domingo, 26 de abril de 2015

Giro entrevista o cabeleireiro queridinho das celebridades

Jornal A Cidade / Juliana Rangel


Marcos Proença, o Pro, tem vasta agenda de clientes e também em Ribeirão Preto



 'Tenho clientes de Ribeirão Preto desde o começo da minha carreira. No salão, quase todos os profissionais têm clientes do interior de São Paulo', diz Marcos Proença (Foto: Murilo Corte / ME)



Entre escovas e pincéis
Chamado de Pro pelas clientes mais íntimas – muitas delas celebridades -, Marcos Proença, 39 anos, é uma autoridade quando o assunto é cabelo e maquiagem. Ele viveu no interior de São Paulo, em Votorantim, e sempre gostou de escovas e pincéis. Essa paixão o fez encarar a capital para ter melhores oportunidades na carreira. Hoje, o profissional tem dois salões de luxo em São Paulo e uma vasta agenda de clientes por todo o Brasil, incluindo Ribeirão Preto. Recentemente, ele esteve na cidade para um encontro na loja Le Lis Blanc, ocasião em que falou à coluna sobre tendências e deu dicas e comentou como é ser o queridinho das famosas.

Giro - Como é ser o queridinho das celebridades?
Marcos Proença - Acho que o importante é pensar que uma celebridade é uma pessoa, com desejos e necessidades como qualquer outra. Elas querem se sentir especiais sim, mas isso é o que todo cliente quer. Esse reconhecimento público deve significar que estou conseguindo cumprir meu objetivo: transformar o momento de atendimento em algo especial.

Qual a principal qualidade de um bom cabeleireiro?
Além de técnicas atualizadas, é fundamental que o cabeleireiro tenha o dom de escutar e interpretar os desejos das clientes. A habilidade de compreender o que a cliente quer é grande parte do bom trabalho.

O que mais as mulheres questionam quando o assunto é maquiagem?
Acho que os questionamentos atuais giram em torno de pele, bases e afins.  Como fazer os famosos contornos, ter uma cobertura perfeita, mas com aparência natural ao vivo e não só em foto... Esse é, por exemplo, um assunto quente.

De onde vem a inspiração quando você tem a responsabilidade de criar a imagem de uma atriz para uma nova personagem?
Começa pelas características da personagem, da pesquisa que a atriz já está fazendo. Daí temos as diretrizes de imagem das próprias emissoras ou produtoras. Depois juntamos tudo isso e tentamos colocar algo que converse com a atmosfera atual e - quem sabe? - até emplacar algo trendy.

Quanto custa passar pelos cuidados de Marcos Proença?
Depende: um corte vai de R$ 300 a R$ 390. Uma mudança de coloração de R$ 680 a R$ 780.

Ribeirão Preto é cliente de Marcos Proença em São Paulo?
Tenho clientes de Ribeirão Preto desde o começo da minha carreira. No salão, quase todos os profissionais têm clientes do interior de São Paulo e, com certeza, duas regiões que se destacam são Campinas e Ribeirão.

Pensa em abrir um salão em Ribeirão como o Wanderley Nunes fez?
Ainda estamos em outra fase do negócio e não atuamos como rede. Mantemos, por enquanto, os atendimentos exclusivamente nos nossos dois endereços em São Paulo.

Pode dar uma dica de maquiagem que você passou no evento da Le Lis Blanc em Ribeirão?
Todo estado tem suas alterações climáticas, por isso é necessário analisar cada uma delas, para que seja usado o produto corretamente. Em Brasília, por exemplo, o clima é um tanto quanto seco, por isso é legal usar produtos com textura cremosa, pois minimizam o efeito do ressecamento da pele. Além disso, durante o dia você pode ir retocando a make para que a pele esteja sempre hidratada. No Rio e em Floripa, por exemplo, o clima é mais úmido por se tratar de praia e, com isso, o cabelo que sofre com o efeito do ressecamento e frizz. Neste caso pode-se usar produtos leves e com textura líquida para ajudar a hidratar. Na pele, recomendo o uso de produtos leves e que deixem um aspecto natural, o menos carregado possível
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Rafael Moschetta e João Becker no brewpub Weird Barrel Brewing; veja mais fotos (Foto: Audrey Lacerda / Especial)

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