sábado, 18 de abril de 2015

Menina votorantinense procura doador de medula

Gazeta de Votorantim
Eduardo Gouvea





Gabriela e sua mãe Giovana
Foto: Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

A rotina da estudante Gabriela Leite, de nove anos, mudou repentinamente há dois meses, quando ao passar por um exame para saber se havia contraído dengue, descobriu que estava com aplasia medular, doença que afeta o funcionamento da medula óssea, e desde então ela busca um doador de medula. Segundo estudos, existe um doador compatível a cada 100 mil pessoas.
Após surgirem algumas manchas nos braços e nas pernas da menina, sua mãe, a dona de casa Giovana Leite, suspeitou que fosse dengue e encaminhou a filha até o Pronto Atendimento de Votorantim. Lá foi feita a prova do laço, que a princípio atestou positivo, no entanto, como ela estava com as plaquetas muito baixas, enviaram o exame até o GPACI, onde foi constatada a doença, que é caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Assim o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que compõem o sangue. O caso, no entanto, não se trata de leucemia.

Desde então, a garota Gabi teve que adotar alguns cuidados por conta da baixa imunidade e também para evitar sangramento. Ela precisou se afastar da escola e agora estuda no próprio GPACI. “Ela não pode ir para a escola, correr e comer alimentos salgados. Ela toma vários remédios em casa e semanalmente passa por exames. Se estiver com plaquetas baixas, ela é internada”, explica a mãe, que além dos cuidados com a filha, se mobiliza nas redes sociais para que as pessoas doem plaquetas.

Neste sábado (18), das 8h ao meio-dia, haverá no Hemonúcleo de Sorocaba uma campanha para as pessoas fazerem a doação de medula óssea. “Basta a doação de 5ml de sangue, que a pessoa já estará inserida no cadastro nacional e poderá salvar a vida não só da minha filha, mas de outras pessoas”, ressaltou Giovana. O Hemonúcleo fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564, ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, no Jardim Vergueiro.



Notícia publicada na edição 114 da Gazeta de Votorantim de 18 a 24 de abril de 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim