terça-feira, 26 de maio de 2015

Arco-íris duplo chama atenção de moradores em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí



 
Considerado raro, arco-íris duplo pode ser visto em Votorantim (Foto: Helena de Góes / TEM Você)


 
Arco-íris também pode ter visto de Sorocaba
(Foto: Silvio Mitsuru / TEM Você)

Fenômeno também foi visto no bairro Jardim Magnólias, em Sorocaba (Foto: Alessandro Favero / TEM Você)

Arco-íris visto por internauta no bairro Jardim Pagliato, em Sorocaba (Foto: Fábia Martins Reis / TEM Você)

Um arco-íris chamou a atenção na manhã desta terça-feira (26) de moradores de Sorocaba (SP) e Votorantim (SP). Vários registros foram enviados pelo aplicativo TEM Você. Segundo os internautas, as fotos também foram publicadas em redes sociais e compartilhadas por aplicativos de celular.

Em Votorantim , na Vila Domingues, a Helena de Góes chegou a ver dois arco-íris juntos. Ela levava a filha para a creche quando viu o fenômeno ao sair de casa. "Isso significa bom dia!”, disse animada.

Já a funcionária pública Cibele Soares fez o registro no bairro Campolim, quando chegava para trabalhar. “Estava muito lindo. É difícil aparecer desse jeito e nesse horário. Em plena terça-feira, é bom começar o dia com um arco-íris bonito desse jeito. Dá um ânimo”, conta. Vários internautas também mandaram fotos dos bairros Jardim Pagliato, Jardim Magnólias, Central Parque, na Zona Oeste de Sorocaba.

Fenômeno
De acordo com a Somar Metereologia, o arco-íris foi provocado por uma frente fria vinda da região sul. Algumas nuvens se desprenderam do sistema, que vinha do Paraná, e chegaram até a região. “O sol em Sorocaba nasce a leste e a chuva veio pela região oeste. O sol ainda baixo, quando nasceu, incidiu nas gotas que vinham do lado oposto e formaram o arco-íris. Como o céu não estava completamente encoberto devido a chuva, o sol conseguiu aparecer e formou o fenômeno”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

O arco-íris duplo, chamado de arco-duplo, de Votorantim, é um fenômeno mais difícil de acontecer. Oliveira explica que ele só pode ser visto quando o sol está muito próximo do horizonte. “Tudo depende da altura do sol, até por isso esse efeito é mais raro. Enquanto pode ter arco-íris comum em vários momentos do dia, o arco-duplo só pode ser visto próximo ao nascer ou pôr do sol”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim