quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Casos de dengue em Sorocaba caem de julho a novembro, diz prefeitura

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Cidade teve 22 registros confirmados da doença neste período.
Secretaria de Saúde apresentou plano de prevenção para 2016.

Um novo boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira (26) pela Secretaria de Saúde de Sorocaba aponta que a cidade registrou, de julho a novembro, 22 casos confirmados de dengue. Segundo o secretário Francisco Antônio Fernandes, os dados representam uma queda de aproximadamente 46% em relação ao ano passado e vários meses foram considerados com zero casos.

Além disso, foram registrados na cidade três casos importados de chikungunya, cinco notificações – porém descartadas – de zica vírus e um caso isolado de microcefalia sem relação com a dengue. Durante entrevista coletiva realizada no Paço Municipal, foram apresentados planos de prevenção da doença para o verão de 2016, período de propagação do mosquito Aedes aegypti.

Riscos
A cidade de Votorantim (SP) está na lista de risco de dengue segundo um levantamento divulgado na terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde. É o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O documento também analisa em 199 municípios brasileiros os riscos de surtos de chikungunya e zica, todos transmitidos pelo mosquito da dengue.

De acordo com o levantamento, mais de 4% das casas visitadas em Votorantim tinham larvas do mosquito. Além dos dados, também foram divulgados a campanha de combate ao mosquito, o balanço da dengue e chikungunya e investigação dos casos de microcefalia. Confira na íntegra o levantamento do LirAa aqui.

Em Votorantim, conforme o boletim, entre os dias 5 de julho e 10 de outubro foram notificados 503 casos suspeitos de dengue em Sorocaba, sendo que 20 deles (3,9%) foram confirmados. Desse total de casos confirmados, dezesseis são autóctones e quatro são importados.

No primeiro semestre, mais de 48 mil casos suspeitos foram notificados e, desde o início do ano, foram registrados 2.355 casos de dengue, sendo o último caso ocorrido no fim do mês de setembro. O trabalho de coleta está sendo realizado ainda nos bairros Fornazari, Vila Ademar, Jardim das Colinas e Vila Nova Votorantim.

Porém, a Secretaria de Saúde orienta para que toda a população da cidade se mantenha em alerta contra os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a Zoonoses, a quantidade de larvas encontradas nos domicílios visitados através de amostragem está muito alta, o que pode ocasionar uma nova epidemia, ainda mais em período de chuvas.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, informou ainda o Centro de Controle de Zoonoses continua realizando o trabalho de visitas e serviço de rotina para orientação da população quanto a eliminação dos criadouros. É preciso que os moradores deixem os agentes entrarem nas residências para fazer o trabalho, já que todos os funcionários possuem identificação e estão uniformizados.


MunicípioÍndice de infestaçãoAvaliação
Votorantim4,3 casas infestadas para cada cem pesquisadasDe risco
Araçoiaba da Serra3,2 casas infestadas para cada cem pesquisadasEm alerta
Cabreúva3,2 casas infestadas para cada cem pesquisadasEm alerta
Capela do Alto1 casas infestadas para cada cem pesquisadasEm alerta
Salto2,9 casas infestadas para cada cem pesquisadasEm alerta
São Roque1,6 casas infestadas para cada cem pesquisadasEm alerta
Sorocaba0,7 casas infestadas para cada cem pesquisadasSatisfatório
Jundiaí0,3 casas infestadas para cada cem pesquisadasSatisfatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim