de Sorocaba, a maior participação entre as cidades.

E a mobilização regional, tão incentivada pelos realizadores do festival quando anunciaram a abertura das inscrições, deverá ser premiada. De acordo com a curadora, primeiramente esperavam selecionar 30 curtas-metragens nacionais e 10 curtas regionais. No entanto, por conta dessa procura, há a possibilidade de aumentarem o número de curtas regionais selecionados, para valorizar os trabalhos realizados na região. "Vamos ver o que conseguimos", adianta Renata que, junto com sua equipe, dá início a outro momento do processo, que é a seleção dessas obras recebidas de todos os Estados brasileiros. Em breve, conta Domingues, já deverão anunciar os selecionados - que este ano terão ajuda de custo para assistir à exibição do curta no festival - e também a programação com o nome do convidado especial dessa edição e se haverá exibição de algum longa-metragem. (Maíra Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim