terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cachorro ferido com espetinho de churrasco recebe alta de clínica

Jomar Bellini
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Agressor chegou a ser agredido por moradores em Votorantim (SP).
Grupo faz campanha para arrecadar dinheiro e custear tratamento.


Agressão a cão com espetinho mobiliza
moradores (Foto: Reprodução / Facebook)



Cachorro foi socorrido por moradores (Foto: Arquivo pessoal / Michele Ruis)




O cachorro de rua que foi ferido com um espetinho de churrasco em Votorantim (SP) teve alta nesta segunda-feira (31) da clínica em que se recuperava em Sorocaba (SP). Ele será levado para um lar temporário, onde receberá a medicação necessária e acompanhamento médico. O episódio de agressão tem mobilizado moradores, que fazem uma campanha na internet para ajudar a custear o tratamento do animal.

O caso aconteceu na última sexta-feira (28). Um homem de 36 anos enfiou um espetinho de churrasco no olho do cachorro. Depois de agredir o animal, ele chegou a apanhar de moradores que estavam no local, mas a polícia foi chamada e conteve os agressores. O animal foi conduzido até uma clínica onde a veterinária responsável constatou lesão no olho direito.

Segundo a análise da veterinária, o cão não possui raça definida e tem aproximadamente três anos. O cachorro, que agora é chamado de "Vi" pelos cuidadores, foi levado para uma clínica especializada em Sorocaba.

De acordo com Tatiana Maria Reis Fonseca, que ajudou no resgate do cão, além dos remédios, o animal também precisou realizar uma ceratectomia, uma raspagem a laser das córneas. "Ele iria passar por uma cirurgia, mas ela não foi necessária", explica. Ainda segundo a cuidadora, clinicamente o cachorro está bem, bebendo água e se alimentando normalmente.

Indignação na internet
Tatiana afirma que continua indignada com a agressão. "Quero que ele [o agressor] pague pelo que fez", afirma. "É um animal indefeso que foi brutalmente machucado. As pessoas tem que entender que os animais precisam ser respeitados. No que dependem de mim e dos protetores de animais, será feita justiça sim", conta a moça que trabalha no terminal de ônibus e se autointitula "cachorreira". A agressão contra o cachorro vem mobilizando moradores da cidade pela internet. Várias postagens criticam a ação do homem e pedem por justiça.

Para ajudar no tratamento, uma campanha está sendo realizada para custear o tratamento do animal. No Facebook, voluntários vendem uma rifa de cesta básica para angariar verbas.

Atualmente, o animal recebe tratamento com a utilização um colírio, além de remédios para anemia e doença do carrapato. "Após os cuidados, várias lesões foram constatadas no corpo do animal, então vamos cuidar disto também", diz.

O custo do tratamento, incluindo as diárias da clínica em que ele ficou internado durante o fim de semana, são estimados em R$ 1,2 mil. "Após os 30 dias será feito novo exame e, se constatado a cura da doença, ele será castrado, vacinado e vermifugado."

Tatiana conta que após se recuperar, animal deverá ser encaminhado para adoção. "Ele não vai voltar para a rua. Terá todo o tratamento necessário e será muito bem cuidado", afirma.

Agressor
De acordo com a polícia, o agressor estava bêbado e apanhou de populares que passavam pelo leocal e presenciaram a cena. A líder de produção Michele Ruis passava pelo local quando viu o tumulto após o cachorro ser agredido pelo homem. De acordo com ela, ele precisou ser colocado para dentro do terminal para evitar que continuasse apanhando de moradores. “Falaram que ele já estava brigando com um morador de rua. Não satisfeito, pegou o espetinho de madeira do churrasquinho e acertou o cão. Não sei porque ele começou a brigar, mas ele estava bêbado e muito alterado”, afirma.

Após ser agredido, o homem foi levado pela PM para o Pronto-Atendimento de Votorantim. De acordo com o registro da ocorrência, ele estava com ferimentos pelo corpo por causa das agressões. No PA, ele recusou receber atendimento médico e foi liberado. Um boletim de ocorrência foi registrado como maus-tratos a animais e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim