domingo, 24 de maio de 2015

Empresa têxtil demite 87 funcionários em Votorantim

Notícia publicada na edição 119 página 07 da Gazeta de Votorantim de 23 a 29 de maio de 2015
Eduardo Gouvea

Empresa fechou seu terceiro turno
Foto: Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

A crise no setor têxtil começa a ter reflexos mais acentuados em Votorantim. Instalada na cidade, a empresa Kalimo recentemente fechou seu terceiro turno, provocando a demissão de 87 funcionários. A informação foi passada pelo Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Sorocaba e Região, que prevê fechamento de novos postos, caso a situação do mercado não melhore.
De acordo com o presidente do sindicato, Marco Antônio de Almeida, o setor vem passando por uma crise desde os anos 90, quando houve a abertura para o mercado asiático. Ele disse que já tentou conversas com os governos, mas nada foi resolvido e a situação tende a piorar. “Já tentamos por várias vezes uma abertura de conversa com os presidentes da república que passaram e também com a atual e não resolveu nada. A situação, infelizmente, está caminhando para o precipício”, analisa. “Se não melhorar nos próximos meses a tendência é crescer o número de demissões no setor”, completa.

No entanto, Almeida acredita que essas demissões possam ser revertidas. Ele entende que deveria haver uma política de barreira para conter o avanço dos importados, o que não ocorre e por isso acaba afetando o setor. Ele contou também que existe um bloco de parlamentares no congresso nacional, chamado “bloco do setor têxtil”, que tenta buscar soluções junto ao governo federal. No caso de Votorantim, o Sindicato tem aconselhado as empresas a anteciparem férias e segurar no máximo o pessoal, visto que esse tipo de mão de obra não tem sido fácil de encontrar e qualificar novos profissionais no setor leva mais de um ano.

A empresa Kalimo foi procurada por nossa reportagem para comentar as demissões, no entanto não respondeu aos questionamentos.


Delfim dá férias parciais

Instalada no bairro Barcelona, em Sorocaba, mas com seu quadro de funcionários composto por vários votorantinenses, a Delfim na última segunda-feira (18), deu férias parciais de 15 dias para 22 colaboradores do setor de tecelagem e urdimento. De acordo com a empresa, a medida foi tomada para que haja alinhamento com o mercado.

Questionada se novas medidas dessa natureza poderão ser adotadas futuramente, o departamento de recursos humanos da empresa respondeu que está analisando periodicamente o andamento do mercado para tomada de medidas em nível de diretoria e que ainda não tem conhecimento sobre ações futuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim