sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tropeada chega a Votorantim com cerca de 150 cavaleiros e muladeiros

Cerca de 150 cavaleiros e muladeiros, que fazem parte da 10ª Tropeada Paulista, chegaram hoje em Votorantim, por volta das 14h. O objetivo é resgatar a história dos tropeiros que desbravaram terras do interior há mais de três séculos, e destacar a importância que a região de Sorocaba tinha à época, já que a feira de muares (maior comercialização de animais do Brasil) era realizada no local.

"Para que as pessoas sintam a grandeza que era a região de Sorocaba, é imaginar todas as fábricas automobilísticas do Brasil localizadas em Sorocaba. Era assim com a Feira de Muares. Hoje, Votorantim possui a Estância Sankara, que é muito ligada ao tropeirismo, sendo um dos maiores criadores de muares do Brasil", diz o presidente da Associação Circuito Caminho Paulista de Tropas, Antônio Fázio Neto.

A tropa foi recepcionada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), no estacionamento do Auditório Municipal e do estádio Municipal onde se instalaram e passarão a noite.

Já às 19h, desta sexta-feira, haverá a abertura oficial da Tropeada de Votorantim e, logo depois, às 19h30, será servido um jantar para os cavaleiros e muladeiros. O cardápio inclui feijão de corda, arroz, salada, paçoca de carne e suco. O evento é aberto a todos que quiserem conhecer a tropa. Para participar do jantar é preciso adquirir o convite que custa R$ 20,00. A música ao vivo ficará por conta dos Tropeirinhos do Rancho, Cururu, Diamantino e Thiago Violeiro e Grupo de Viola de Votorantim.

Na manhã deste sábado, às 6h, será servido um café da manhã para os tropeiros e, às 8h30, farão um percurso pela cidade e seguirão em direção a Sorocaba. A tropa que chegou a cidade conta com representantes das seguintes cidades, além de Votorantim, Carapicuíba, Sorocaba, Pilar do Sul, Porangaba, Botucatu, São Roque, Boituva, Paulínea, Araçoiaba da Serra, Alambari, Itapetininga, Tatuí e Itararé.

Após passar por Votorantim, a tropeada segue para a cerimônia de encerramento em Sorocaba, no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", no Alto da Boa Vista, e contará com a presença de representantes dos doze municípios que se organizaram para repetir o caminho feito por homens e animais pelas antigas feiras.


Trânsito

Neste sábado, dia 30, dia de ida a Sorocaba, a tropa sairá da Avenida Newton Vieira Soares, às 8h30, até a Avenida 31 de Março, Rua Acácio Miller, Avenidas São João, Mateus Conegero, Gisele Constantino, Adolfo Massaglia e rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, em Sentido a Sorocaba.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim