domingo, 24 de maio de 2015

CEI será criada para verificar obras em prédios municipais

Notícia publicada na edição 119 página 07 da Gazeta de Votorantim de 23 a 29 de maio de 2015
Luciana Lopez



 
Trincas são observadas em áreas já reformadas de escola
Foto: Lê Baeza (colaboração)
Uma denúncia de reforma mal executada em uma escola municipal de Votorantim motivou os vereadores a sugerirem a criação uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na sessão legislativa da última terça-feira (22).
Por meio de um requerimento, de número 190, o vereador Lê Baeza (PV) solicitou informações sobre as obras de reforma na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Profª Célia Pieroni, no Bairro Itapeva. Através da exibição de fotos, o vereador ilustrou todos os problemas apresentados na unidade escolar, que mesmo tendo passado por uma reforma, ainda são observados vários problemas no prédio, que vão desde falta de portas nos banheiros dos alunos, passando por infiltrações e trincas, até acabamento mal realizado, com interruptores e fiação exposta, pisos e azulejos de qualidade contestável e mal assentados e muitos outros problemas, sendo visível a falta de cuidado no trabalho executado. Conforme observado nas fotografias, tiradas pelo próprio vereador, diversos materiais de construção e ferragens ficaram jogados nas áreas externas, podendo causar ferimentos nos alunos. “Espero que a reforma ainda não tenha terminado, pois o cômodo que foi construído recentemente já está chovendo dentro, por exemplo. O serviço realizado é de péssima qualidade. Se esse serviço tivesse sido feito na minha casa, eu não pagaria e mandaria refazer”, comentou Lê Baeza.
O assunto foi um dos mais debatidos na reunião legislativa, e todos os vereadores, tanto da oposição como da situação, que utilizaram a tribuna, foram unânimes ao afirmar que a reforma deve ser refeita e que houve desleixo da empresa contratada por licitação para a realização da obra.
Decorrente desta constatação, a bancada da oposição apresentou um requerimento verbal para a criação da CEI das Construções Civis em Andamento, para verificar o trabalho realizado pelas empresas que estão prestando serviços de construção ou reforma em próprios municipais.
O requerimento irá para votação na próxima sessão legislativa. O prazo estipulado para o trabalho da Comissão é de 45 dias, podendo ser composta, no mínimo, por quatro membros, com integrantes de todos os partidos que queiram integrá-la. “A motivação da criação desta CEI é pelo péssimo serviço executado pelas empresas em várias obras”, justificou o vereador Pedro Nunes (PDT). “Faremos um apanhado para ver em que situação estão as obras, se estiver em péssima situação, nós poderemos encaminhar ao Ministério Público, pedindo para que seja refeita a obra, e também ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura para que tome as devidas providências”, prosseguiu Nunes.
Procurada por nossa reportagem, a secretaria de Educação informou por meio de sua assessoria de imprensa que “há mais de dez anos a comunidade pedia a reforma da referida unidade escolar e pela complexidade do prédio isso era difícil de fazer. Porém, a Secretaria tomou a decisão de fazer a reforma atendendo os anseios da comunidade e foram feitas as seguintes melhorias no local: nova cozinha, nova quadra, ampliação de salas, colocação de piso em toda escola, reforma do telhado, reestruturação das salas de multi-meios, reestruturação da secretaria, modificação dos banheiros e construção de banheiros adaptados”.
Quanto a empresa responsável pela obra, o órgão informou que a reforma está sendo realizada pela empresa Deliberali e que a obra ainda não foi concluída, “e existe um descontentamento em relação ao serviço já prestado”.
O valor da reforma é em torno de R$ 700 mil e não foi totalmente pago ainda. A obra terá um prazo de garantia de seis meses a um ano e teve início em julho de 2014, devendo ser entregue até julho de 2015. “Os serviços realizados são fiscalizados pela Secretaria de Obras e Urbanismo e quanto as ações não realizadas a contento a empresa foi notificada pela Prefeitura”, concluiu a nota.

Mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim