segunda-feira, 30 de março de 2015

Para ganhar o mundo

Notícia publicada na edição de 29/03/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno C

Marina Beldi é destaque internacional em publicidade. No currículo, um Cannes Lions e o Graphis Awards


Marina Beldi nasceu em Votorantim e cresceu em Sorocaba. Atualmente, mora em Nova York - ACERVO PESSOAL


Com um Cannes Lions - o prêmio de publicidade mais renomado do mundo - no currículo, Marina Beldi acaba de receber o Graphis Awards, prêmio que destaca anualmente os novos talentos dos Estados Unidos. Atualmente, ela é diretora de arte em uma das maiores agencias americanas, McgarryBowen, em Nova York.

A jovem de 25 anos já percorreu 63 países e viveu em nove deles. Nascida em Votorantim, Marina cresceu em Sorocaba e teve oportunidade de conhecer outras culturas desde cedo. "Viajava bastante com meus avós maternos, meu irmão e minha mãe", conta. A primeira oportunidade de morar fora do país foi com apenas 15 anos. "Eu troquei minha festa de debutante pelo meu primeiro intercâmbio", recorda.

Marina começou pela Suíça, depois foi para o Canadá e França. Durante a faculdade de Desenho Gráfico, que cursou na FAAP, em São Paulo, procurou a oportunidade de viajar novamente e escolheu o Japão, por ser conhecido como um dos melhores países em design gráfico do mundo. "Tinha fascinação pelo Japão e sua cultura desde criança. Tive vontade de aprimorar ainda mais meu conhecimento por design com a oportunidade de aprender aquela cultura incrível."

Quando ela terminou os estudos em design gráfico, buscou especialização na carreira de surface design e estampas, na Finlândia. "Quando voltei da Finlândia, me deparei com um mercado escasso brasileiro nessa área." Foi então que decidiu fazer o mestrado em publicidade na Miami Ad School, em São Paulo - mas logo pediu transferência para os Estados Unidos. "Além da violência de São Paulo, as chances de trabalho no exterior são melhores e os profissionais mais valorizados", ressalta.

Prêmios

Durante o mestrado, Marina teve a oportunidade de fazer estágio em diversos lugares do mundo. Foi assim que ela foi parar em Hong Kong, na China. "Ao chegar lá, me deparei como um mercado bem masculino. Minha dupla profissional e eu éramos uma das únicas mulheres estrangeiras", destaca.

Foi à frente de um trabalho para a Faber Castell, em uma das melhores agência de Hong Kong, a Ogilvy & Mather, que Marina ganhou o Cannes Lions.

Já o Graphis Awards, Marina recebeu em uma outra campanha que fez, ainda durante o mestrado. Desta vez, para a marca The Body Shop, que recebeu outros prêmios, como o CLIO Awards.

Trabalhar no exterior

A jovem conta que, nos Estados Unidos, os brasileiros são vistos como trabalhadores muito esforçados, principalmente na área de publicidade. "O brasileiro para ter o reconhecimento internacional, tem de batalhar muito, mais do que a média dos americanos devido à língua e cultura diferentes."

Além do português, atualmente, Marina fala outros cinco idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês e japonês. "Quando visito o Brasil, sempre que posso, vou ao bairro da Liberdade, SP, tentando praticar o meu japonês", afirma.

Ao deixar os privilégios no Brasil para trabalhar 12 horas por dia, numa vida bem mais simples, Marina recebeu valorização e reconhecimento. "As oportunidades na minha vida foram sempre cavadas por mim. Sempre acreditei que a vontade cria a capacidade. Não existe sensação melhor do que sonhar, buscar, trabalhar e realizar."

Agora ela se prepara para o mais novo desafio: foi convidada nessa última semana a ministrar uma palestra na New York University. "Mais um sonho será realizado", comemora.

Para quem tem sonhos parecidos com os de Marina, ela aconselha a não ter medo do novo. "A zona de conforto é muito mais fácil e agradável, mas nem sempre nos preenche por completo. O novo pode ser difícil, mas vale a pena em todos os sentidos, com os erros e acertos, você sempre estará aprendendo uma nova lição de vida", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim