terça-feira, 28 de outubro de 2014

Represa de Itupararanga está 10 metros abaixo do nível, informa prefeito Erinaldo

 Ipanema Online

Apesar da afirmação, Águas de Votorantim e Saae de Sorocaba alegam que abastecimento não sofrerá alterações 


Fotos tiradas nesta segunda-feira, 27, mostram estado atual da represa
Sergio Ratto / Ipanema Online



Itupararanga está com "um pouco menos de 1/3 do reservatório", informou nesta segunda-feira (27), o prefeito de Votorantim Erinaldo Alves da Silva (PSDB). A constatação por "olhômetro" foi feita por ele semana passada, com visita ao local. A entrevista ao vivo com o prefeito foi ao ar na manhã desta segunda-feira, na rádio Ipanema 91,1MHz, no Jornal da Ipanema.
Segundo ele, a água está 10 metros abaixo das comportas. "Está com o sinal amarelo", considerou ele, comparando o alerta sobre a situação local.
Erinaldo informou que, neste momento, trabalha com Plano Diretor que revisa questões importantes para o meio ambiente. "Estamos dando uma importância muito grande a todo o processo de preservação de mananciais, pois sentimos nossa responsabilidade diante desta situação", explicou.
A barragem da represa tem 38 metros de altura e banha seis municípios da região, sendo Ibiúna, Piedade, São Roque, Mairinque, Alumínio e Votorantim. Sorocaba e Alumínio também captam água da represa para abastecimento.
Atualmente, a concessionária Águas de Votorantim cuida do abastecimento de água da cidade.
O fornecimento de água está sendo realizado normalmente, uma vez que o município não sofre com a falta de água em seus mananciais, pois capta água do rio Sorocaba ao invés da represa de Itupararanga. "Um dos principais motivos para não haver falta está atrelado aos investimentos feitos pela concessionária no sistema de distribuição e tratamento da água", informou por meio de nota.
A concessionária informa ainda que, apesar das altas temperaturas e de um período longo de estiagem, os mananciais de onde a concessionária faz a captação ainda não atingiram níveis preocupantes. Dessa forma, não há, no momento, necessidade de racionamento de água. Porém, a concessionária salienta que é necessário fazer o uso consciente da água, já que a cada dia sem chuva os níveis dos mananciais ficam cada vez mais comprometidos.
A capacidade de vazão de água tratada no município é de aproximadamente 500 litros por segundo.

Nota do Saae
Igualmente por meio de nota, o Saae esclareceu que nas últimas reuniões que a direção tem mantido com os engenheiros responsáveis pelas operações de Itupararanga, a autarquia tem sido informada de que, apesar dos baixos níveis da represa, o abastecimento público está garantido e que os níveis do reservatórios não são informados pela Votorantim Energia por questões estratégicas. O saae informou ainda que a outorga que possui do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) possibilita a captação de 1.980 litros de água por segundo em Itupararanga. "Até este momento, não recebemos qualquer determinação ou recomendação do DAEE para que esse volume seja diminuído, e desta forma a autarquia prossegue fazendo a captação do volume a que tem autorização", informou.

Uso consciente
Na última sexta-feira (24), a Agerv (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Votorantim), enviou um comunicado de que desmistifica supostas multas aplicadas a quem lava calçadas ou carros com utilização de mangueiras. "Porém, orientamos que o seu uso seja racional", informa a nota.
A Agerv pontua também que atualmente Votorantim não faz racionamento de água.
"Mediante a preocupação da população com a questão do abastecimento de água, a Agerv elaborou a Cartilha “A turma da Cristalina” que está sendo distribuída para a rede municipal e particular de ensino, visando a conscientização de todos para com uso racional da água", detalha.
A partir desta semana, a campanha da Agerv envolverá também carros de som na cidade para alertar a população sobre o uso irracional da água.

Consulta pública sobre multas
No mês de dezembro a Agência Reguladora irá realizar uma Consulta Pública – Online para apurar a opinião da população de Votorantim quanto à legalização ou não de multas para os munícipes que usam a água indevidamente em períodos de estiagem.
A Agerv ainda informa  que ações isoladas das cidades da região quanto ao uso da água seriam apenas paliativas e que urge nesse momento uma ação solidária entre as cidades  que são abastecidas pela água da  Represa Itupararanga, bem como em outros reservatórios em comum. Mais informações pelo telefone: (15) 3247-1835.


Ouça a entrevista e confira mais fotos no site:
http://jornalipanema.com.br/noticias/regiao/53983-represa-de-itupararanga-esta-10-metros-abaixo-do-nivel-informa-prefeito-erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim