quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Coletivo Cê realiza Mostra Estudantil Simbiose nesse sábado

O Coletivo Cê realiza, nesse sábado, dia 28 de novembro, a partir das 17h, a Mostra Estudantil Simbiose. O evento encerra as atividades do Projeto "Simbiose: Espaço Cê em Fluxo" realizado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Cooperativa Paulista de Teatro e da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim.

O objetivo do projeto se constituiu na investigação teórica e prática acerca das possibilidades de se pensar a educação e a experimentação da linguagem teatral em espaços alternativos por meio da realização de atividades gratuitas de formação, difusão e intercâmbio artístico no Espaço Cê, no Bairro da Chave, em Votorantim/SP. Além da realização de aulas de teatro, história do teatro e dramaturgia e de encontros do laboratório de criação durante todo o ano de 2015, o coletivo também produziu, por meio do projeto, o 1° Festival Cartográfico de Artes e intercâmbio com o Núcleo Arranca de Guarulhos

A Mostra Estudantil Simbiose iniciará às 17h com apresentação do espetáculo convidado "Rua sem saída" do Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada, de Sorocaba/SP. Logo depois, a partir das 18h30, serão apresentados os resultados cênicos produzidos pelos alunos das turmas de crianças, adolescentes e adultos durante as aulas semanais de teatro.

A entrada é gratuita. Todas as atividades acontecerão no Espaço Cê, localizado na Rua Orélio Verlangieri, s/n°, Bairro da Chave, Votorantim/SP (ao lado da Cachoeira da Chave). Mais informações estão disponíveis no site www.coletivoce.com.

Coletivo Cê

O Coletivo Cê existe desde 2009, e atualmente é sediado no Bairro da Chave, em Votorantim/SP, e integrado por artistas de diversas áreas, cujo encontro se deu pelo desejo de pesquisar as linguagens do teatro e da performance. Da experiência com a rua, o coletivo chegou ao tema de sua pesquisa no teatro: a memória e o teatro em relação com o espaço público.

Programação:

17h - Espetáculo teatral convidado: "Rua sem saída", Grupo Nativos Terra Rasgada

Sinopse: "Rua sem Saída" é um espetáculo teatral de rua que faz uma "despretensiosa" comparação entre cidade e cemitério. Uma brincadeira entre os mundos, abordando questões dos vivos, seres urbanos, que sobrevivem com a fome, sem a moradia, sem a saúde e outras necessidades básicas. Os mortos eternizados em suas relações institucionais, reproduzem seus hábitos e tentam repelir tudo que é vivo, mutável. As diferenças entre os mundos geram um conflito de interesses e questões como ética, filosofia, religião e relações de poder são postas à prova movendo os vivos e os mortos, promovendo mudanças! Uma comédia com uma dose de fantasia de 55 minutos de duração, com músicas ao vivo e uma séria discussão sobre onde vamos parar.

A partir das 18h30 - Apresentação dos resultados cênicos das turmas do Projeto Simbiose "Espaço Cê em Fluxo":

"Brincarolando" (Turma de crianças)

Sinopse: A encenação se dá através de jogos e brincadeiras, onde as crianças se colocam como propositoras. Levando para cena as habilidades descobertas em aula. Um convite feito por elas, de nos transportar para outro universo, onde elas assumem a criação. Ambiente sonoro, texto, criação e manipulação de bonecos. Tudo de forma pueril e lúdica.

"Nossa não peça de teatro (ou o menino que viu Jesus)" (Turma de adolescentes)

Sinopse: Resultado de jogos cênicos criados em aula, as cenas se misturam com depoimentos dxs alunxs sobre suas vivências e ideias de mundo, entrelaçadas a questões que consideram urgentes e suas transformações constantes no corpo e na mente.


"Monkwell Manor" (Turma de adultos)

Sinopse: Em um inverno tipicamente normal em Peddington, os lares estão cobertos de neve, a temperatura ambiente tendendo sempre a cair e os poucos cidadãos estrangeiros que chegam na cidade, procuram um local onde se alojar e esperar a tempestade cessar. Por sorte do destino, ou azar, está inaugurando a pensão "MONKWELL MANOR", do casal Mollie e Giles Ralston. Voz do Rádio: E..., segundo a Scotland Yard, o crime teve lugar no número 24 da Rua Culver, em Peddington. É com enorme prazer que os integrantes do Projeto Simbiose apresentam o espetáculo teatral "Monkwell Manor", inspirado no texto dramático "A Ratoeira" da escritora inglesa, romancista de temas policiais, Agatha Christie.

 
COLETIVO CÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim