domingo, 22 de março de 2015

Feira celebra o Dia Mundial da Água em Votorantim


O Dia Mundial da Água foi celebrado com uma feira que reuniu entidades ambientais, Universidades, Organizações Ambientais e órgãos ligados a água, na tarde deste domingo, dia 22 de março, no Espaço Aquário Cultura em Votorantim.

O público presente participou de diversas interações educativas, apresentação de musical ecológico com o grupo semeando encanto, exposições ambientais, orientações, distribuição de materiais informativos, oficinas ambientais, doação de mudas, entre outras atividades relacionadas ao tema água. A Feira da Água foi organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente "Sema".

O evento contou com diversas parceiras engajadas nas questões ambientais, tais como: A Universidade de Sorocaba, Pitágoras, Comitê de Bacias, Sesc, Escoteiros, Sesi, Ong Pé de Planta, Ong GTA Gerivá, Votorantim Energia, Saae Sorocaba, Águas de Votorantim, ETC Votorantim, Poiato Recicla, Gás Natural Fenosa, Corpo de Bombeiros, além da exposição do fotógrafo ambiental Sérgio Roberg.

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, esteve presente na feira e destacou a participação das diversas entidades. "A água é um tema muito importante e tem que ser amplamente discutido principalmente pelas entidades aqui presentes e essa interação com a população é de suma importância" ressaltou.

 Para o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, as ações da semana da água servem para mostrar os projetos desenvolvidos pelas diversas entidades.

A Sema montou um stand na feira para a doação de mudas, além de distribuição de materiais informativos, oficinas de recicláveis, experimento sobre a importância da mata ciliar para os rios e sobre o aquecimento global. O diretor de planejamento e educação ambiental, Ricardo Nacaratti, destacou a importância da atividades para as questões ambientais da cidade.

Os alunos do curso de Agronomia da Uniso apresentaram uma experiência com o reaproveitamento da água de aquários de peixes para o cultivo de plantas e verduras. Para a coordenadora do curso, Bertha de Castro, o cultivo pode ser feito também em grande escala.

Além disso, no mesmo dia, às 18h, após a "Feira das Águas", ocorreu a exibição do filme "A Lei da Água", com a participação de um grupo de conversa sobre a importância das florestas com representantes relacionados aos recursos hídricos.

A Semana Municipal da Água acontece de 21 a 26 de março. A programação deste ano manterá diversas abordagens ambientais de caráter educativo e prático para a recuperação ambiental de nascentes e das matas ciliares do município.

Confira a programação

Data 23/03 (segunda-feira) – 9h às 11h30

Limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas em nascente de água contribuinte do Ribeirão Cubatão. Parceria: SESP. Local: Estrada do Cubatão, Cubatão.

8h30 às 11h e 14h40 às 16h

Apresentação e Educação Ambiental aos alunos da rede municipal de educação na sede da Concessionária Águas de Votorantim e visita monitorada na ETA Novo Mundo. Parcerias: SEED/Águas de Votorantim. Local: Rua Abílio Maia, N°12, Jardim Novo Mundo.

Data 24/03 (terça-feira) – 9h às 11h30

Limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas em nascente de água e na márgem do córrego do futuro Parque dos Quatis no Jardim Europa. Parceria: SESP. Local: Início da Av. José Gonçalves Romero. Jd. Europa. 09h:00 as 11h:30

Data 25/03 (quarta-feira) Dia do Rio Sorocaba    - 8h30 às 11h e 14h40 às 16h

Apresentação e Educação Ambiental aos alunos da rede municipal de educação na sede da Concessionária Águas de Votorantim e visita monitorada na ETA Novo Mundo. Parcerias: SEED/Águas de Votorantim. Local: Rua Abílio Maia, N°12, Jardim Novo Mundo.

9h30 às 11h30

Educação Ambiental, limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas na margem do Rio Sorocaba. Parceria: SEED/Sema Sorocaba. Votorantim planta em Sorocaba/Sorocaba planta em Votorantim. Local: Av. Reverendo José Manoel da Conceição, Protestantes.

Data 26/03 (quinta-feira) - 9h às 11h30

Limpeza de resíduos sólidos e plantio de árvores nativas na margem do Ribeirão Cubatão. Parceria: SESP. Local: Rua Manoel Vasques Pineda, Colinas de Santa Mônica.

13h às 15h

Recuperação florestal na Represa de Itupararanga. Parceria: SESP/Votorantim Energia. Local: Primeira à esquerda após a barragem (sentido Piedade).

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim