sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Abaporu realiza segunda edição amanhã

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes


Seis bandas se apresentam no festival promovido pelo Rasgada Coletiva. Haverá também desafio de cururu e feira de vinil


A banda Wry sobe ao palco às 20h - DIVULGAÇÃO/ FABRÍCIO VIANNA


Do tradicional cururu até a música transcendental, a segunda edição do Abaporu - Festival comedor de gente acontece amanhã, em Votorantim, defendendo o mote da integração entre as pessoas e os estilos. Realizado pelo coletivo Rasgada Coletiva, com apoio da Prefeitura Municipal de Votorantim, através da Secretaria de Cultura de Votorantim, o evento receberá sete atrações musicais entre artistas locais e de outros Estados a partir das 17h, com programação gratuita. O destaque é o rapper cearense RAPadura, que sobe ao palco às 22h30 e encerra o festival com sua música cheia de referências da cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina.

Além das atrações musicais, o festival contará com uma exposição de vinil com vários expositores de São Paulo. Outras parceiras de destaque foram realizadas com o Girls Rock Camp Brasil, que venderá doces, lanches vegetarianos e veganos, e com o Sesc Sorocaba, que participa com um stand para divulgar a trienal de artes Frestas, que abriu ao público ontem e segue até maio de 2015.

"Procuramos ser o mais plural possível, tentando mostrar artistas inéditos de muita qualidade e, ao mesmo tempo, pensamos em mesclar públicos que estão acostumados a consumir estilos diferentes de música. O intuito desse festival é propor um momento único, rico em trocas, aberto ao diálogo com o público", defende Pêu Ribeiro, do Rasgada Coletiva.

A primeira edição aconteceu em 2012, na Pedreira de Votorantim, e durou dois dias, contando também com apoio da Funarte. A ideia, contam os organizadores, não era que o evento se tornasse bienal, no entanto, por conta de outros projetos do coletivo, optaram por não realizar o festival no ano passado. "Este ano o festival muda de lugar, mas continua acontecendo em Votorantim. Ele terá apenas um dia, mas será bem legal", garante Pêu, lembrando que, este ano, não contam com verba de nenhuma lei de fomento à cultura e o único apoiador que é parceiro na execução do projeto é a Secretaria de Cultura de Votorantim. "Graças a boa vontade deles teremos um ótimo festival este ano."

Os organizadores adiantam que a diversidade sonora vai imperar no festival, pois as escolhas foram pensadas, realmente, nesse sentido. E citam como exemplo a banda que abre o festival, Francisco, el Hombre, que atrai um público mais jovem. Também a cantora e compositora radicada em Sorocaba, Paula Cavalciuk, que revisita a MPB de maneira criativa; a banda Wry, apontado por eles como uma das bandas mais legais da cena rock do Brasil; o som transcendental do Pedra Branca, entre outras atrações. "A ideia é a interação entre as pessoas. É a antropofagia. É contribuir para que mais pessoas ouçam cada vez mais coisas diferentes. Para que nesse pequeno espaço e tempo as pessoas estejam abertas a novas sensações", destaca.

A expectativa é de receber mais de mil pessoas no festival.

Programação

17h - Francisco, El hombre

18h - Desafio de cururu

19h - Paula Cavalciuk

20h - Wry

20h50h - Bateria Alcalina

21h30h - Pedra Branca

22h30 - RAPadura

Serviço: O Abaporu - Festival comedor de gente acontece amanhã, a partir das 17h, na Praça Senador José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinho, Votorantim. Há acesso pelo bairro da Chave e mais informações sobre como chegar serão divulgadas na página do evento no Facebook. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim