segunda-feira, 30 de março de 2015

Solenidade de comemoração dos 50 anos de Instalação do Município emociona público

O público que lotou o Auditório Municipal "Francisco Beranger", em Votorantim assistiu a uma cerimônia emocionante que celebrou os 50 anos de Instalação do Município de Votorantim, na noite de sexta-feira, 27 de março. Na abertura, o Coral Municipal, acompanhado da Orquestra Allegro, entoou os Hinos Nacional Brasileiro e o de Votorantim. A Deputada Estadual Maria Lúcia Amary, representou o governador Geraldo Alckmin e destacou a importância de Votorantim para a Região Metropolitana de Sorocaba e, consequentemente, o Estado de São Paulo.

O professor Edson Campioni, um dos idealizadores da Campanha da Emancipação, relembrou o início do movimento e a luta para que Votorantim se tornasse um município autônomo. Dos poucos bairros da década de 1960 ao crescimento da cidade e seu desenvolvimento econômico, Campioni relembrou nomes e locais importantes da época e alguns que ainda trabalham pelo município, como é o caso do próprio prefeito Erinaldo Alves da Silva.
O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, citou Armando Pannunzio, seu pai, eleito prefeito da cidade vizinha em outubro de 1963, pouco tempo antes do povo de Votorantim votar pela emancipação. Embora Sorocaba tenha perdido uma parte significativa de sua receita, o prefeito da época entendeu como justa a independência do então distrito.
O prefeito Erinaldo, ao discursar, agradeceu a todos os que com trabalho e de modo pacífico e consciente continuam construindo dia a dia, ao longo desses 50 anos a emancipação de Votorantim. A seguir as famílias do primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel, do primeiro presidente da Câmara Municipal, Domingos Metidieri Filho e primeiro servidor da prefeitura, Messias Skif foram homenageadas com uma placa comemorativa, respectivamente entregue a Eliana Marisa Rangel Miguel, Elisa Metedieri e Jane Gonçalves Skif. Os membros da mesa também receberam uma lembrança da solenidade. Um filme contando a história de Votorantim desde o início do século XX até a posse de Pedro Augusto Rangel foi exibido no telão do auditório.
Alunos da rede municipal de ensino trouxeram fotos de todos os prefeitos e, no encerramento, trinta estudantes vestidos com a camiseta do "SIM", símbolo da campanha da emancipação, distribuíram rosas brancas para todos, simbolizando o futuro de Votorantim.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim