quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Secretaria de Meio Ambiente realiza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades em Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está cadastrando as propriedades rurais do município. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma importante ferramenta prevista no Novo Código Florestal (Lei Federal Nº 12.651/2012) para o planejamento, regularização, adequação e recuperação ambiental das propriedades rurais, possibilitando acesso às linhas de créditos rurais e auxiliando na preservação da natureza e da água.

O Cadastro é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais. O cumprimento no Programa de Regularização Ambiental do CAR permitirá a demarcação das Reservas Legais (LG) nas propriedades sem a necessidade de averbação na matrícula do imóvel.

O cadastramento pode ser realizado de duas maneiras até o dia 06 de maio de 2015. Pelo site do Governo do Estado de São Paulo:http://www.ambiente.sp.gov.br/sicar/ ou agendado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para o preenchimento do seu cadastro online.

A Sema fica no Parque do Matão, na Rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista. Para o agendamento e outras informações contato pelo telefone 3343-4076 ou pelo e-mail: sema@votorantim.sp.gov.br

De acordo com a Sema, o CAR será um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, corpos d´água, área rural consolidada, entre outras, com o objetivo de traçar um mapa digital em tempo real a partir do qual são calculados os valores das áreas para o diagnóstico ambiental.

Com essa ferramenta, haverá maior auxílio no cumprimento das metas nacionais e internacionais para a manutenção da vegetação nativa e restauração ecológica dos ecossistemas que garantem o provimento dos serviços ambientais, tais como ar puro, solo fértil e oferta de água.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim