terça-feira, 31 de março de 2015

Prefeitura obtém liminar para vistoriar imóveis fechados em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Documento dá aos agentes de combate à dengue acesso a todas as casas.
Medida judicial foi concedida na segunda-feira à Prefeitura de Sorocaba.

Grande quantidade de lixo foi retirada do local (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votorantim)

Depois de Sorocaba (SP), foi a vez da prefeitura de Votorantim (SP) conseguir na Justiça o direito de vistoriar todos imóveis fechados da cidade, na guerra contra a dengue. O município já contabiliza 1.087 casos da doença este ano. Com o mandado judicial, os agentes de saúde podem entrar e eliminar criadouros do Aedes aegypti em qualquer propriedade - inclusive naquelas que estão ocupadas, mas que os donos não permitiam o acesso.

Na primeira quinzena de março, a prefeitura conseguiu a primeira liminar, para entrar em uma casa no bairro Vossoroca. Os proprietários já haviam sido notificados e multados, mas a sujeira continuava e os vizinhos decidiram denunciar. Após receber a autorização, a prefeitura retirou 18 caminhões de lixo do local.

Segundo a prefeitura, a família é conhecida no bairro por acumular lixo com a justificativa de fazer reciclagem. Porém, a maioria dos materiais encontrados na casa não tinham essa finalidade.

Além desse imóvel, a prefeitura informou ainda que a família tem outra casa no Jardim Clarice. Do local, foram retirados seis caminhões de materiais inservíveis, que abrigavam vários focos do mosquito transmissor da dengue. As equipes coletaram as larvas, eliminaram os criadouros e fizeram a nebulização.

Em Sorocaba, a liminar para vistoriar qualquer imóvel saiu nesta segunda-feira(30). A cidade vive a pior epidemia da história, com mais de 26 mil casos da doença e seis mortes. Segundo a prefeitura, o documento foi obtido depois de uma ação judicial movida pelos setores jurídicos e da Saúde. Na cidade, existe uma lista com aproximadamente 15 imóveis que estão abandonados ou são de acumuladores, que não permitem que a fiscalização entre para verificar focos do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim