terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Votorantim registra dois primeiros casos do ano

 Jornal Cruzeiro do Sul

A Secretaria da Saúde de Votorantim recebeu a confirmação dos dois primeiros casos de dengue em moradores da cidade neste ano. Os dois casos são importados, já que os pacientes estiveram em outros municípios onde há contágio da doença e voltaram com dengue. Os bairros das pessoas que tiveram diagnóstico positivo já receberam ações de bloqueio para tentar evitar a disseminação da dengue.

Para isso, foi feita remoção de criadouros do mosquito transmissor e orientação dos vizinhos, mas a Secretaria da Saúde informa que toda cidade deve estar atenta e colaborar com a prevenção. Para as próximas semanas, a recomendação é que todos os votorantinenses redobrem a atenção também quanto ao aparecimento de sintomas típicos da dengue.

"Moradores de todas regiões de Votorantim devem agir em suas casas e locais de trabalho, fazendo uma verdadeira varredura para retirada dos criadouros. Nenhum objeto pode oferecer água parada ao mosquito", reforçou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. Quem apresentar sintomas como dor de cabeça, febre, dor do corpo, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele também deve estar atento e procurar um serviço de saúde o quanto antes.

Desde o início do ano, Votorantim teve a notificação de 73 casos suspeitos de dengue. Desse total, 49 tiveram resultado negativo, dois foram confirmados e 22 estão aguardando resultado. Como a rede municipal trabalha com o chamado teste rápido, que direciona as ações de controle antes mesmo da confirmação oficial, as ações de controle para os dois casos confirmados já foram realizadas, no Jardim Ana Cláudia e no Jardim Maria José.

As pessoas que receberam resultado positivo estiveram em Iperó e Sorocaba, cidades da região que têm registrado aumento rápido dos casos nas últimas semanas e preocupam as autoridades de saúde. Em Votorantim, não há registros de contaminação local (chamada de autóctone) em 2015, até o momento. Além das ações de bloqueio realizadas quando o teste rápido aponta tendência de um resultado positivo em algum exame, os trabalhos preventivos nos bairros também não param. Equipes fazem as visitas de casa em casa, vistoriam os imóveis, esclarecem dúvidas e alertam aos moradores sobre a necessidade de todos estarem mobilizados para evitar o avanço da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim