terça-feira, 30 de junho de 2015

Morre José Polaino, o “homem do torrone”

Gazeta de Votorantim
Sthefany Lara
Programa de estágio
Foto: Vender Luiz -Cortesia


Faleceu, no último dia 20, José Gomes Polaino, 66 anos, conhecido em Votorantim e na região como o “homem do torrone”. Em todas as festas juninas beneficentes, Polaino colocava sua barraca, montada de maneira simples, com o doce espanhol feito a partir do amendoim.

Este ano, ele estaria na 100ª Festa Junina de Votorantim – como fazia desde criança-, mas uma semana antes da festividade começar, ele sentiu-se mal, foi internado e faleceu após sofrer uma parada cardíaca. Filho de espanhóis, Polaino, deixou um filho e uma neta.

Segundo sua viúva, Vilma Gomes, os torrones para a festa junina de Votorantim já estavam prontos. “Mas como não pudemos vender, irei levar à festa da igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecidinha, em Sorocaba, no dia 12 de julho.”

Ainda segundo ela, o torrone - feito a partir de uma receita que era uma herança de família - pode não ser mais encontrado nas festas onde o Polaino participava, isso porque “apenas ele sabia fazer o doce muito bem feito.” Em Votorantim, como revelou à Gazeta de Votorantim em entrevista no ano passado, Polaino dizia que “não vendia muito em Votorantim, por isso dividia em barrinhas menores, para tentar atrair mais clientela”.

Na região, como há bastante descendentes de espanhóis, o torrone de Polaine era famoso e consumido por todos. “A vida toda, desde que eu era criança e morava na Aparecidinha, eu lembro que meu pai comprava torrone do seu Pepe (na tradicional festa do bairro). Com sua morte, seu filho assumiu o posto e depois que eu casei e mudei para Votorantim, continuamos comprando com ele. Lá na Espanha se faz com amêndoas, mas aqui ele adaptou a receita e fazia com amendoim, que também era muito bom. Sentiremos falta dele na festa neste ano e a notícia da sua morte nos deixou tristes. Espero que a receita não se perca”, afirmou Trenidade Rodrigues, 70 anos, dona de casa, de origem espanhola e casada com espanhol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim