segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sema define programação da Semana Municipal do Meio Ambiente



partir deste ano, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza a Semana Municipal do Meio Ambiente a partir do dia 3 de junho. Serão cinco dias de atividades que incluem Educação Ambiental, celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas em áreas de nascentes às margens da Represa de Itupararanga.

Até então, a ação era realizada no mês de setembro, mas a Lei Ordinária de nº 2441, de maio deste ano, instituiu que a Semana Municipal do Meio Ambiente deve ser realizada até o décimo dia do mês de junho.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, destaca a importância em celebrar a data. “Neste ano vamos realizar as ações a partir do dia 3 de junho e focar principalmente as ações de educação ambiental e de recuperação florestal”, disse. Ele lembra ainda que a 5ª Conferência de Meio Ambiente também fará parte da programação. O secretário comenta ainda que a programação vinha ocorrendo anualmente no mês de setembro desde o ano de 1997. “Passamos para o mês de junho para que as ações realizadas possibilitem a parceria com outros municípios e assim atinjam maior alcance na sociedade”.

A programação começa no dia 3 de junho, Dia Nacional da Educação Ambiental, com o seminário "Os Múltiplos Olhares da Educação Ambiental nas Cidades". O evento será realizado em parceria com Sema Votorantim/SESC Sorocaba/Sema Sorocaba, a partir das 9h, no SESC Sorocaba, que fica na Rua Barão de Piratininga, nº 555, no Jardim Faculdade em Sorocaba.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h30 às 11h30, terá a limpeza de resíduos sólidos e o plantio de árvores nativas na área do futuro Parque dos Quatis, na Praça “Walter Blanco Bueno”, na Rua Antônio Vieira de Barros, no Jardim Europa.

No dia 8 de junho, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, haverá oficina de reciclagem e Feira de trocas (livros, cds, roupas, agasalhos, acessórios, sapatos, brinquedos, jogos e objetos em geral, exceto itens eletrônicos), na Praça Zeca Padeiro ao lado da Biblioteca. Av. 31 de Março, centro.

No dia 9 de junho, das 8h30 às 11h30, acontece a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Sustentabilidade na Adminstração Pública: Programa Município VerdeAzul. E eleição dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), no Auditório Municipal Francisco Beranger, na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291.

No dia 10 de junho, das 9h às 12h, a Sema fará pela sétima vez desde 2013, a recuperação florestal com o plantio de 1.000 árvores nativas em nascentes às margens da Represa de Itupararanga (manancial de água), na Estrada da Represa Itupararanga acesso à esquerda pela Estrada do Carafá.

No domingo, dia 14, das 9h às 13h, acontecerá o grande evento socioambiental Tem Mais Verde, com o plantio de 400 árvores nativas; ações socioeducativas; doação de mudas, cães e gatos; atividades culturais, esportivas e do Projeto Integra Comunidade, na Praça Geraldo Soares Leitão, na Avenida Antônio Castanharo, ao lado da pista de bicicross, no Parque Jataí.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim