segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeitura inicia contratação para aterro

Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior


Empreendimento vai funcionar na altura do quilômetro 105 da rodovia Raimundo Antunes Soares, em área anexa ao aterro sanitário - ERICK PINHEIRO

A prefeitura de Votorantim começou o processo de contratação -- o preço não foi informado -- para a execução do projeto da primeira célula do aterro de inertes, que vai funcionar na altura do quilômetro 105 da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), em área anexa ao aterro sanitário. Desde agosto, o município, com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), iniciou o uso do local como Área de Transbordo e Triagem (ATT) e já está acumulando o material, antes depositados no Morro da Zap, na região central da cidade. O Morro da Zap é alvo de inquérito civil em andamento no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). 

Os caminhões utilizados pela cidade, no projeto Cidade Limpa, levaram o material deixados por moradores na nova área de transbordo do município. Anteontem, diversos caminhões levaram o entulho até o local. Na área, segundo nota da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o material é levado e feito a separação de madeira e recicláveis. A Sema acrescentou que obteve a licença de instalação do aterro de inertes junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em janeiro. A área destinada ao aterro tem o total de 135 mil metros quadrados, com vida útil prevista para 20 anos. Dessa área, 10 mil metros quadrados funcionam como Área de Transbordo e Triagem (ATT). A Sema informou ainda que está em fase de termo de doação dos eucaliptos, que existiam na área, para a Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).

Cidade Limpa

A moradora do bairro Jardim Toledo, Solange Aparecida, criticou a postura da prefeitura de Votorantim em relação ao projeto Cidade Limpa. Ela destacou que o município ainda não passou recolher o material deixado nas ruas, como sofás, madeiras e colchões.

A moradora lembrou o surto da dengue no município e acrescentou que todo material depositado está na chuva. "Está tudo empilhado aqui e ainda não passaram pegar, como informaram para os moradores. Tá um absurdo essa sujeira."

A prefeitura de Votorantim informou que continua trabalhando até que todo o município seja atendido. De acordo com a nota, o programa teve início no dia 2 de março e a prefeitura está disponibilizando 16 caminhões nas ruas para que o material inservível depositado nas calçadas pelos munícipes seja recolhido. O trabalho, indicou a prefeitura, ocorre inclusive aos sábados e domingos. "Os agentes estão encontrando um grande volume de materiais em frente das asas. Há casos em que um caminhão grande consiga atender apenas duas residências, devido ao volume disponibilizado", diz nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim