domingo, 29 de março de 2015

6% da população circula entre cinco cidades

Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim
O vai e vem é registrado em função de estudo e trabalho




Aproximadamente 6% da população de Sorocaba se desloca para trabalhar ou estudar em quatro cidades da região: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. Esses cinco municípios fazem parte de um agrupamento com forte integração entre as suas populações, segundo um estudo divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elaborado com dados referentes a 2010.

A análise apontou 37.985 sorocabanos que saem da cidade diariamente para trabalhar ou estudar nas demais quatro cidades do arranjo. O cálculo teve como base uma população de 586.625 pessoas.

De acordo com o IBGE, Sorocaba também recebe 23.117 moradores de Votorantim para estudar e trabalhar todos os dias. O mesmo deslocamento ocorre com 4.814 habitantes de Salto de Pirapora, 3.500 de Araçoiaba da Serra e 780 de Alumínio.

Segundo Maurício Gonçalves, pesquisador do IBGE, o estudo busca entender como os municípios se integram e se relacionam. O objetivo é trazer todas as escalas capazes de ajudar a elaboração de planejamentos voltados a políticas públicas comuns.

A técnica de controle administrativo Adriana Massa, 31 anos, é um exemplo dessa interação entre cidades. Ela mora em Votorantim e trabalha há cinco anos em Sorocaba, onde também fez o ensino médio e o curso superior de Publicidade e Propaganda.

Esse vínculo entre os municípios ocorreu de forma natural na vida de Adriana. Segundo ela, é comum conhecer pessoas que moram em Votorantim e estudam ou trabalham em Sorocaba. Adriana trabalha na Prefeitura de Sorocaba, situada no bairro Alto da Boa Vista. A proximidade e a interação entre as cidades são tão grandes que a técnica de controle administrativo costuma fazer o percurso de bicicleta. Praticamente todo o trajeto é feito pela ciclovia.

Já o enfermeiro Lucas Cocozze, 24, encara diariamente a rodovia Raposo Tavares (SP-270) para sair de Araçoiaba da Serra e chegar a Sorocaba. Ele trabalha no setor de enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso) e estuda na própria instituição o curso de Psicologia.

Cocozze disse não ter outra opção, pois Araçoiaba da Serra é um município pequeno e com poucas opções de emprego. "Ou você trabalha no comércio de lá ou precisa deixar a cidade em busca de algo melhor", relata.

As viagens diárias ocorrem sempre de carro, com duração média de 30 minutos. Coccoze procura evitar o trajeto por ônibus, pois o tempo pode saltar para até 3 horas. "Não é fácil morar em uma cidade e trabalhar em outra, mas no meu caso não tenho escolha", relata.

O agrupamento de Sorocaba tem como característica se articular com o arranjo populacional de São Paulo, que engloba 36 municípios. Na opinião de Gonçalves, esse grande bloco liderado pela capital paulista também possui uma forte ligação com as concentrações de São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e da Baixada Santista.

Itu e Salto

O levantamento do IBGE estudou também o arranjo populacional de Itu e Salto. Em um universo de 259.663 habitantes, referentes a ambas as cidades, 55,9% das pessoas trabalham ou estudam nos respectivos municípios. Entre elas, 4.118 se deslocam de um território para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim