sábado, 18 de abril de 2015

Parlapatões é um dos destaques deste sábado


Notícia publicada na edição de 18/04/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno C
Felipe Shikama

Grupo apresenta "Clássicos do circo". Companhia No Mundo da Lua e o palhaço Rodrigo Robleño estão na programação


 
No Mundo da Lua mostra o espetáculo "Desconcerto" - DIVULGAÇÃO


Três espetáculos serão apresentados hoje na programação da 5ª Semana do Circo, que prossegue até amanhã na Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim. Às 16h, a companhia No Mundo da Lua mostra o espetáculo Desconcerto. Em seguida, às 17h, o palhaço Rodrigo Robleño ocupará o picadeiro com Viralata: o palhaço tá solto. À noite, às 20h, será a vez da famosa companhia Parlapatões apresentar Clássicos do circo. Todos os espetáculos são gratuitos e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

Clássicos do circo é considerado pelos Parlapatões um dos carros-chefe da companhia, ao lado da consagrada peça teatral PPP@WllmShkspr.BR, que remonta toda a obra de William Shakespeare de maneira "abreviada". "Clássicos do circo é um dos nossos espetáculos mais procurados e executados. Já apresentamos ele mais de 150 vezes. É um espetáculo universal, porque encanta tanto o universo adulto quanto o infantil", comenta Raul Barreto, ator e fundador da companhia.

De acordo com o parlapatão, a montagem que será apresentada hoje integra o repertório da companhia há 12 anos e celebra uma homenagem à tradição do circo brasileiro, mesclando números clássicos como o contorcionismo e a palhaçaria a números modernos, criados pela própria companhia.

O espetáculo é apresentado por Barreto, Fabek Capreri, Alexandre Bamba e Hélio Pottes. Entrecortado por números modernos e tradicionais, a montagem traça a cômica narrativa do palhaço Tililingo, que chega a um circo onde o apresentador sequer sabe o que é o tal circo novo. Tililingo sugere que se faça tudo como antigamente, para recuperar o ânimo daquela trupe. Em busca de aplausos, Tililingo disputa as atenções do público com o excêntrico palhaço Branco.

Conhecido pelo público infantil por participações nas séries Rá-tim-bum e Mundo da lua, da TV Cultura, o ator e palhaço Raul Barreto comemora o convite recebido para se apresentar pela primeira vez da Semana do Circo em Votorantim. "Fico muito feliz em poder levar esse espetáculo para fora do eixo Rio-São Paulo. A Semana do Circo está em sua quinta edição e isso comprova que quando é dada visibilidade ao circo ele arrebenta de público", acrescenta.

Matinês

Interação com o público é o ponto de interseção entre os espetáculos Desconcerto e Viralata: o palhaço tá solto que serão apresentados hoje à tarde na Semana do Circo, em Votorantim. Apresentado pela Cia. No Mundo da Lua, Desconcerto mostra o palhaço Orvalho, interpretado pelo ator Valdo Matos, que mergulha nos desafios que recebe do público e demonstra humanidade, fragilidade e fracasso nas tentativas de acerto para executar números de magia e música.

Já a montagem Viralata: o palhaço tá solto, de Rodrigo Robleño, ex-integrante do Circo de Soleil, é resultado da experiência do artista nas ruas da Espanha, onde improvisou por três anos. "Nesse tempo fui descobrindo jogos de relação com o público. Depois, entrou meu jeito de jogar com as palavras, brincar com as pessoas", conta Robleño. O espetáculo, segundo ele, tem como trama o encontro de um palhaço com o que ele tem de mais precioso: a plateia. "O forte do espetáculo é justamente essa relação do palhaço com o público de todas as idades. É um espetáculo despretensioso e, ao mesmo tempo, por sua simplicidade, consegue divertir o público com mais cumplicidade", adianta.

A 5ª Semana do Circo em Votorantim termina amanhã e é realizada através do Ministério da Cultura e Totem Cultural, com patrocínio da empresa Votorantim Energia e Instituto Votorantim, além de contar com apoio do Sesc Sorocaba, Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal de Votorantim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim