terça-feira, 24 de março de 2015

Entorno das nascentes do futuro Parque dos Quatis recebe 250 mudas de árvores nativas, além de recolhimento de resíduos sólidos

Um plantio de 250 mudas de árvores nativas e recolhimento de materiais sólidos foram realizados, na manhã desta terça-feira (24), no futuro Parque dos Quatis, localizado no bairro Jd. Europa, pelos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Votorantim, com o apoio dos alunos do Projeto Reintegrar.

O secretário de Meio Ambiente (Sema), Carlos Alberto Leite, destaca que o lugar tem uma rica biodiversidade, pois já foram observados, além de quatis (mamífero aparentado do guaxinim), maritacas, jacupembas, sabiás, lagartos-teiu, entre outros.

Essa medida, conforme explica o engenheiro agrônomo da Sema, Durvalino Felix Junior, ajuda a preservar a área, inclusive as três nascentes do futuro parque. "Até 50m de raio de uma nascente, é domínio de preservação ambiental por lei. O plantio no entorno ajuda a recuperar a nascente e também a reflorestar o local", explica. Foram plantadas diversas espécies, como: Oiti, Angico, Urucu, Aroeira Salsa, Canelinha, Paineira, Aroeira, entre outras.

Além disso, foi feito um estudo na área para saber quais espécies são nativas, para, assim, poderem oferecer alimentação e abrigo à fauna, elucida o diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Sema, Ricardo Naccarati. "Tal como o Parque das Aves, inaugurado em dezembro de 2014, o futuro do Parque dos Quatis foi alvo de estudo acadêmico, que visa ao incremento hidroambiental de Votorantim."

Foi verificado, também, que as nascentes existentes nas duas áreas permaneceram produzindo grande quantidade de água, mesmo no período de maior estiagem desses últimos tempos. "Isso evidencia a importância da preservação da vegetação da área", reforça Naccarati.

Em outro ponto desta mesma área, algumas das 280 árvores plantadas no ano de 2013 chegam a ter, hoje, mais de 3m de altura e já começaram a frutificar. As atividades referentes a sema da água prossegue até quinta-feira, dia 26 de março.


Confira a programação



Data 25/03 (quarta-feira) Dia do Rio Sorocaba - 8h30 às 11h e 14h40 às 16h

Apresentação e Educação Ambiental aos alunos da rede municipal de educação na sede da Concessionária Águas de Votorantim e visita monitorada na ETA Novo Mundo. Parcerias: SEED/Águas de Votorantim. Local: Rua Abílio Maia, N°12, Jardim Novo Mundo.

9h30 às 11h30

Educação Ambiental, limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas na margem do Rio Sorocaba. Parceria: SEED/Sema Sorocaba. Votorantim planta em Sorocaba/Sorocaba planta em Votorantim. Local: Av. Reverendo José Manoel da Conceição, Protestantes.


Data 26/03 (quinta-feira) - 9h às 11h30

Limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas na margem do Ribeirão Cubatão. Parceria: SESP. Local: Rua Manoel Vasques Pineda, Colinas de Santa Mônica.

13h às 15h

Recuperação florestal na Represa de Itupararanga. Parceria: SESP/Votorantim Energia. Local: Primeira à esquerda após a barragem (sentido Piedade).


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim