terça-feira, 3 de março de 2015

A inserção do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp na região de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul
Leonardo Fernandes Fraceto e Gerson Araújo de Medeiros

As questões ambientais tem ocupado um lugar de destaque na sociedade contemporânea, tanto na abrangência global quanto na local, fruto dos impactos cada vez mais intensos das atividades antrópicas. Como exemplo da abrangência global desses impactos tem-se o aquecimento global, o desmatamento e o consequente desaparecimento de espécies da fauna e flora silvestre. Já na região de Sorocaba podemos destacar a crise hídrica, os problemas da gestão dos resíduos, a contaminação dos recursos naturais, entre outros. Esse quadro emerge a necessidade de profissionais e lideranças com um entendimento da grande complexidade das interações e sinergias envolvendo os sistemas ambientais. Para atender a essa demanda, no contexto da Pós Graduação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), criou em 2011, uma área de avaliação voltada a recomendação de Programas de Pós-graduação na área de Ciências Ambientais.

Um desdobramento foi a recomendação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Unesp/Campus Sorocaba, o qual iniciou suas atividades em 2013. Esse programa, qualificado com o conceito 4, oferece vagas para os cursos de mestrado e doutorado e tem uma estrutura curricular baseada em disciplinas relacionadas à área de concentração de Diagnóstico, Tratamento e Recuperação Ambiental. As disciplinas ofertadas se interrelacionam com as três linhas de pesquisa do PGCA: i) Recursos hídricos, manejo e modelagem matemática ambiental; iii) Tratamento de efluentes, preservação e recuperação ambiental. Esta integração entre as disciplinas e linhas dentro da área de concentração faz com que os estudantes e docentes possam interagir em assuntos temáticos, fortalecendo assim a possibilidade de ações voltadas a questões como a preservação e a conservação ambiental e aos diversos aspectos do desenvolvimento sustentável.

O PGCA possui uma infraestrutura adequada e um corpo docente com formação multi e interdisciplinar, o que tem possibilitado o desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisa e extensão nas áreas de diagnóstico, tratamento e recuperação ambiental. Já no seu primeiro ciclo de defesas de mestrado, o PGCA apresenta uma forte inserção na abrangência do município de Sorocaba, com dissertações desenvolvidas na bacia hidrográfica do rio Una, em Ibiúna; na bacia do córrego do Bugre, em Alumínio; e na bacia do rio Pirajibu, em Sorocaba.

Atualmente, pesquisas têm sido desenvolvidas na região do reservatório de Itupararanga, em Votorantim e na bacia do rio Jundiaí Mirim, em Jundiaí, contribuindo assim para o entendimento da dinâmica de recursos hídricos desta região, assim como a gestão dos resíduos sólidos municipais, um tema que será abordado em um próximo artigo nesta coluna. Os desdobramentos desses e de outros trabalhos podem ser aferidos tanto no âmbito científico, por meio de publicações de artigos em periódicos de circulação internacional, livros e capítulos de livros, com temas de interesse do munícipio e da recém criada Região Metropolitana de Sorocaba; quanto no âmbito tecnológico, incluindo o desenvolvimento de patentes e processos. Destaca-se ainda que os resultados desses projetos têm sido divulgados em eventos tanto no Brasil, quanto no exterior, fazendo com que as pesquisas realizadas no município tenham visibilidade para a comunidade científica. Nesse viés, o PGCA também organiza eventos em parceria com a Prefeitura, universidades, órgãos governamentais e não governamentais para promover o debate junto com a população local, de questões regionais e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas.

Outro aspecto importante do PGCA, diz respeito a contribuição para a inserção do município no cenário internacional, pois estudantes e pesquisadores de outros países tem visitado a Unesp e, consequentemente, a cidade e a Região de Sorocaba. Finalmente, ressalta-se que o PGCA tem desenvolvido projetos junto ao ensino médio/fundamental, como forma de despertar o interesse pela ciência nos alunos desse segmento escolar. Desta forma, certamente ao longo dos próximos anos, esta interação e os benefícios dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do PGCA irão contribuir para uma maior inserção social do Programa junto a comunidade local, regional, estadual, federal e internacional.

Leonardo Fernandes Fraceto é Professor Adjunto e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp/Sorocaba (e-mail: leonardo@sorocaba.unesp.br)
Gerson Araújo de Medeiros é Professor Assistente Doutor e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp/Sorocaba (e-mail: gerson@sorocaba.unesp.br)

Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas em www.sorocaba.unesp.br/pgca -pgca@sorocaba.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim